TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL SUSTENTABILIDADE EMPRESA L CONSTRUCAO CIVIL

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 7

DESAFIO PROFISSIONAL SUSTENTABILIDADE EMPRESA L CONSTRUCAO CIVIL

de josi-rui | trabalhosfeitos.com

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Curso Superior de Ciências Contábeis
Polo Osvaldo Cruz – SP




TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE




SUSTENTABILIDADE NA EMPRESA L & CONSTRUÇÃO.



PROFª.Ma: JULIANA LEITE KIRCHNER
PROFª.Ma: RENATA DE PAULA
TUTORA:WILMA KOSICKI RIBEIRO







FRANCIELE NUNES RODRIGUES RA. 8929137785
JOSILAINE AP. RUI BARBOSA RA.8976192218
LEANDRO FERREIRA NEVES RA.8929101020
PAMELA DA SILVA RA. 1299105372








OSVALDO CRUZ-SP
Novembro/2014



SUMÁRIO




1. INTRODUÇÃO..............................................................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO.................................................................................................4
2.2 IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE......................4
2.3 PROPOSTA DE AÇÕES SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA..............................4
2.3.1 SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA...............................................................4
2.4 PROPOSTA DE AÇÕES SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL...............................5
2.4.1 SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL................................................................5
2.5 PROPOSTA DE AÇÕES SUSTENTABILIDADE SOCIAL........................................6
2.5.1 SUSTENTABILIDADE SOCIAL.........................................................................6
3. CONCLUSÃO................................................................................................................7
4. REFERÊNCIAS..............................................................................................................81. INTRODUÇÃO

Esse trabalho está voltado a ajudar com soluções para minimizar os impactos que a empresa L & Construção pode trazer ao meio ambiente, a empresa deseja adotar práticas sustentáveis para valorizar sua marca, aumentar os lucros e manter sua competitividade no mercado.

Esse ramo de atividade vem a alguns anos causando danos ao meio ambiente e a direção da empresa estando ciente dos acontecimentos, realizou uma análise no primeiro momento a respeito dos impactos que a construção civil vem trazendo para o meio ambiente.

No segundo período foram oferecidas algumas propostas de melhorias, adotando uma estrutura que indica os objetivos a serem alcançados, as ações que serão tomadas e quais resultados que se espera com essas medidas.

Na abordagem de Sustentabilidade Econômica foi oferecida a maximização de lucros, e competividade no mercado, pois são dois pontos muito importantes para a empresa se manter no mercado e tornar se não a melhor, mas umas das melhores, utilizando materiais reciclados e reaproveitados, e registrar sua marca no meio econômico.

A Sustentabilidade Ambiental é muito preocupante para empresa, pois ela requer trabalhar a favor do meio ambiente, então foi oferecida a redução de utilização de combustíveis fósseis e a emissão de substâncias de poluentes, e também a utilização sustentável de recursos naturais, isso vai demonstrar a população uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e com o bem estar de todos.

Por fim a abordagem da Sustentabilidade Social, através dela que vamos ter todos os resultados necessários para um bom desenvolvimento da sustentabilidade no planeta, primeiro objetivo enfatizar a presença do ser humano na terra,e construir pessoas, pois através dessas medidas, é que vamos treinar e conscientizar as pessoas que trabalham nessa área para conseguirmos uma redução de poluentes precisamos de orientação para poder estar se adequando aos novos tempos de mudanças nas realizações de seus serviços a favor do meio ambiente.
2. DESENVOLVIMENTO

2.2 IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE

A construção civil tem uma participação importante no país, pois ela esta presente em todos os setores, sendo à base do desenvolvimento de vários projetos, de ampliações, porém ela vem trazendo ao longo dos anos uma grande participação na poluição do meio ambiente, desta forma ela se torna uma peça chave para o atendimento dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável, no entanto ela é responsável pelo consumo de 40% a 75% da matéria-prima produzida no planeta. Nos dias de hoje o consumo de cimento vem aumentando tanto que se tornou maior que o alimento e o consumo de concreto só esta perdendo para o de água.

Esses impactos ambientais na construção civil ocorrem durante o desenvolvimento da obra, pois é onde ocorrem às limpezas dos entulhos, e tudo é jogado em terrenos baldios acarretando muita poluição para o ambiente, podemos dizer que para cada ser humano, são produzidos 500 quilos de entulho, isso é equivalente a 3,5 milhões de toneladas por ano, e isso não ocorre apenas durante o desenvolvimento e sim pós termino da obra também, porque se ela não for feita de uma forma para reduzir energia, aproveitamento de agua de chuva, reaproveitar alguns tipos de uso da água em casa, tratar de forma adequada os lixos e, dentre vários outros fatores, isso tudo faz com que a construção civil se torne a indústria mais poluente do planeta.

A indústria de construção é uma das atividades humanas que mais consomem recursos naturais, só no Brasil, a construção gera cerca de 25% do total de resíduos da indústria, essa cadeia de produtividade de construção civil tem um peso grande em termos de emissões de carbono, onde correspondem 40% do consumo global de energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa, ligados ao consumo energético.

2.3 PROPOSTA DE AÇÕES SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA

2.3.1 SUSTENTABILIDADE ECONOMICA
Primeiro objetivo: maximização dos lucros

Ação: investimento em capital natural, e produtividades de recursos naturais.

Resultados esperados: fazer os investimentos em capital natural vai obter uma grande redução de custos principalmente da parte de energia e água, desenvolvendo a construção civil com recursos naturais, faz com que recicle os entulhos, gerando empregos, e diminuição de custos.

