TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Stage Gate

Por:   •  1/5/2018  •  Exam  •  1.768 Palavras (8 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Descreva a causa de fracasso de novos produtos. Sua organização já passou por esta situação? Descreva a mesma. Caso não tenha passado, cite um caso de fracasso do mercado.

Resposta: O fracasso de novos produtos pode ocorrer devido a vários motivos, entre eles estão timing ruim para lançamento, problemas técnicos, esforços de marketing insuficientes e pesquisa de marketing ruim. Além desses, também pode-se citar: mudanças constantes no escopo no projeto do produto, lançamento de um produto de que seja apenas mais um no mercado, má preparação do front end, falta de equipe especializada e competente, muita departamentalização, falta de foco no projeto, não escutar a voz do cliente, falta de qualidade do produto e o produto não cumprir com as especificações e funcionalidades originais.

A minha empresa trata-se de uma empresa especializada em projetos de reparo, a mesma teve fracasso em alguns de seus projetos devido à mudanças constantes ao longo do projeto. Isso se deve à má preparação do escopo do projeto, acarretando em problemas técnicos ao longo da execução do projeto.

Fracassos de novos produtos e/ou serviços também podem ser causados pelo não atendimento do prazo acordado com o cliente. Existem diversos prazos que foram acordados com os clientes e tiveram de ser renegociados, pois devido ao planejamento ruim e atrasos dos fornecedores, o prazo ficou comprometido.

  1. Descreva o Processo de Plano de Marketing por Unidade Estratégica de Negócios. Como ele pode ser implementado em sua organização.

Resposta: Para que um plano de marketing seja realizado, são necessárias as seguintes etapas:

  • Fase do Planejamento: Diretrizes estratégicas e análise da situação interna e externa (SWOT);
  • Fase da Implementação: Identificar oportunidades (segmentação, seleção e posicionamento) e implementar os 4Ps;
  • Fase do Controle: Avaliação de desempenho utilizando métricas de marketing.

É necessário realizar análises das situações internas e externas da empresa, por meio de análise SWOT, PESTEL  e 5 forças de Porter. O planejamento é fase imprescindível para o andamento do projeto e realizar o controle do que foi planejado por meio de indicadores de medição são passos para se realizar um plano de marketing em minha empresa. Esses passados de implementação atraem mais clientes, além de permanecer com os antigos.

  1. Simule um processo de Stage-Gate, com todos os passos, para um novo produto em sua organização.

Prospecção de ideias

Gate 1: Análise de ideias (Filtro inicial)

Stage 1: Escopo do Projeto (Investigação preliminar)

Gate 2: Segunda análise (Segundo filtro)

Stage 2: Elaboração do Plano de negócios

Gate 3: Revisão

Stage 3: Desenvolvimento

Gate 4: Revisão Pós Desenvolvimento (Teste)

Stage 4:Teste e Validação

Gate 5: Pré-lançamento / Pré-comercialização

Stage 5: Lançamento

RPL: Revisão pós lançamento

  1. Descreva o atual modelo de inteligência de mercado. Como ele pode ser aplicado em sua organização.

Respostas: O atual modelo de inteligência de mercado envolve:

  • Treinar pessoal de vendas para atualização sobre o mercado;
  • Motivar membro do canal que passem informações importantes;
  • Conhecer melhor a concorrência;
  • Criar um painel consultivo de clientes;
  • Usar fontes de dados governamentais;
  • Comprar e coletar informações por meio de feedback online.

O Modelo de Inteligência de Mercado pode ser utilizado na minha empresa por meio de investimento em coletas informações dos clientes, para verificar qual a sua real necessidade e mantê-los satisfeitos. Também é necessário manter essas informações como históricos, para que se possa checar o feedback atual com o anterior.

  1. Considerando os principais fatores de fracasso no processo de desenvolvimento de um novo produto, descreva pelo menos 3(três) e cite sua organização lida atualmente com esse dilema.
  1. Descreva o processo de marketing holístico e como ele pode ser aplicado a sua organização.

Respostas: Marketing holístico define que todas as partes envolvidas com a organização sofrem interferência e se relacionam, ou seja, todos os processo de desenvolvimento, projeto ou a implementação de programas e atividades de marketing devem ter consciência da correlação entre as partes envolvidas, também chamadas de stakeholders. Portanto essa abordagem reconhece amplitude das decisões em marketing e mostra a importância de manter uma harmonia entre os envolvidos. O Marketing holístico visa a integrar:

  • Marketing integrado – Comunicação, produtos, serviços, canais de distribuição;
  • Marketing de relacionamento – clientes, canais, parceiros;
  • Marketing interno - Departamento de marketing, Gestão de topo e outros departamentos;
  • Marketing socialmente responsável – Ética, enquadramento legal, comunidade, meio Ambiente.

Na minha empresa o setor responsável pela produção do serviço é impactada diretamente, pois a mesma é integrada com quase todos os outros setores da empresa. O marketing socialmente responsável também é aplicado, pois há grande preocupação com a integridade do funcionário do que diz respeito a segurança e a ética. A empresa possui programas de EHS e políticas de ética muito rigorosos. A empresa poderia melhorar a aplicação do marketing de relacionamento, para que consiga identificar melhor as necessidades dos clientes e mantê-los satisfeitos.

  1. Descreva o atual modelo de eficácia da força de vendas. Como ele pode ser aplicado em sua organização?

Resposta: O Modelo da Eficácia da Força de Vendas possui como principais aspectos a Organização da força de vendas (objetivo, estratégia, estrutura e remuneração da força de vendas) e Gerenciamento da Força de Vendas (recrutamento, seleção, treinamento, supervisão, motivação e avaliação da força de vendas).

Com a atual crise econômica do país, torna-se necessário realizar um planejamento de vendas, realizar uma análise de oportunidades do mercado, realizando a estimativa de demanda que terá para saber aonde vai alocar seus recursos e/ou se deverá realizar redução ou aumento desses recursos. Vale a pena para a minha empresa fazer uma revisão de quais são os objetivos e estratégicas que devem ser traçados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com