TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

Por:   •  29/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 7

ESCOLA ESTADUAL CONEGO BRAGA

CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO

GLAUCIA APARECIDA DE CASTRO FERREIRA

RELATÓRIO DE PESQUISA TÉCNICA CIENTÍFICA

WELLERSON RODRIGO DE FREITAS

MARIANA-MG

2022

ESCOLA ESTADUAL CONEGO BRAGA

CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO

RELATÓRIO DE PESQUISA TÉCNICA CIENTÍFICA

TRABALHO A SER APRESENTADO PARA A DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE PESQUISA TÉCNICA CIENTÍFICA DOS CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

MARIANA-MG

2022

“A conquista é uma felicidade em nosso interior, em que sentimos realizados e amados”. Por estes sentimentos, e outras razões é que conseguimos chegar ao topo com otimismo, e confiança em Deus. Neste sentido, dedico este trabalho, á pessoas importantes nesta caminhada, que é meu marido Romeu, meu filho Miguell, e principalmente a minha filha Kamila, que com toda paciência e dedicação soube me orientar em todos os trabalhos para que obtivesse êxito. Obrigada!

        

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        RELATÓRIO DE PESQUISA CIENTIFICA        6

3.        ANÁLISE DOS DADOS E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS        7

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

5.        REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

No presente artigo científico será relatado uma sucinta pesquisa de campo no intuito de demonstrar um índice de aceitação para o Curso Técnico na comunidade de a Água Claras, na Instituição de ensino Escola Estadual Cônego Braga, através de dados de pesquisas em caráter quantitativos e qualitativos.

O objetivo da entrevista vem esclarecer o quanto está sendo a aceitação para o curso técnico e mostrar o quanto agrega para o crescimento e desenvolvimento local, contribuindo com possibilidades para uma vida profissional, e o mais importante, e se almejam outros possíveis cursos para atender não só onde está situada o polo, mas atender localidades próxima.

O artigo é dividido em partes, sendo elas: introdução, desenvolvimento, dados da pesquisa representada em gráficos e por fim, as considerações finais. Este trabalho contribui para a propagação de conhecimento de futuros cursos e o que já se encontra em andamento.

  1. RELATÓRIO DE PESQUISA CIENTIFICA

Este trabalho tem o importante papel de informação no qual foi baseado em dados coletados pelos alunos do Curso Técnico de Administração da Escola Estadual Cônego Braga, localizada em um 2º endereço no Distrito de Águas Claras, sobre a aceitação e a demanda de procura de um curso técnico para a comunidade.

Para colocarmos em pauta o assunto abordado, foi realizado uma pesquisa de campo, na qual foi baseada em dados quantitativos e qualitativos para tratar da apreciação dos mesmos e fatos que ocorreram na comunidade. A pesquisa tem o propósito de saber opiniões sobre os cursos técnicos, quais os benefícios e a importância que o mesmo contribui para a valorização de oportunidades e crescimento da comunidade, lembrando que o curso de Administração já é uma realidade e está em andamento.

A metodologia quantitativa descreve-se, segundo Fonseca (2002:20) como:

(...) diferentemente da pesquisa qualitativa, os resultados da pesquisa quantitativa podem ser quantificados. Como as amostras geralmente são grandes e consideradas representativas da população, os resultados são tomados como se constituíssem um retrato real de toda a população alvo da pesquisa. A pesquisa quantitativa se centra na objetividade. Influenciada pelo positivismo, considera que a realidade só pode ser compreendida com base na análise de dados brutos, recolhidos com o auxílio de instrumentos padronizados e neutros. A pesquisa quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc. A utilização conjunta da pesquisa qualitativa e quantitativa permite recolher mais informações do que se poderia conseguir isoladamente (FONSECA, 2020)

(...) a pesquisa qualitativa não procura enumerar e/ou medir os eventos estudados, nem emprega instrumental estatístico na análise dos dados. Parte de questões ou focos de interesses amplos, que vão se definindo à medida que o estudo se desenvolve. Envolve a obtenção de dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos interativos pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada, procurando compreender segundo a perspectiva dos sujeitos, ou seja, dos participantes da situação em estudo (GODOY, 1995, p.58).

Neste sentido a estratégia dos alunos foi de coletar dados por meio de entrevistas e conversas principalmente com os jovens que estão concluindo o ensino médio e de pessoas da comunidade que não tiveram a oportunidade por motivo de locomoção, hoje conseguem enxergar uma grande possibilidade de realizar e dar passos rumo a um futuro melhor em busca de crescimento baseando em conhecimento e na realização profissional.

Foi realizado a aplicação de um questionário tendo em vista argumentar a respeito de uma demanda da procura para os cursos, e atingir volume de pessoas entrevistadas. Esse questionário foi realizado em um período de 30 dias e desenvolvido pelo professor do conteúdo de pesquisa científica e esses dados foram contabilizados e analisados pelo mesmo. Pra a realização deste questionário os alunos do curso técnico tiveram contato direto com os participantes podendo pre- estabelecer as perguntas para que as respostas fossem objetivas. Este questionário contia 9 perguntas as quais se referiam a idades, sexo, escolaridades etc...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (327.8 Kb)   docx (194.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com