TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual o significado das novas organizações?

Por:   •  17/7/2020  •  Resenha  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

Qual o significado das novas organizações?

A Era Digital trouxe fortes desafios para empresas tradicionais, principalmente, o tecnológico. A tecnologia vem transformando as nossas vidas a cada dia, as coisas ficaram mais rápidas, o volume de informações é infinitamente maior que antes e não para de aumentar, deixando a sociedade mais exigente e “antenada” com as ferramentas e opções digitais, fazendo com que empresas e profissões, fiquem obsoletas muito rapidamente.

A nova economia exige novos modelos de negócios é preciso ser mais rápido, mais competitivo, mais conectado e atualizado. A palavra do novo mercado de trabalho é a diversidade e multifuncionalidade. Daí a importância das startups que são parte fundamental dessa nova forma de pensar e agir, são as novas organizações que, em fase inicial, possui uma proposta de negócio inovadora, com uma gestão de pessoas horizontal e enxuta e com um grande potencial de crescimento. Elas são negócios com o olhar no futuro, nas demandas não atendidas pelo mercado, visam diminuição de custos com funcionários, matérias-primas, aluguéis e produção tudo é mais simples, ágil e direto porém, com sucesso incerto. E quando “dão certo” no mercado desafiam o status quo, derrubando monopólios como por exemplo as gigantes como Kodak e Blockbuster que foram substituídas por negócios que começaram como startups e hoje dominam o mercado internacional como Instagram, Amazon, Uber, Airbnb, Netflix ou várias outras empresas “nascidas” na Era Digital.

Sim!!! O trabalho deixou de ser uma atividade contínua, de tempo integral, realizada em escritório, para se tornar uma atividade virtual, remota, móvel e distribuída. As empresas que desejam maior projeção no mercado, redução de custos e agilidade no contato com colaboradores, fornecedores e clientes vêm se adaptando para viabilizar essa nova realidade.

A era digital traz também novas maneiras de estruturar e desenvolver o trabalho, que incluem não só as novas profissões, mas também redefinem a maneira como outras, mais tradicionais, funcionarão ou poderão deixar de existir.

Algumas novas formas de trabalho possibilitadas pela era digital:

Home-office (flexibilidade no horário de trabalho = melhor qualidade de vida e produtividade)

Coworking (espaço compartilhado com vários profissionais = agilidade na execução das tarefas )

Trabalho remoto (uso da intranet das empresas = rapidez na tomada de decisão )

Trabalho coletivo (videoconferências, cirurgia a distancia=aproximando pessoas e compartilhando conhecimento)

Alguns benefícios das novas tecnologias, a serviço do profissional, na era digital:

O reconhecimento de voz e a tradução em tempo real ( globalização)

A inteligência artificial e a robótica (dispositivos inteligentes possam analisar e tomar decisões sem a interferência humana )

Maior poder de processamento e softwares (reconhecimento de padrões mais avançados e inteligentes permitindo às empresas lidar com um maior volume de dados)

Algumas características de um profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com