TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a finalidade e quais são as funções do PCP

Trabalho acadêmico: Qual é a finalidade e quais são as funções do PCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  4.086 Visualizações

Página 1 de 9

O QUE É EFICIENCIA?

Eficiência é fazer com que as coisas deem certo; trata -se de como realizar certa tarefa, é o meio para se atingir um resultado. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.

O QUE É EFICACIA?

Eficácia é a coisa certa; o resultado; o objetivo: aquilo para que se faz, isto é, a sua Missão. Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.

DEFINA PLANEJAMENTO

Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira

Planejamento é uma base de gestão de funções que implica a formulação de um ou vários planos detalhados para conseguir um perfeito equilíbrio entre o que se quer e o que se pede, ou seja, equilíbrio entre as necessidades e as demandas com os recursos de que se dispõe.

Planejamento é precisamente um processo que identifica as metas e os objetivos que se quer alcançar. O Planejamento produz estratégias para conseguir o que se propõe; organizar os meios pelos quais se quer conseguir um objetivo; planejamento dirige e controla todos os passos na sequencia apropriada.

Planejamento também se define o controle da elaboração de um processo através de regulamentos e regras devidamente organizados para se conseguir um fim. Sem planejamento é praticamente impossível conseguir objetivos ou terminar um projeto serio que envolve muitos passos que tem que ser detalhados, com planejamento prévio, o que dá um nível elevado de garantia para que um projeto ou um trabalho tenha êxito e seja coroado com sucesso.

Artigo: http://queconceito.com.br/planejamento#ixzz2dvgzzxuT

DEFINA CONTROLE

É a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar a execução dos planos do melhor modo

controle é ferramenta de crucial importância no alcance das metas de gestão estabelecidas pelas  entidades privadas e públicas. Em termos técnicos, controle é a função administrativa que mede e avalia o desempenho, viabilizando a adoção imediata de ação corretiva quando alguma falha no processo controlado é identificada.

A principal finalidade do controle é assegurar que os resultados estratégicos, táticos e operacionais de uma organização sejam alcançados.

http://www.rzoconsultoria.com.br/noticias.php?id=89

CONCEITUE PCP

A sigla PCP - Planejamento e Controle da Produção ou Production Planning and Control consiste em um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção.

Sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa, com funções envolvendo planejamento (o que e quando produzir), programação (recursos utilizados para a operação, com ínicio e término) e controle (monitoramento e correção de desvios da produção).

http://aboutpcp.blogspot.com.br/2012/12/o-que-significa-pcp.html

O PCP (Planejamento e Controle da Produção) se caracteriza pela sua complexidade em termos do processo de decisões por manter relações com as funções vitais da empresa e operar com os recursos de informações , transformando-os em uma seqüência de operações dentro do processo produtivo.

http://pcpplanejamento.blogspot.com.br/p/pcp-caracteristicas.html

QUAL É A FINALIDADE E QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DO PCP?

a finalidade do PCP é aumentar a eficiência e a eficácia do processo produtivo da empresa, atuar sobre os meios de produção para aumentar a eficiência e cuidar que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados para aumentar a eficácia. A partir disto o PCP tem duas funções: primeiramente estabelece antecipadamente o que a empresa deverá produzir, quanto deverá dispor de matérias-primas e materiais, pessoas, máquinas etc. além

disso, o PCP monitora e controla o desempenho da produção, em relação ao que foi

planejado, corrigindo eventuais desvios ou erros que possam surgir.

4 funcoes basicas do pcp

1. Planejamento Estratégico da Produção: consiste em estabelecer um Plano de Produção para determinado período (longo prazo) segundo as estimativas de vendas de longo prazo e a disponibilidade de recursos financeiros e produtivos. A estimativa de vendas de longo prazo serve para prever os tipos e quatidades de produtos que se espera vender no horizonte de planejamento estabelecido. A capacidade de produção é o fator físico limitante do processo produtivo, e pode ser incrementada ou reduzida, desde que planejada a tempo, pela adição de recursos financeiros. No Planejamento Estratégico da Produção, o Plano de Produção gerado é pouco detalhado, normalmente trabalhando com famílias de produtos, tendo como finalidade possibilitar a adequação dos recursos produtivos à demanda esperada dos mesmos, buscando atingir determinados critérios estratégicos de desempenho (custo, qualidade, confiabilidade, pontualidade e flexibilidade).

2. Planejamento-mestre da Produção: consiste em estabelecer um Plano-mestre de Produção (PMP) de produtos finais, detalhado a médio prazo, período a período, a partir do Plano de Produção, com base nas previsões de vendas de médio prazo ou nos pedidos em carteira já confirmados. Onde o Plano de Produção considera famílias de produtos, o PMP especifica itens finais que fazem parte destas famílias, com base nos Roteiros de Fabricação e nas Estruturas dos Produtos fornecidos pela Engenharia. A partir do estabelecimento do PMP, o sistema produtivo passa a assumir compromissos de fabricação e montagem dos bens ou serviços. Ao executar o Planejamento-mestre da Produção e gerar um PMP inicial, o PCP deve analisá-lo quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com