TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RDR DE ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

Dentro do conceito geral da contabilidade, podemos dizer que a contabilidade é a ciência que estuda todo o movimento do patrimônio da empresa com objetivo de registrar todos os atos e fatos da entidade.

A contabilidade pode ser empresarial, onde o principal foco são os cálculos de custos da empresa, ou financeira ficando nos pagamentos e permite a realização do balanço anual da empresa. O objetivo é fazer a avaliação da situação para os proprietários da empresa tomar decisões equivalentes e corretas para o segmento financeiro. A contabilidade mostra todo o trabalho financeiro da empresa, apresentando pontos positivos e pontos negativos, conforme os trabalhos desenvolvidos por gestores, fiscais e profissionais preparados que estiverem envolvidos para cuidarem deste ramo da empresa.

A contabilidade é utilizada por aquelas pessoas interessada nos registros da empresa, podendo ser internos como os proprietários, administradores e funcionários das empresas; ou externos como os acionistas, bancos, governo, sindicatos, fornecedores, entre outros. Os usuários internos são aqueles que cuidam de todos os processos da contabilidade.

Todo conjunto de bens e obrigações de uma empresa ou pessoa física chama-se patrimônio. Os bens são coisas úteis que satisfazem as necessidades das pessoas e das empresas, por exemplo, máquinas, estoques e dinheiro. Os direitos são todos os valores devidos a determinada entidade, por exemplo, as duplicatas a receber. As obrigações são valores que a entidade tem a pagar, como fornecedores e os impostos.

Existem contas específicas onde são registrados todos os acontecimentos relacionados com o patrimônio em uma entidade, onde podem ser classificadas para uma melhor compreensão de acordo com vários critérios.

Existe uma teoria patrimonialista que defende o patrimônio como objeto do estudo da ciência contábil desde 1923. Essa teoria classifica as contas em dois grupos: as contas patrimoniais e contas de resultado. As contas patrimoniais são representados por elementos de bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido. As contas de resultado são utilizadas ao longo do exercício social, como por exemplo, os salários, a energia elétrica e telefone. As contas de receita são vendas de produtos, aluguéis que a empresa possa receber e contas que dependem do ramo de atividade que a empresa trabalha. O número de contas de receita é inferior ao número de despesas, por isso, as entidades possuem diversos tipos de despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com