TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA: TEORIA MONETÁRIA

Por:   •  12/4/2015  •  Resenha  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PUBLICA

MISDEYS CLAUDIO MARTINS

RESENHA CRITICA: TEORIA MONETÁRIA

São José da Laje – AL

2014

MISDEYS CLAUDIO MARTINS

RESENHA CRITICA: TEORIA MONETÁRIA

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Introdução a economia no curso de Bacharelado em Administração Publica do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, solicitado pela tutora: Manuela Ferreira de A. Lima.

São José da Laje – AL

2014

Resenha critica: Teoria monetária

De acordo com os textos estudados, teoria monetária é o nome que se da ao estudo do funcionamento do sistema monetário econômico.

        Para a realização deste estudo, a principal ferramenta dos economistas será a moeda, a parti da análise do seu comportamento no mercado financeiro. Podemos também considerar instrumentos da política monetária, as variáveis controladas diretamente pelo Banco Central, sendo assim, a política monetária vai procurar compreender a razão da falta, ou excesso da moeda com que a economia se depara de tempos em tempos.

        A parti da leitura dos textos política, monetária pode ser definido como, o controle da oferta de moeda e taxas de juros, para atingir os objetivos da economia global do governo.

O professor de economia Gregory Mankiw define moeda como “... O conjunto de ativos da economia que as pessoas usam regularmente para comprar bens e serviços de outras pessoas.”. Na economia moderna quem oferece moeda ao publico, são autoridades monetárias, como o Banco Central, para atender as necessidades dos agentes econômicos.

O Banco Central é o órgão responsável pela política monetária, seu objetivo é regulamentar o valor de moeda e credito, e as taxas de juros de acordo com o nível de atividade econômica. Atendendo as necessidades de transição do sistema econômico.

Existem basicamente dois tipos de moedas que circulam nas economias: moeda-mercadoria toma forma de uma mercadoria de valor em si mesma como exemplo deste tipo de moeda tem o ouro; e a moeda de custo forçado, aquela que não tem valor em si mesmo, para garantir a sua circulação é por meio de decreto governamental.

A partir deste estudo entende-se que, moeda é a que possui maior valor em relação a todas as outras formas de riqueza sob o aspecto financeiro, ou seja, é a forma, mas eficiente possível de ser convertida em um meio de troca da economia, que de acordo com alguns economistas são atribuídos três funções indispensáveis para que determinado bem seja caracterizado como moeda: construir um meio de troca; utilização como unidade de conta; e emprego como reserva de valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com