TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PCP

Por:   •  1/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO____________________________________________________

1. CARACTERÍSTICAS RELATIVAS ÀS DIMENSÕES VOLUME E VARIEDADE__

1.1 Dimensão volume_______________________________________________

1.2 Dimensão variedade_____________________________________________

2. OS OBJETIVOS DE DESEMPENHO___________________________________

2.1 Qualidade_____________________________________________________

2.2 Rapidez_______________________________________________________

2.3 Confiabilidade__________________________________________________

2.4 Flexibilidade___________________________________________________

2.5 Custo_________________________________________________________

3. TIPOS DE PROCESSO E ARRANJO FÍSICO___________________________

3.1 Tipo de processo_______________________________________________

3.2 Tipo de arranjo físico____________________________________________

3.3 Tipo de PCP (Planejamento e Controle da Produção)____________________

4 LEVANTAMENTO DOS “5S”________________________________________

CONCLUSÃO_____________________________________________________

BOBLIOGRAFIA___________________________________________________


INTRODUÇÃO

A difícil missão de prospectar e de acompanhar as mudanças do mercado e a constante variação da demanda em relação ao programado, deixam os administradores em uma situação complicada quanto à tomada de decisão. As inovações tecnológicas e as informações avançadas são parceiras importantes na contribuição do plano estratégico. O planejamento dá as bases futuras de ação bem como o momento certo para cada ação ocorrer, o controle e a organização entra em sintonia para atingirem os objetivos. O PCP tem função muito importante em todo o processo produtivo, visto que no cenário competitivo erros e atrasos são inaceitáveis, para tanto se faz necessário à utilização das ferramentas que este emprega. O objetivo dessa pesquisa é mostrar a eficácia do PCP em uma empresa de serviço, atendendo de forma rápida as demandas. A hipótese é de que por intermédio da utilização das ferramentas no processo de produção a demanda seja atendida com eficácia, qualidade e menor custo, e, contudo sejam entregues em tempo hábil para satisfação dos clientes contribuindo para o sucesso frente à concorrência. O trabalho em questão foi realizado na Empresa Prepara Cursos Profissionalizantes, situada na cidade de Sobral-CE, tendo como objetivo principal identificar tipos de processos, arranjo físico, planejamento e controle da produção. Também foi realizada na empresa em questão, a verificação do programa 5S.

O presente trabalho dividiu-se em três seções. Na primeira, a introdução; na segunda, Características relativas às dimensões volume e variedade, Objetivos de desempenho mais importantes, Tipos de processo e arranjo físico, Verificação do programa 5S; e na terceira, a Conclusão.


1. CARACTERÍSTICAS RELATIVAS ÀS DIMENSÕES VOLUME E VARIEDADE

    As características que influenciam nos processos de uma empresa são referentes às dimensões de volume e variedade. Em que, volume quer dizer a quantidade a ser produzida. Quando os volumes são altos há maior preocupação com a eficiência, pois as margens são baixas e o ganho vem através da produção em grande escala. Já a variedade, quer dizer a quantidade de itens diferentes a serem produzidos. Organizações com foco na variedade produzem produtos de alto valor agregado, portanto, bastante customizados.

1.1 Dimensão volume

         Ao estudarmos a empresa em questão, constatou-se que a dimensão de volume é alta, devido à grande procura por cursos profissionalizantes. Isso afetou diretamente a demanda da empresa, pois cada vez mais as pessoas procuram incrementar seus currículos, o que gera uma maior preocupação na qualidade dos serviços prestados.

1.2 Dimensão variedade 

         De acordo com as análises feitas, a dimensão é alta, pois a empresa em questão oferece grande variedade de serviços prestados, como também apresenta crescimento e desenvolvimento em grande escala. A mesma presta serviços tanto à estudantes quanto à profissionais em todas as áreas. São ofertados mais de 40 cursos, nas áreas de: Informática, Comércio e Serviços, Setor Industrial, Preparatório para o Enem e na área da Saúde.

2. OS OBJETIVOS DE DESEMPENHO

No processo produtivo, as operações precisam satisfazer os stakeholders (a sociedade, os fornecedores, os consumidores, os acionistas, os empregados, etc.) com pelo menos cinco objetivos de desempenho básicos para qualquer operação produtiva. São eles: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo.


2.1 Qualidade

Qualidade é um termo de origem latina (qualitate) e que vem sendo utilizado no ambiente organizacional e no mercado para designar um conjunto de atributos que se refere ao atendimento das necessidades dos clientes e ao padrão de produtos e serviços disponibilizados pelas organizações.

            Na Prepara Cursos, sua qualidade é demonstrada através dos cursos ofertados aos clientes, onde estes são sempre atualizados e inovados para melhor aprendizagem e conhecimento do aluno. Oferecendo através de uma inovadora metodologia de ensino individualizada, cursos profissionalizantes para as áreas de: Informática, Comércio e Serviços, Setor Industrial, Preparatório para o Enem e Saúde.

2.2 Rapidez

         Rapidez é o tempo de espera do consumidor para receber o produto / serviço. A rapidez enriquece a oferta. Quanto mais rápido atendemos as necessidades dos consumidores, maiores serão as chances desse consumidor voltar a comprar o produto / serviço. A rapidez na tomada de decisões, na movimentação de materiais e no fluxo de informações é fundamental para uma resposta rápida aos consumidores.

        Na unidade de serviço estudada, a rapidez está na inicialização do curso, onde o cliente depois de matriculado poderá de imediato começar o curso escolhido, sem precisar esperar fechar turmas, pois o ensino é individual.

2.3 Confiabilidade

Confiabilidade é fazer as coisas a tempo para os consumidores receberem seus produtos/serviços de acordo com o prometido. Consiste em atender as expectativas de uso de um equipamento ou processo. Vantagens da confiabilidade:

• Economia de tempo: aumentar a confiabilidade implica em redução de erros e, consequentemente, o tempo gasto na reprogramação de serviços ao cliente;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com