TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Serviço Social Filmes Carandiru Tropa De Elite E Cidade De Deus

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Serviço Social Filmes Carandiru Tropa De Elite E Cidade De Deus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 7

Organização Social

Tropa de Elite

O filme Tropa de Elite é uma obra que descreve fatos ocorridos na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro na década de 90, durante a visita que o Papa João Paulo ll realizou a Capital Carioca. Sua narrativa é intensa em sua descrição da realidade diária da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro – PMERJ, totalmente pautada em situações que, segundo o autor, baseiam-se em relatos de fatos reais, que lhe foram feitos por Policiais Militares. O personagem central da trama é um Capitão PM do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Tropa de Elite da Policia Militar carioca, considerada internacionalmente como a melhor força de Combate Urbano do Mundo. A narrativa é intensa e gira em torno do personagem central o Capitão Nascimento, que motivado pelo nascimento de seu filho resolve deixar as atividades do Batalhão, mas para isto é necessário que ele encontre um substituto que tenha os seus ideais de honra e profissionalismo. Contudo, em uma polícia permeada pela corrupção, esta busca acaba se transformando em uma missão quase impossível. Finalmente, ele encontra dois jovens Aspirantes a Oficial, que se enquadram nas características necessárias em um Policial Militar do BOPE da PM do Rio de Janeiro, estes Aspirantes, por força do destino, acabam sendo conduzidos ao Curso de Operações Especiais que é coordenado pelo Capitão Nascimento. O filme além de fazer uma crítica a corrupção da polícia carioca, também mostra a hipocrisia da classe média, representada por estudantes universitários, que criticam a violência policial, mas, no enredo do filme - que não está longe da realidade da sociedade carioca – estes mesmos estudantes, realizam o consumo e o tráfico de drogas nas festas estudantis e na própria universidade, e assim favorecendo a violência urbana carioca. A PMERJ tem em seus quadros muitos policiais honestos e valorosos, contudo, os maus policiais existem, como em qualquer organização policial no mundo, e estes policiais corruptos é que são denunciados no filme.

Serviço Social

Neste filme vimos com clareza os conflitos sociais que são caracterizados por manifestações de oposição dos diferentes grupos presentes em uma sociedade, podendo ser o carro chefe das principais mudanças nas dinâmicas sociais dos mesmos. O Serviço Social, soluciona, em parte, os conflitos existentes em uma sociedade, pois a partir de uma ação profissional diretamente relacionada às políticas públicas sociais, intervém na sociedade através da modelação do comportamento humano. A corrupção e a contravenção policial, o tráfico de drogas nas favelas implica ações públicas como forma de combater e punir aqueles que são os responsáveis pela desarmonia social e alto índice de violência. Baseado no filme Tropa de Elite que relata a dura realidade das favelas da cidade do Rio de Janeiro, visando definir estratégias sociais que colaborem para a criação de um modelo justo e coerente do comportamento humano, neste caso à forma de ser e estar da polícia em meio ao ambiente hostil de uma favela, que pode ser definida como um problema estrutural de uma sociedade classista e desigual. O Serviço Social com a sua evolução perturbada, que manteve o objetivo da coesão social, tem seus serviços voltados a indivíduos, grupos, comunidade e sociedade, com a finalidade da modelação do comportamento humano, dando a resolução dos conflitos individuais ou coletivo dos trabalhadores assegurando as relações de solidariedade que forma a sociedade, integrando a ação profissional a um conjunto de políticas e instituições dedicadas à promoção do bem-estar social. Esta área trabalha com o diálogo, com a orientação e a busca da resolução dos problemas e melhorar a interação entre os indivíduos, pois o conflito abrange várias áreas e situações diferentes que necessitam de um suporte para que sejam resolvidos. Atualmente, o Serviço Social orienta a individualização da proteção legal, compreendida como assistência educativa adaptada aos problemas individuais. Conflitos sociais são manifestações das interações sociais dos grupos, podendo aumentar ou diminuir ou se desenvolverem atitudes de provocação ou de conciliação, mas é considerado como pivô das mudanças e das dinâmicas sociais, surgindo quando há necessidade de escolha em situação que podem ser consideradas sem solução. Muitos conflitos podem ser solucionados e evitados através de uma simples orientação e o Serviço Social tem como objetivo principal levar ao individuo o conhecimento de seus direitos e seus deveres. O Serviço Social tende ser um método preventivo e mediador dos conflitos sociais, pois ele buscar levar para a sociedade informações de como evitar certos conflitos seja ele familiar, sociais, culturais e etc.

Carandiru

Neste filme foram abordados temas como: a AIDS, tuberculose, as drogas, prostituição, homossexualismo, sarna, condições precárias no atendimento medico interno, o abandono de seus familiares, o tratamento igualitário, falta de higiene com aparecimentos de insetos, o racismo, a exclusão, a lei de sobrevivência ou do mais forte, o assassinato, o suicídio, mudança de caráter, sede de vingança, solidão, filhos que seguiram os mesmos passos do pai, foram contadas varias historias de vida, mas mesmo assim muitos procuraram serem companheiros, abrangendo também a religiosidade vinda pela dor, pelo sofrimento, pela perda de pessoas queridas, rebelião, politicagem e o descaso das autoridades.

Serviço social

O filme não aponta uma solução, mas ele abre um leque pra que nós imaginemos o quanto somos responsáveis por aquilo que aconteceu ali, porque aquelas pessoas que estão ali dentro não nasceram daquele jeito e um conjunto de fatos foi que levou a essa transformação. Ele oferece um olhar sobre um ponto de vista mais critico que fica escondido e que nós não conhecemos e a maior violência é a exclusão social. A maioria dos detentos já vem de grupos sociais marginalizados, sobretudo quando os excluídos da sociedade ativa por obra dos mecanismos do mercado de trabalho. A gente reclama de violência, mas a gente sabe que depende de nós essa inclusão, essa distribuição de oportunidades. A perda da liberdade e a restrição do espaço físico conduzem à barbárie, dentre os fatores que levam a corrupção nas cadeias, o principal são os baixos salários que os policiais militares, agentes penitenciários, médicos recebem. Não é difícil cair no mundo do crime estando dentro do regime penitenciário, mais difícil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com