TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário de Atividade Estruturada ADM

Por:   •  6/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Faculdade Estácio de Curitiba.

Administração

QUESTIONÁRIO

DE

ATIVIDADES ESTRUTURADAS

Curitiba(PR) abril de 2013.

  1. Qual o papel que o administrador deve desempenhar na organização?

Os administradores desempenham uma variedade de papéis para alcançar seus objetivos organizacionais. Uma das pesquisas mais interessantes sobre esse assunto foi desenvolvida por Henry Mintzberg, ao estudar detalhadamente cinco administradores de topo. Ao contrário do que se pensava, os gestores não fazem reflexões metodológicas antes de tomar decisões nem obedecem a sequência teórica das funções da administração. Mintzberg conclui que os administradores tem pouco tempo para refletir antes de decidir e que suas atividades são muito variadas, não rotineiras, e de pequena duração. Ele também conclui que o trabalho dos administradores é muito similar e propôs uma nova categorização para o trabalho gerencial.

Mintzberg argumenta que os administradores possuem autoridade formal pelo cargo que ocupam. Seu cargo lhes confere autoridade formal sobre seus subordinados, que, por sua vez, lhes confere status. Esses status cria uma responsabilidade de estabelecer relações interpessoais com os subordinados, pares, superiores, assim como com indivíduos ou grupos de interesse externos a organização. Desse modo, de acordo com Mintzberg, todos os administradores desempenham papéis interpessoais, informais e decisórios. Essas três categorias agrupam um conjunto de dez papéis diferentes, mais inter-relacionados.

Os papéis do administrador:

  • Interpessoais:

- Símbolo: representação simbólica do grupo ou da organização. Atuando como uma referência.

Exemplo de atividade: Representação da organização em cerimônias e solenidades; assinatura de documentos legais; acompanhamento de visitantes.

- Líder: direção de atividades dos subordinados, levando-os á realização dos objetivos.

Exemplo de atividades: Realização de todas as atividades que envolvam as relações com os subordinados (persuasão, motivação, orientação etc.).

- Elemento de ligação: desenvolvimento de uma teia de ligações que permita o intercambio de informação.

Exemplo de atividade: Manutenção de redes de contatos com o exterior; acompanhamento da correspondência; construção de coalizões e alianças.

  • Informacionais:

- Monitor: coleta a análise da informação sobre a organização em seu ambiente.

Exemplo de atividades: Leitura de periódicos e relatórios; manutenção de contatos pessoais; participação em eventos e conferencias.

- Disseminador: partilha de informação com os subordinados por meio de redes de comunicação interna.

Exemplo de atividades: Reuniões formais ou informais como grupo; telefonemas e e-mails informativos; divulgação de memorandos e newsletters.

- Porta-Voz: transmissão para o exterior das estratégias, políticas, atividades e resultados da organização.

Exemplo de atividades: Comunicados de imprensa; entrevistas a mídia; participação com reuniões de acionistas ou com outros grupos de interesse externo.

  • Decisórios:

- Empreendedor: identificação de oportunidades que potencializem o desenvolvimento da organização.

Exemplo de atividades: Reuniões de brainstorming com os subordinados; implementação de projetos; desenvolvimento de novas iniciativas empresariais.

- Solucionador de conflitos: resolução de conflitos ou de problemas que impeçam o desenvolvimento normal das atividades.

Exemplo de atividades: Ações corretivas em disputas ou crises; resolução de conflitos entre subordinados; auxilio aos subordinados durante processo de mudança ou crise.

- Administrador de recursos: Alocação dos recursos organizacionais em função dos objetivos e necessidades.

Exemplo de atividades: Realização de todas as atividades que envolvam o orçamento e a programação do trabalho dos subordinados.

- Negociador: Representação da organização ou grupo nas principais negociações.

Exemplo de atividades: Negociação com sindicatos de condições de trabalhos; negociação com fornecedores, clientes ou instituições financeiras.

Fonte: Administração 1ª edição/2008 Editora Pearson - Felipe Sobral e Alketa Peci.

  1. Qual o perfil que o administrador deve possuir?

“O Administrador precisa ter perfil para administrar. Se ele não tiver esse perfil, estará sujeito a funções abaixo das expectativas dentro da organização, ou seja o administrador precisa ter de fato uma personalidade administrativa, enfim perfil de administrador.

O perfil de administrador na atualidade, apresenta uma série de características que vão determinar o seu sucesso ou não como administrador, entre elas estão: equilibrar criatividade com a perspicácia,visão globalizada, construir credibilidade, ter poder de persuasão e convencimento, rapidez para adaptar-se às mudanças e reagir positivamente a elas, senso de responsabilidade social, estar atento às oportunidades de mercado e tomar conhecimento do que acontece a sua volta.”   

 Fonte:  http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/o-perfil-do-administrador/22049/ (acesso dia 01/04/13) – (Por: Thiago Rafael1 de abril de 2008)

  1. O que é importante para ser um administrador?

“Uma administração de sucesso consiste em obter simultaneamente eficácia e eficiência na utilização doa recursos organizacionais”.

A administração foi definida por Henry Fayol, administrador francês do inicio do século XX, como um processo dinâmico que compreenderia cinco funções interligadas: prever, comandar, organizar, coordenar e controlar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com