TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Administração Financeira e Orçamentária; Tipos de negócios

Seminário: O que é Administração Financeira e Orçamentária; Tipos de negócios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Seminário  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

RESULTADOS ATPS – ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA:

ETAPA 01:

Aula-tema: O que é Administração Financeira e Orçamentária; Tipos de negócios.

Esta atividade é importante para que você entenda os principais conceitos da administração financeira e orçamentária e aprenda a escolher os investimentos em projetos industriais ou mercado financeiro, sempre auferindo os melhores resultados.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Aluno)

Pesquisar individualmente na internet e na biblioteca informações pertinentes sobre planejamento da administração financeira e a interferência do tempo sobre a moeda. A seguir acessar os links com alguns artigos referentes aos temas:

1. Ler o artigo dos autores Edison Kuster e Nilson Danny Nogacz– Fundamentos básicos da Administração Financeira. Disponível em: -< https://docs.google.com/open?id=0B 9lr9AyNKXpDXzdxQmN3WDJxT1U >. Acesso em: 15 abr. 2012.

2. Ler o artigo publicado em Congresso pela universidade Federal do Mato Grosso do Sul elaborado pelos autores Renata Gama, Guimaro Moura e Osmar Francisco de Oliveira. Disponível em: < https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDSTJudmFNZ1lXZGM > Acesso em: 15 abr. 2012.

3. Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos: Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.

Passo 2 (Equipe)

Anotar as informações, dados e conceitos relevantes, para serem utilizados na elaboração da introdutória do relatório.

Passo 3 (Equipe)

Reunir-se e, com base nas informações, dados e conceitos anotados no passo anterior, discutir, confrontar os entendimentos dos membros do grupo e redigir um resumo geral contendo suas análises. Esse resumo servirá de base para a elaboração do Passo 4.

Nota da autora: O grupo tem autonomia para acrescentar informações de outras fontes de pesquisas, desde que sejam textos científicos obtidos em fontes confiáveis. Todas as fontes de consultas utilizadas deverão compor as referências (bibliográficas), no final do trabalho.

Passo 4 (Equipe): Elaborar em equipe, com base no resultado das leituras realizadas pelos integrantes do grupo, um relatório com no máximo duas páginas.

RELATÓRIO DE LEITURAS:

Analisando o texto Administração Financeira de Edison Kuster e Nilson Danny Nogacz concebe-se a idéia de que o desafio de uma empresa é justamente a administração financeira, que figura como um dos pilares do sucesso principalmente das pequenas empresas. Assim, KUSTER E NOGACZ garantem que dois pontos são fundamentais nesse processo: o cuidado efetivo com o dinheiro, suas entradas e saídas e também garantir o retorno esperado pelos acionistas.

Um dos pontos a ser levado em consideração é o controle e administração de caixa através do monitoramento do equilíbrio entre as entradas e saídas de dinheiro durante um dado período temporal a fim de se precaver com medidas capazes de satisfazerem as necessidades da empresa. Assim é necessário estabelecer uma previsão do fluxo de caixa estabelecendo um cronograma de despesas e investimentos e provisionamento de despesas até mesmo aquelas que ainda serão contratadas, havendo possibilidade ainda de se alocar os períodos de baixo faturamento.

Para tanto, é necessário o engajamento dos diversos setores da empresas, juntando previsões de vendas, previsões de despesas com pessoal, com custos variáveis, com propaganda entre outros. Assim, a troca de informações diárias e o aproveitamento máximo de cada setor, contribuirá de forma determinante para o sucesso do controle de caixa.

Desta forma torna-se viável o desenvolvimento de um outro ponto fundamental ao sucesso do planejamento financeiro, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com