TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a importância da comunicação pública para o gestor público?

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 2

Ead 306 Atividade 2

Qual a importância da comunicação pública para o gestor público?

Com o atual cenário mundial e com uma serie de mudanças que afetam tanto a realidade empresarial como os processos de comunicação das organizações; considera-se que a sociedade é a principal responsável pela sua própria organização pela provisão de suas necessidades. Assim, há um crescente deslocamento de tarefas públicas para a esfera privada, o que vem exigindo das empresas públicas um maior diálogo e comunicação com a sociedade. Com o proposito de atender melhor às demandas e interesses da cidadania, bem como trazer o cidadão às esferas públicas, os governos são desafiados à qualificação permanente em torno de técnicas de negociação, habilidades de harmonia de interesses, diversidades e da administração de conflitos. A comunicação é importante para o gestor porque ela vai visar à prestação de contas, o estimulo para o engajamento da população nas politicas adotadas e o reconhecimento das ações promovidas nos campos politico, econômico e social.  O gestor pode também gerenciar o conflito mediante a gestão das atividades de jornalismo, publicidade/propaganda e relações públicas.

O gestor, atuando na função de comunicação deve responder por um conjunto de comportamentos adequados, agrupados em três categorias: interpessoal, informacional e de decisão. Na categoria interpessoal, situa o gestor em uma posição única para obter informações organizacionais: representação, líder, relação. Na categoria informacional, referem-se às condições de monitor, disseminador e porta-voz. E na categoria decisão, empreendedor, gestor de problemas, gestor de recursos, negociador.

Os gestores devem ter em mente que a natureza da informação é agregar valor a uma tomada de decisão, enquanto que a comunicação é estabelecer processos de interação e relacionamento entre os públicos.

Quais são as potencialidades e limitações da comunicação pública levando em consideração o ponto de vista do cidadão?

A potencialidade da comunicação pública está na viabilização da democracia e na transformação do perfil da sociedade. A comunicação é energia que dá visa as organizações, por isso, administrá-la, na área privada, é essencial para a eficiência a ate sobrevivência num ambiente altamente instável, volátil e critico. No ambiente de interesse público, há responsabilidade maior, do atendimento ao direito do cidadão de ter capacidade de agir em seu próprio interesse e na viabilização das demanda coletivas nas mais diversas áreas. A Comunicação Pública ocupa-se da viabilização do direito social coletivo e individual ao diálogo, à informação e expressão. Assim, fazer comunicação pública é assumir a perspectiva cidadã na comunicação envolvendo temas de interesse coletivo.

Já as limitações diz respeito à incapacidade da sociedade, com uma diversidade incontrolável e contraditória de valores e interesses, torna praticamente impossível uma reconstrução racional do mundo da vida.

 Referencias:

BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Comunicação Pública. XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. Recife, setembro de 1998. In: ENAP – Escola Nacional de Administração Pública. Curso de Comunicação Pública. Apostila. Junho e julho de 2005.

DUARTE, Jorge; VERAS, Luciara (Org). Glossário de Comunicação Pública. Brasília: Casa das Musas, 2006 (no prelo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com