TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Do Livro Os Miseráveis Dentro Da Teoria Da Motivação De Maslow

Dissertações: Resenha Crítica Do Livro Os Miseráveis Dentro Da Teoria Da Motivação De Maslow. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  1.787 Visualizações

Página 1 de 3

Referência:

HUGO, V. Os Miseráveis. Adaptação de José Angeli. Rio de Janeiro: Coleção Reencontro Literatura - 3ª Edição, 2011.

Resenha Crítica: Os Miseráveis

Victor Hugo nasceu em 26 de fevereiro de 1802 e faleceu em 1885, na França. É considerado o principal nome do romantismo francês, e escreveu muitos poemas e romances lembrados até hoje. Sua obra supera seu tempo. Retrata com profundidade a condição humana e todos os níveis da sociedade, dos nobres aos excluídos. Seus personagens possuem vida própria, pois são capazes de denunciar a miséria, a falta de justiça e a necessidade de construir um mundo melhor.

Os Miseráveis, foi escrito em 1862 e é uma narração de caráter social em que o misticismo, a fantasia e a denúncia das injustiças formam uma trama complexa, onde descreve vividamente, ao tempo de condenação, a injustiça social da França do século XIX.

A história se inicia devido a uma necessidade básica do personagem que não estava sendo suprida, a fome, o que o fez furtar um pão e com isso, o levou à prisão. Onde sua segurança tanto física quanto psicológica eram completamente ameaçadas, além disso, não possuía nenhum tipo de amizade dentro da cadeia. Ele era considerado como escória da sociedade devido ao seu crime, não havia nenhum tipo autonomia na realização de suas tarefas, não recebia atenção e nem reconhecimento positivo da população. Isso acarretou em falta de realização pessoal, não havia da parte dele nenhum tipo de respeito ou orgulho próprio.

Porém, mesmo depois de tudo que ele passou, podemos tomá-lo como exemplo de que a motivação é um fator intrínseco. Pois mesmo tendo passado por todas essas necessidades, após a experiência que ele teve com o bispo, ele decidiu ser uma pessoa diferente, melhor. Quando fugiu novamente, ele foi suprindo cada necessidade até chegar ao ápice da pirâmide - como é proposto por Maslow, onde uma necessidade só é suprida após a de menor nível ser realizada. Mudou sua aparência, arranjou abrigo, alimentou-se, teve descanso, depois dessas necessidades básicas terem sido supridas, e ele mudou de identidade para se proteger da justiça, pois continuava como foragido. Com suas boas ações como Madeleine acabou se tornando um ser do âmbito social, prefeito da cidade, adorado e respeitado por todos. Recebia o reconhecimento, respeito e atenção da sociedade. Com isso, ele passou a se sentir melhor e a buscar sua auto realização. Esta só veio após ele ter conseguido cumprir sua promessa feita à Fantine, de que Cossette estaria a salvo com ele.

Este livro é, além de uma obra literária bastante conceituada em todo o mundo, um exemplo de que os fatores externos podem influenciar o comportamento do indivíduo, porém a questão da motivação parte de cada um. Foi mostrado, a situação do personagem principal antes e depois de ter suas necessidades básicas, de segurança, sociais, de estima e de auto realização, estas que são os fatores da pirâmide hierárquica de Maslow.

Seguindo o embasamento teórico de Maslow, é importante que o indivíduo tenha suas necessidades de cada nível supridas para que possa ir buscando sua auto realização. Trazendo isso para as organizações, um funcionário motivado é o que a empresa terá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com