TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finalidade de um negócio

Tese: Finalidade de um negócio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  Tese  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  1.768 Visualizações

Página 1 de 2

para gerar bens e serviços, e por consequência proporciona a circulação de capital giro entre os diversos setores. Em apertada síntese, podemos dizer que, entende-se por negócio toda e qualquer atividade econômica com o objetivo de gerar lucro.

Etimologicamente, e num sentido mais lato, a palavra negócio deriva do latim, e quer dizer a negação do ócio. Negócio não trata apenas de negócio financeiro ou comercial, mas sim toda a atividade humana que tem efeitos jurídicos.

[editar]A Finalidade de um negócio

A teoria económica vigente sobre a missão de uma empresa e do comportamento empresarial, a maximização dos lucros (que é simplesmente uma forma complicada de formular a velha máxima de comprar barato e vender caro), pode explicar bastante bem como é que os negócios se faziam no passado, no entanto, diz pouco como é que os negócios funcionam ou deviam funcionar.

O Conceito dos lucros é na realidade insignificante (para) Peter F. Drucker. O perigo do conceito de maximização dos lucros é que faz com que o conceito de rentabilidade (possa ser desvirtuado pelo lucro abusivo em determinadas situações, p.ex.). No entanto , o lucro e a rentabilidade são cruciais, para a sociedade ainda mais do que para um negócio individual.

Todavia, a rentabilidade não é a finalidade de, mas um fator limitativo para a empresa e para a atividade empresarial. Os lucros não são a explicação, a causa, os fundamentos lógicos do comportamento empresarial e das decisões de negócio, mas sim um teste à sua validade. Se se sentassem arcanjos em vez de empresários nas cadeiras de direção, eles também teriam de se preocupar com a rentabilidade, apesar da sua total falta de interesse em gerar lucro. É o cliente que determina o que é um negócio. Apenas o cliente, cuja disposição para pagar por um bem ou serviço converte recursos económicos em riqueza e coisas em bens. Aquilo que o cliente compra e considera de valor nunca é apenas um produto. Tem uma utilidade, i.e., o que o produto ou serviço faz por ele.

Assim a finalidade última de um negócio é criar um cliente.

[editar]Bibliografia

Drucker, Peter F. (2001). O essencial de Drucker. Edição Junho 2008, Actual Editora. Lisboa

[editar]Ver também

Empreendedorismo

Empresa

Empresário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com