TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sobre o Paradoxo de Abilene

Por:   •  26/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Questões sobre o Paradoxo de Abilene

  • É comum de ocorrer “O paradoxo de Abilene” na empresa que você trabalha (ou)?

Apenas uma pessoa do grupo diz já ter vivenciado alguns casos do paradoxo de Abilene no ambiente de trabalho. Nesta situação, no setor em que ela trabalhava havia um chefe muito autoritário que tomava decisões que não agradava os demais funcionários. Por ser nova no trabalho e precisar muito dele, ela não expunha sua opinião sobre as decisões tomadas pelo chefe. Pouco tempo depois esse chefe foi desligado da empresa.

  • É comum de ocorrer “O paradoxo de Abilene” fora do ambiente profissional?

Sim, é muito comum. Muitas pessoas determinam o que outras pessoas sentem e julgam situações baseadas em sua própria vivência sem considerar que a outra pessoa tem uma vivência completamente diferente da sua. Por exemplo, muitas pessoas dizem que bullying é frescura e que na época dela isso era só brincadeira. O problema está em não considerar que a outra pessoa é completamente diferente, possui características psicológicas diferentes e a falta de conhecimento sobre algo nos faz ter opiniões rasas sobre esses assuntos. Por exemplo, muitos problemas que pessoas sofrem quando adultos podem ter surgido a partir de bullying durante a infância, mas acabam não ligando as duas coisas por falta de conhecimento.

  • O “paradoxo de Abilene” já aconteceu com você?

Algumas situações citadas pelo grupo são: os pais que querem determinar o curso que o filho deve fazer ou as escolhas de vida do mesmo; o prefeito da sua respectiva cidade que realiza obras desnecessárias no município sem dar importância aos reais problemas que a população enfrenta;

  • Como evitar que o paradoxo aconteça?

Dar oportunidade e liberdade ao grupo que você faz parte de expor sua opinião sem constrangimento ou repressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com