TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÕES DE TRABALHO: UM CONSTRUCTO SOCIAL

Por:   •  21/8/2016  •  Artigo  •  5.058 Palavras (21 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA- UNIPAMPA

Curso: Administração – Diurno

Professora: Carolina Fleck

Disciplina: DCG- Relações de Trabalho

Kati Silene Pereira Santiago

João

Jari Menezes

RELAÇÕES DE TRABALHO NO SÉCULO XXI:

O TRABALHO COMO UM CONSTRUCTO SOCIAL

LABOR RELATIONS IN THE XXI CENTURY:
WORK AS A SOCIAL CONSTRUCT

RELACIONES LABORALES EN EL SIGLO XXI:
TRABAJO COMO UN CONSTRUCTO SOCIAL

RESUMO

Objetivou-se neste artigo analisar quais os reflexos da percepção do trabalho no desenvolvimento das atividades dos servidores públicos da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA, do campus de Santana do Livramento. Assim como a tentativa da corroboração ou refutação da conjectura apresentada como solução ao problema de pesquisa apresentado, sendo assim, procurou-se relacionar  todos os elementos que estão relacionados ao significado e contextualização histórica da palavra trabalho, assim como suas relações como agente de construção social, cujos elementos são a temporais , cujos os quais contribuíram para formar um artigo  coeso interligado entre si.

Palavras-chave: Trabalho. Relações de Trabalho. Construção Social.

 SUMMARY
The aim of this article analyze which work perception of reflections on the development of activities of civil servants of the Federal University of Pampa- UNIPAMPA, campus of Santana do Livramento. As the attempt of corroboration or refutation of the conjecture presented as a solution to the research problem presented, therefore, sought to relate all the elements that are related to the meaning and historical context of the word work, as well as their relations as social construction agent whose elements are the temporal, whose which contributed to form an interconnected cohesive article together.

Keywords: Work. Work relationships. Social construction. 

RESUMEN
El objetivo de este artículo analizar la percepción que trabajan de reflexiones sobre el desarrollo de las actividades de los funcionarios de la Universidad Federal de Pampa-UNIPAMPA, campus de Santana do Livramento. Como el intento de corroboración o refutación de la conjetura presenta como una solución al problema de investigación que se presenta, por lo tanto, trató de relacionar todos los elementos que están relacionados con el significado y el contexto de la palabra trabajo, así como sus relaciones como agente de construcción social cuyos elementos son lo temporal, cuya lo que contribuyó a formar un artículo coherente interconectados entre sí.


Palabras clave: Trabajo. Las relaciones laborales. Construcción social.

INTRODUÇÃO

Desde a queda do homem lá no jardim do Éden, o mesmo travou uma luta constante num processo contínuo de adaptação social, na luta pela sobrevivência de sua espécie, na busca constante de promover meios eficientes e práticos para manter a sua subsistência e a de sua prole.

As famílias que foram formando-se, constituíram as primeiras células sociais, cujas as quais organizaram-se em pequenas aldeias, surgindo então os primeiros vestígios de “polis”, que alguns séculos depois constituíram-se em ‘Cidades Estados”.

As sociedades das  primeiras “polis”, caracterizavam-se pelo seu  modo rude e primitivo de viver, mas são as primeiras sociedades  naturais da terra.

Marcada por um sistema patriarcal, o homem destas sociedades era como um monarca, um rei em sua família, o mesmo era o próprio legislador e juiz de sua família.

Como afirma Homero, no livro “A política de Aristóteles” (pág. 11) : “Cada um, senhor absoluto de seus filhos e de suas mulheres, Distribui a lei a todos...”

Estas cidades tinham que lutar não só pela  conservação de sua existência, mas também na busca contínua de promover e desenvolver o bem-estar social, procurando promover meios que levassem a um desenvolvimento coeso social, econômico e político, levando o homem primitivo a evoluir como cidadão, deixando sua condição de “animal racional”, a fim de tornar-se um “homem cívico”.

          Neste mesmo pensar surgiu este artigo científico teórico, “Relações de Trabalho no século XXI. Cujo o tema é: “Relações de Trabalho uma construção social”.

Foi-se apresentada a conjectura: “ Se as organizações promoverem um ambiente a seus colaboradores, alicerçado com relações horizontais, abertas e transparentes, respeitando as diferenças de capacidade produtiva e intelectual dos mesmos, então naturalmente acontecerá uma construção social”.

Esta conjectura surgiu como resposta ao referente problema de pesquisa: “Como as organizações contribuem para que as relações de trabalho tornem-se  uma construção social?

  Sendo assim  o objetivo deste artigo científico teórico é  “analisar quais os reflexos da percepção do trabalho no desenvolvimento das atividades dos servidores públicos da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA , do campus de Santana do Livramento”.

O mesmo justifica-se que diante de muitas dificuldades que os acadêmicos enfrentam para montar um arcabouço teórico coeso em seus primeiros trabalhos, devido a falta de maturidade intelectual em compreender a linguagem dos cientistas, com isso este artigo visa contribuir como fonte de pesquisa para a elaboração de trabalhos acadêmicos.

A metodologia utilizada  foi uma abordagem hipotético-detutiva, o procedimento de pesquisa f oi o comparativo. As técnicas de pesquisas foram a bibliográfica e a pesquisa de campo. A coleta de dados deu-se a partir de fontes secundárias, e a sua análise foi de conteúdo, atingindo um resultado positivo corroborando a conjectura apresentada, como solução ao problema de pesquisa levantado neste artigo.

O trabalho segue a seguinte estrutura:

Na segunda seção “Um mergulho na história”, conceitua-se “trabalho, ocupação e emprego”,  após esta introdução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (227.6 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com