TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Queijos finos e sua relação com a humanidade

Por:   •  20/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 14

A empresa Comercial Três Irmãos possui um grande centro de armazenagem de 6.000 m², no distrito industrial de Mococa, para conseguir estocar uma gigantesca quantidade de produtos de diversas categorias recebidos pelas empresas Batavo, Perdigão, Rezende, Sadia, Paulista Alimentos, Aurora, Frigorífico Marba, Minerva, Marfrig, Friboi, Scala, Milkban, Nutribom, Tirolez, Vale do Orizona, Tia Lola, Mococa, Visconti, Bauducco, Trident, Unilever, Maisena, Halls, Arisco, Bunge, Elma Chips, Yoki, Hikari e Kitano.

Por conta de distribuir tantos produtos, a empresa acaba por ter custos fixos extremamente elevados para armazenar essa diversa gama de produtos. Esses custos fixos ainda são maiores, dado que o caro chefe dessa distribuidora são os produtos frigoríficos que exigem serem estocados em modernas plataformas em que se regula a temperatura para manter o alimento em sua temperatura recomendada.

É importante se ressaltar que a função operações da Comercial Três Irmãos é restrita apenas à gestão de estoques e a logística de entrega desses produtos, visto que essa empresa não produz as próprias mercadorias, ou seja, trata-se de uma distribuidora. Dessa forma, será analisada nesse diagnóstico apenas essa parte da função operações da mesma.

Com relação à gestão dos estoques, percebe-se que a empresa, para realizar tal função, conta com um software para adequar a demanda pelos produtos à quantidade necessária de estoque de cada um. Deve-se sempre ressaltar que, por conta do carro chefe da empresa ser produtos frigoríficos, a Comercial Três Irmãos deve ter ainda mais precisão no cálculo dessa demanda, pois se tratam de produtos com prazo de validade.

Já, em relação à logística, deve-se destacar que a Comercial Três Irmãos possui uma frota própria de caminhões modernos e frigorificados – para manter a temperatura exigida de cada alimento – para distribuir esses produtos em grande parte do leste paulista e sul de Minas Gerais. Deve-se destacar também que essa empresa possui em seu site um guia a seus clientes dos dias da semana que estará realizando a distribuição dos produtos em cada cidade da região, para que, assim, esses possam se programar para receber os produtos com maior rapidez.

Ainda com relação ao processo logístico, mas também processo interfuncional, deve-se destacar a importância dessa empresa conseguir o alinhamento estratégico de sua cadeia de suprimento para obter melhor desempenho dela para com seus clientes e também seus fornecedores. Dessa forma, deve-se observar a decisão da Comercial Três Irmãos em ser eficiente – planejamento conforme a demanda - ou responsiva – planejamento para pedidos inesperados do cliente - em relação aos fatores-chave de desempenho da cadeia de suprimentos. Os fatores-chave de desempenho são instalações, estoque, transporte, informação, contratação e precificação.

Com relação às instalações, percebe-se que a empresa é responsiva nesse ponto, uma vez que optou por se instalar no distrito industrial de Mococa para possuir uma área maior para armazenagem de produtos que possam a atender não só a demanda normal, mas, também, a pedidos inesperados.

Em relação ao estoque, percebe-se que a distribuidora é também responsiva, uma vez que trabalha com estoque de segurança para poder atender a demanda inesperada.

Já, em relação ao transporte, percebe-se que a empresa é eficiente, dado que possui apenas a quantidade necessária de veículos para atender às cidades do leste paulista e sul de Minas Gerais em determinados dias da semana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com