TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a administração financeira e orçamentária. Tipos de negócios

Tese: Qual é a administração financeira e orçamentária. Tipos de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Tese  •  1.634 Palavras (7 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1: O que é Administração Financeira e Orçamentária. Tipos de negócios.

PASSO 1: RELATÓRIO – ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

A administração financeira corresponde a esforços por parte de todos da empresa, tendo como objetivo a formulação de um planejamento adequado para que haja a maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da organização, propiciando ao mesmo tempo a manutenção de certo grau de liquidez.

O profissional financeiro dentro da empresa este inteiramente relacionado com processo da tomada de decisão de se fazer um investimento e de se fazer um financiamento, sendo que, a uma ligação entre esses dois cargos principais.

Até mesmo porque a função financeira tem uma série de outros aspectos econômicos. Mas se fossemos diferenciar finanças das outras funções na organização, a característica utilizada para desigualar seria “tempo”. Na verdade todos os outros cargos dentro da empresa com fins lucrativos têm como visam um maior investimento, lucro, rendimento e aproveitamento, porque tudo que queremos fazer precisa de um cálculo financeiro.

Objetivo de uma forma geral da administração financeira é a maximização do valor de mercado do capital dos proprietários atuais, não se importando se a organização é uma empresa com proprietário individual, uma sociedade empresária (Quotas) ou por ações. Seja qualquer uma delas, a tomada de decisão financeira correta aumentará o valor de mercado do capital dos sócios da empresa.

Administração de caixa é uma tarefa importante, porque é onde o administrador controla os fluxos de entrada e saída do caixa sendo um instrumento que auxilia o administrador a acompanhar a situação financeira da organização. Registrando todos os recebimentos (Vendas), todos os pagamentos (Compras) e registrar também, qualquer informação de quando ocorreram esses recebimentos e pagamentos.

Portanto, é importante esse relatório porque é onde se podem prever situações financeiras a fim de se planejar evitando alguns problemas, como por exemplo, reduzindo despesas, acabar com os estoques dentre outras situações.

FINANÇA E A SUA IMPORTÂNCIA

A definição de finanças compreende em administrar fundos, pois, quase todas as pessoas e empresas possuem receitas ou levantam fundos, gastam ou investem seu dinheiro.

Finança abrange o processo, instituições, mercados e instrumentos comprometidos nas transferências de fundos entre pessoas, empresas e governos, tendo como alvo a maximização da riqueza da empresa e do valor das suas ações.

DECISÕES FINANCEIRAS BÁSICAS

Investimento

Avaliar e escolher alternativas de aplicação de recursos em atividades normais da empresa.

É formado por um conjunto de decisões que desejam dar à empresa a estrutura certa em termos de ativos (Fixos e correntes) para que os objetivos da empresa sejam atingidos.

Financiamento

Tem por finalidade assessorar a empresa como um todo, propiciar recursos monetários impostos, não determina qual aplicação a ser feitas pela organização isto ocorre da administração e ou dos proprietários de um nível mais elevado. À administração financeira se encarrega de conseguir recursos necessários para financiar a estrutura de investimento ao menor custo possível.

Destinação do lucro líquido

É nessa área que surgem as informações mais claras do inter-relacionamento das áreas de investimento, financiamento e utilização do lucro líquido. O inter-relacionamento deve-se ao fato definitivo de que o lucro retido pela empresa (ou seja, o lucro não pago sob a forma de dividendos em dinheiro) constitui-se numa de suas fontes de recursos.

Três diferentes tipos de sociedades

Empresário Individual

Trata – se de uma empresa que é titulada somente por um individuo que afeta bens próprios à exploração do seu negócio. Quando a empresa tem somente um dono (Individual) ela atua sem separação jurídica entre os seus bens pessoais e os seus negócios, ou seja, não vigora o princípio da separação do patrimônio. O proprietário responderá de forma ilimitada pelas dívidas contraídas no exercício da sua atividade perante os seus credores, com todos os bens pessoais que integram o seu patrimônio (casas, automóveis, terrenos, etc.) e os do seu cônjuge (se for casado num regime de comunhão de bens).

Sociedade por Quotas

A sociedade por quotas exigem o mínimo de dois sócios (exceto no caso das sociedades unipessoais por quotas). A lei não admite sócios de indústria (que entrem com o seu trabalho), todos têm que entrar com dinheiro ou com bens avaliáveis em dinheiro. O capital social mínimo é de cinco mil euros, que não tem que ser integralmente realizado no momento em que o pacto social é outorgado (podem ser diferidas 50% das entradas em dinheiro, desde que, o capital mínimo fique logo realizado).

A responsabilidade dos sócios tem uma dupla característica: é limitada e solidária. É limitada porque está circunscrita ao valor do capital social, quer isto dizer que, por eventuais dívidas da sociedade apenas responde o patrimônio da empresa e não o dos sócios. É solidária na medida em que o capital social não ser integralmente realizado a quando da celebração do pacto social, os sócios são responsáveis pela realização integral de todas as entradas convencionadas no contrato social (mesmo que um dos sócios não cumpra com a sua parte).

Sociedade por Ações

É considerada sociedade de responsabilidade limitada rígido no sentido do conceito, sendo que os sócios limitam - se a sua responsabilidade ao valor das ações por si subscritas. Assim, os credores sociais só se podem fazer pagar pelos bens sociais. O capital social mínimo é de 50 mil euros e está dividido em ações de igual valor nominal (no mínimo igual a um cêntimo). Nas entradas em dinheiro, pode ser diferida a realização de 70 % por cento do valor nominal das ações, por um período máximo de cinco anos. O número mínimo de sócios, normalmente designados por acionistas, é cinco, não sendo (à semelhança das sociedades por quotas), admitidos sócios de indústria.

No, passo1 ele pede para resolvermos a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos:

Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com