TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PRÁTICA PROFISSIONAL I EMPRESA: SENAC

Por:   •  13/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  11.034 Palavras (45 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 45

UNIVERSIDADE FEEVALE[pic 1]

GISELE KOSSMANN

RELATÓRIO DE PRÁTICA PROFISSIONAL I

EMPRESA: SENAC

Novo Hamburgo

 2016

GISELE KOSSMANN[pic 2]

RELATÓRIO DE PRÁTICA PROFISSIONAL I

EMPRESA: SENAC

Universidade Feevale

Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas

Curso de Administração

Relatório de Prática Profissional I

Professora Orientadora: Dra. Cristiane Froehlich

Novo Hamburgo, abril de 2016.

SUMÁRIO[pic 3]

1

INTRODUÇÃO        

2 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.............................................................................4

2.1 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA........................................................5

2.2 TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO..........................................................9

2.3 ORGANOGRAMA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.....................................12

2.4 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS...................................15

2.5 TEORIAS SOBRE O SETOR DE MARKETING...................................................16

3 HISTÓRICO DA EMPRESA....................................................................................20

3.1 ASPECTOS ORGANIZACIONAIS E DE GESTÃO DO SETOR  DE MARK........22

3.2 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PRINCIPAIS....................................................24

3.2.1 Atividade 1.......................................................................................................24

3.2.2 Atividade 2.......................................................................................................25

3.2.3 Atividade 3.......................................................................................................25

4 ANÁLISE DA PRÁTICA..........................................................................................28

4.1 PONTOS FORTES ..............................................................................................33

4.2 PONTOS CRÍTICOS E SUGESTÕES DE MELHORIAS.....................................34

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................36

REFERÊNCIAS..........................................................................................................37

APÊNDICE A ............................................................................................................39

1 INTRODUÇÃO

O estudo bibliográfico foi feito com a intenção de buscas e aprofundamentos intelectual acerca do significado de conhecimento relacionando a teoria com a prática, e também, de pesquisa. Apresenta os diferentes tipos de teorias, assim como, processos relacionados com o setor da empresa.

A importância de entender sobre as formas de conhecimento, teoria e prática é fundamental para a elaboração de estudos mais aprofundados e pesquisas com maior grau de cientificidade. O objetivo do estudo é mostrar com clareza quais teorias da administração são usadas na empresa dando ênfase no setor e nas atividades estabelecidas.

O presente estudo bibliográfico dividira-se em tópicos, subdivididos nos itens 2 Teorias da Administração; 2.1 Teoria da Administração Científica; 2.2 Teoria Clássica da Administração; 2.3 Organograma e Estrutura Organizacional; 2.4 Habilidades e Competências Administrativas; 2.5 Teorias sobre o setor de marketing; 3 Histórico da empresa; 3.1 Aspectos organizacionais e de gestão do setor marketing; 3.2 Descrição das atividades principais; 3.2.1 Atividade de comunicação e promoção; 3.2.2 Atividade de organização das vendas; 3.2.3 Pesquisa de mercado; 4 Análise da prática; 4.1 Pontos fortes; 4.2 Pontos críticos e sugestões de melhorias e 5 Considerações finais.

A empresa estudada é a Unidade Educacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), sendo o setor de marketing. Para a empresa ser reconhecida pelo público precisa-se de propaganda relatando preços, produtos e infraestrutura que é feito pelo setor de marketing.

A pesquisa classifica em descritiva, qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com a diretora da empresa citando as características da empresa, como funciona o setor de marketing e como ocorre as atividades comunicação e promoção, organização das vendas e pesquisa de mercado. (FREITAS; PRODANOV, 2013).

2 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

A Administração Científica relata os seus principais fundamentos junto com a preocupação com os Princípios de Administração e com a Organização Racional do Trabalho (ORT), criados por Frederick W. Taylor, era um engenheiro mecânico e foi considerado o pai da administração. Menciona a mudança de hábitos e comportamentos das empresas e das pessoas em atribuição da nova filosofia da Administração Científica. (CHIAVENATO, 2014b).

Taylor entendia que não era a média de funcionários, mas sim que 19 entre 20 deles pensavam que era de seu maior interesse trabalhar mais lentamente em vez de serem mais rápidos na realização de suas tarefas. Consideravam que deveriam contribuir com a menor capacidade possível de trabalho pelo salário que ganhavam. “[...] ainda que eles fossem seus pressupostos, ele julgava que o problema de os operários cultivarem essa visão falaciosa não tinha só a ver com eles. ” (CARAVANTES; KLOECKNER; PANNO, 2005, p. 57).

Peci e Sobral (2012) destacam os quatro princípios fundamentais da teoria de Taylor, que é desenvolver para cada trabalhador normas rígidas para se seguidas e ainda padronizar todas ferramentas de uso e condições de trabalho, selecionar os funcionários cautelosamente e depois aperfeiçoar eles com treinos e ensinamentos, remunerar diariamente e desenvolvendo o trabalho com os princípios da ciência pré-estabelecida, “[...] manter uma divisão equitativa de trabalho e de responsabilidade entre administradores e operários.” (PECI; SOBRAL, 2012, p. 49-50).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (76.8 Kb)   pdf (541.2 Kb)   docx (166.8 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com