TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RDR AVA Desenvolvimento Econômico

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

Larissa Rafaela Silva Sant’Ana

RA

5266975856

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

Além de ser o país com maior extensão territorial, a Rússia representa por sua história e seu presente uma das nações mais importantes do mundo. O país ingressou no século XX com uma imensa massa de camponeses miseráveis, foi palco em 1917 de uma das revoluções populares mais importantes da história, a Bolchevique , e sucumbiu em sequência ao peso de sete décadas de burocracia e desmandos sob o regime socialista, para finalmente quase se desmantelar, no início dos anos 1990, diante da lógica do capitalismo de mercado, para o qual não estava preparado. Enfrentado à inúmeras adversidades, o país se tornou no século XXI um dos maiores exportadores do mundo de petróleo e gás natural e recupera aos poucos seu espaço político e econômico no cenário internacional, mas atualmente ainda passa por uma crise política onde há uma explícita disputa da Ucrânia – ex-república soviética – que esta divida em grupos que defendem maior proximidade com a União Européia e outros que tem mais afinidade com a Rússia.

Descrição dos principais aspectos da economia na Era Soviética

A Era Soviética, foi uma das eras mais sombrias e marcantes da história de um país altamente ligado ao comunismo e onde se tinha como supremacia de governo a União Soviética, que estava muito próxima de se extinguir, pois o comunismo de guerra não poderia continuar vigente.         Portanto era possível uma estratégia ousada para reorganizar o país. Lenine que na época era o homem com poder e moral suficiente para lançar as medidas necessárias para permear o regime comunista assim fizeram. Porém precisou recorrer primeiro como estratégia, ao capitalismo para depois programar definitivamente o comunismo.

A nova economia implantada tinha como objetivo permitir a entrada de capital estrangeiro para reconstrução do país, dar liberdade para o comércio interno, liberdade de salários para os trabalhadores e dar autorização para funcionamento de empresas particulares. Diante destas mudanças a iniciativa privada voltou a explorar a agricultura, indústria e comércio em pequena escala inicialmente.

Definição de Perestroika

Em 1985, durante o governo de Gorbachev, foi introduzida a Perestroika, uma iniciativa de reconstrução política, com o objetivo de reorganizar setores da          sociedade soviética. Porém essa ação afetou profundamente os rumos do país, além de criar uma nova política soviética. Gorbachev ao perceber que a economia estava em declínio adotou políticas reformadoras a serem implantadas ao fim das ações da Perestroika.

Entre estas medidas estavam redução de investimento no setor de defesa, desocupação do território afegão, renegociar redução de armamentos com os EUA nos acordos do Yalta e parar de interferir na política de outras nações comunistas. Gorbachev ainda instaurou o caos, ao realizar um expurgo político e instalar um novo sistema econômico – economia de mercado -, alem da propriedade privada, essas mudanças não tiveram sucesso e um dos principais motivos do fracasso estavam, fracasso na criação de entidades privadas, convicções conservadoras no núcleo do partido comunista, falta de mudanças no modo agrícola de produção soviético e as manifestações  de independência de algumas repúblicas  da URSS.

Assim destituíram-no do poder passando as suas atribuições ao Comitê do Estado, golpe este que foi desfeito pela KGB e população russa que demonstra descontentamento com o comunismo, e por fim em 1991, Gorbachev decide renunciar.

O fim da URSS e a transição para o capitalismo

Os golpistas comunistas conclamavam que o povo e o exército deveriam apoiá-los, porém nenhumas das partes se movimentaram a favor deles, isso fez com que os grupos que conseguiram destaque durante a Glasnost promovessem um contragolpe.

Liderados por Boris Yeltsin, e apoiados por governantes de outras republicas, os golpistas libertaram Gorbachev e prenderam os lideres do PC (Partido Comunista).         Gorbachev, por sua vez, tentou recuperar a liderança na URSS, mas já era tarde demais.

E durante esta transição a economia russa se afundou em uma terrível crise, passando por profunda depressão em meados dos anos 90 e tomando proporções gigantescas, devido o colapso de 98, sendo ainda maios em termos de queda do PIB em relação à Crise de 1929. A recuperação veio somente nos anos 2000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (346.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com