TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes ava etica e relações humanas no trabalho aula 5 a 8

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.895 Palavras (24 Páginas)  •  1.127 Visualizações

Página 1 de 24

Questionário

Revisão da tentativa 1

[pic 1]

Iniciado em

quarta, 27 maio 2015, 13:54

Completado em

quarta, 27 maio 2015, 13:56

Tempo empregado

2 minutos 11 segundos

Question1

“Podemos encontrar variadas definições para o conceito de organização. Depois de pesquisar o que dizem alguns autores como Peter Drucker, Anthony Giddens, Herbert Simon, Robert Srour, Amitai Etzioni, dentre outros, Reinaldo Dias chegou a sete características gerais das organizações.”
(FREGNI, Carla P. 
Ética e Relações Humanas no Trabalho: O mundo corporativo. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014. p. 2)

Em continuidade ao texto apresentado, correlacione cada uma das sete características, mencionadas no Caderno de Atividades da Aula 5, às palavras-chave apresentadas, conforme tabela que segue:

[pic 2]

A correlação certa se encontra na alternativa:

Escolher uma resposta.

[pic 3]

a. I=e; II=f; III=g; IV=a; V=b; VI=c; VII=d.

[pic 4]

b. I=e; II=g; III=b; IV=f; V=a; VI=c; VII=d.

[pic 5]

c. I=c; II=g; III=f; IV=b; V=a; VI=e; VII=d.

[pic 6]

d. I=e; II=g; III=f; IV=b; V=a; VI=c; VII=d. [pic 7]

[pic 8]

e. I=d; II=g; III=f; IV=b; V=a; VI=c; VII=e.

Resposta correta: I=e; II=g; III=f; IV=b; V=a; VI=c; VII=d.

Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Você acertou! Conforme consta no próprio Caderno de Atividades da Aula 5 (item “As características das organizações”), as características descritas são: as organizações são sistemas sociais que possuem regras preestabelecidas; compreendem grupos de pessoas associadas que buscam atingir objetivos em comum por meio de relações formalizadas; podem perdurar muito mais tempo do que seus fundadores, ou seja, podem alcançar longevidade; são universais, isto é, podem existir em qualquer lugar; apresentam identidade própria traduzida pela forma como se relacionam com outras organizações; apresentam um sistema de comunicação que é responsável pela regulação das relações entre os indivíduos; multiplicam a capacidade individual por meio da divisão do trabalho.

Question2

As organizações devem ser vistas como agentes sociais, uma vez que influenciam e determinam a vida de outros agentes (coletivos e individuais). Podemos considerar as seguintes intervenções sociais das organizações:

I. Criação do mercado de trabalho.
II. Contribuição para a estratificação social.
III. Movimentação da economia.

É correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

[pic 9]

a. II e III, apenas.

[pic 10]

b. I, apenas.

[pic 11]

c. II, apenas.

[pic 12]

d. I, II e III. [pic 13]

[pic 14]

e. I e III, apenas.

Resposta correta: I, II e III.

Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Você acertou. As organizações criam mercado de trabalho quando oferecem vagas de emprego. A estratificação social acontece em função da distribuição de renda por meio da empregabilidade. Assim, comercializando produtos e serviços, as corporações movimentam a economia.

Question3

“Em artigo da Harvard Business Scholl Press (apud KLUYVER, 2012, p. 9), o autor Marco Iansiti comparou esse contexto organizacional – em que empresas recorrem a redes de parcerias para obter sucesso sustentável – a um ecossistema biológico. Daí, surgiu a expressão ecossistema de negócios em que as empresas alcançam êxito ou fracasso como um todo, uma vez que as partes desse todo estão interligadas.”
(FREGNI, Carla P. 
Ética e Relações Humanas no Trabalho: O mundo corporativo. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014. p. 6)

Em paralelo ao assunto abordado no texto, podemos concordar com as seguintes ideias:

I. As corporações podem ser consideradas um todo orgânico, cujas partes internas (como sua área financeira, a de produção, a do marketing, a do RH e outras) são interatuantes e interdependentes.
II. As corporações são sistemas fechados, cujas partes interagem entre si (interatuantes) e dependem umas das outras (interdependentes).
III. As corporações que pretendem alcançar o sucesso devem priorizar seu sistema interno, uma vez que é a partir dele que todas as ações são disparadas e implementadas.

É correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

[pic 15]

a. I, apenas. [pic 16]

[pic 17]

b. I e III, apenas.

[pic 18]

c. I, II e III.

[pic 19]

d. II e III, apenas.

[pic 20]

e. II, apenas.

Resposta correta: I, apenas.

Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Você acertou. Falar em ecossistema de negócios é falar da empresa como parte de um todo, que é seu ambiente externo e que, ao mesmo tempo, também mantém um sistema interno composto de subpartes que interagem entre si e são interdependentes.

Question4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)   pdf (622.5 Kb)   docx (592.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com