Segundo Objetivo: competividade no mercado

Ação: fazer cadastro no ranking benchmarking dos detentores de melhores praticas no mercado, e alavancagem da marca e efetivação no mercado.

Resultados esperados: com esse cadastro terá mais conhecimentos, e vai ter uma visão mais ampla, de como melhorar a cada dia, pois sempre vai buscar mais conhecimentos, para poder chegar a ser 100% sustentável, essa disputa vem desde o ano de 2003, fazendo com que as empresas se tornem referência no mercado, resultando na alavancagem da marca, pois são feitas premiações e divulgado por todo o Brasil por seus méritos adquiridos, se tornando uma sustentabilidade econômica viável.


2.4 PROPOSTA DE AÇÕES SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

2.4.1 SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Primeiro objetivo:reduzir utilização de combustíveis fósseis e a emissão de substâncias de poluentes.

Ação: adotar políticas de conservação de energia e recursos naturais, substituir o uso de produtos não renováveis para renováveis e, aumentar a eficiências dos recursos utilizados.

Resultados esperados: aumentar consideravelmente a reciclagem, conseguir transmitir para a população que as indústrias de hoje estão preocupadas com o meio ambiente, e preocupadas com a saúde das pessoas, com essa utilização de materiais de recursos naturais, faz com que a empresa mostre para o mercado que leva com seriedade seu trabalho.

Segundo Objetivo: utilização sustentável de recursos naturais.

Ação: conservação e reuso da agua, telhado feito com eco telhado (feito á base de borracha de sola de sapato e com material de EVA), substituir madeira por estrutura em aço galvanizado e, utilizar energia solar.

Resultados esperados: aumento do conforto térmico e acústico interno, aumento da drenagem de água e auxilio na ampliação da área permeável da edificação. Diminuição da emissão de CO2, redução da amplitude térmica externa, diminuição do desmatamento.


2.5 PROPOSTA DE AÇÕES SUSTENTABILIDADE SOCIAL

2.5.1 SUSTENTABILIDADE SOCIAL
Primeiro objetivo: enfatizar a presença do ser humano na terra

Ação: crescimento estável com a distribuição igualitária de renda, conscientização através de palestras e programas de conscientização.

Resultados esperados: diminuição das diferenças dos níveis da sociedade e a melhora nas condições de vida, incluindo a cultural, tornando uma sustentabilidade social justa.

Segundo Objetivo: construir pessoas

Ação: programa de alfabetização de pessoas no canteiro de obra e, cursosprofissionalizantes na área civil.

Resultados esperados: ter pessoas com qualidade e eficiência, ao executar os serviços, pois terão mais conhecimentos, e se tornarão profissionais com melhor desenvolvimento das atividades. Adquirindo o conhecimento da tecnologia para preservação do meio ambiente que a empresa L & Construção necessita.

3. CONCLUSÃO

Á muitos anos o setor industrial apresenta uma grande participação na poluição do planeta, contribuindo para o efeito estufa, poluição do ar, emissão de vários tipos de gases tóxicos, descartes de resíduos e entulhos prejudiciais ao solo, grande desperdício de água, desmatamento, poluição dos rios e lenções freáticos, isso tudo ocasiona um abalo muito grande para o meio ambiente, nos grandes centros qualquer chuva provocam enchentes devido ao acumulo de lixo nas ruas, o desmatamento esta afetando o clima e influenciando nas chuvas, causando cheias em algumas regiões e seca em outras. Podemos verificar atualmente a falta de água em varias cidades, devido á falta de chuvas os rios estão muito abaixo dos níveis ideais e não conseguem abastecer a população, temos como exemplo a cidade de São Paulo, que vem sofrendo cada vez mais com a poluição, a falta de água, e as doenças que não param de aparecer devido a poluição, então esta agravando muito a vivência da forma que está o meio ambiente.

Devido a todos esses fatores, e a continua agressão ao meio ambiente, de certa forma o planeta começou a gritar por socorro, foi quando as pessoas começaram a perceber que precisam tomar atitudes para poder salvar o nosso planeta, começar a trabalhar e viver a favor do meio ambiente, e um setor que vem contribuindo cada vez mais é o da construção civil, que vemtrabalhando para melhorar o seu desempenho no meio sustentável, tanto econômico, ambiental e social, estando em busca de novos conhecimentos, para poder reaproveitar tudo que puder nas obras diminuindo poluição e o desperdício, e vem obtendo sucesso nessa nova etapa, conseguindo alcançar todos os objetivos, e procurando sempre atender as necessidades de seus clientes e também do meio ambiente, sempre com ética.










4. REFERÊNCIAS

CARBONARI, Maria E. E.; SILVA, Gibson Z. (orgs.); PEREIRA, Adriana C. (orgs.) et al. Sustentabilidade na Prática : Fundamentos, Experiências e Habilidades. 1ª ed. Valinhos: Anhanguera Publicações, 2011.

CORAL, Elisa. Modelo de Planejamento Estratégico para a Sustentabilidade Empresarial. Florianópolis: UFSC, 2002.

DRUCKER, P. Sociedade Pós-Capitalista. São Paulo: Pioneira, 2001.

SACHS, Ignacy. Desenvolvimento Includente, Sustentável e Sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.

Atitudes Sustentáveis (Site). Disponível em: . Acesso em Outubro, 2014.

A construção civil e seu impacto no meio ambiente (Site). Disponível em:
. Acesso em Outubro, 2014.

Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC). Disponível em: . Acesso em Outubro, 2014.

Construção Civil consome até 75% da matéria-prima do planeta (Site). Disponível em:
. Acesso em Outubro, 2014.

Instituto Carbono Brasil (Site). Disponível em: . Acesso em Outubro, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com