TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Teoria Cientifica e Clássica

Por:   •  18/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha critica

TAYLOR, Frederick Winslow, Princípios da administração cientifica; 8. Ed – São Paulo; Atlas, 1990.

Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro norte-americano que introduziu o conceito da chamada Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo no começo do século XX e criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração. Taylor nasceu em 20 de março de 1856, em Germantown (que hoje faz parte da Filadélfia) no Estado da Pensilvânia – EUA.

        Nesta teoria o autor apresenta a teoria da administração cientifica, no qual ele nos mostra o cenário atual das empresas e como a administração pode melhorar a produção. Para isso ele mostra vários exemplos.

Taylor inicia sua abordagem com a preocupação de eliminar o desperdício e as perdas da indústria americana, em decorrência do trabalho, que por ser menos visível que perdas físicas acaba por ser negligenciado, utilizando para isso métodos e técnicas retirados da engenharia industrial. Para a utilização desses métodos Taylor utilizou técnicas que tinham como foco o operário, utilizando o estudo dos tempos e movimentos, a fragmentação de tarefas, tentando assim especializar o trabalhador.

Taylor acreditava que para combater essa ineficiência na produção era necessária administração. Para ele a administração era uma ciência, com normas e princípios definidos claramente, e que o objetivo principal dessa administração era assegurar o máximo possível de prosperidade tanto para o patrão como para o empregado. E essa prosperidade deveria ser não só grandes salario mais também desenvolvimento em todos os ramos, para que fosse permanente.

O autor argumenta que parece óbvio que a prosperidade do patrão está atrelada a do empregado e que esse deve ser o objetivo da administração, mas a maioria desses homens acreditavam que os interesse dos patrões eram opostos aos dos empregados. Eles não viam que esses interesses eram na verdade um único já que a prosperidade do empregador não existe sem a do empregado. Para isso é preciso dar ao trabalhador o que ele mais almeja -altos salários- e ao empregador também o que ele deseja - baixo custo de produção.

Taylor sente ainda a necessidade de abordar os prejuízos causados pela vadiagem no trabalho, ele exemplifica que nos esportes os atletas dão tudo de si para obter a vitória, e que esse comportamento não se reflete no trabalho. Ele argumenta que mesmo que esse funcionário se interessasse por produzir mais ele seria perseguido por seus companheiros, já que o salário era pago por peça independente de realizações individuais.

Taylor fala ainda que se fosse eliminada a “cera’’ e as várias causas do trabalho retardado ocorreria uma grande redução nos custos de produção o que por sua vez aumentaria os mercados, que por sua vez aumentaria a competitividade, removendo grande parte das dificuldades sociais, pois asseguraria melhores salários e menos horas de serviço diário. Mas esse fato só pode existir mediante a máxima produtividade.

Sendo assim Taylor apresenta três fatores principais das causas da vadiagem no trabalho. O primeiro como sendo o fato do empregado acreditar que um maior rendimento tanto dele próprio quanto da máquina resultara em desemprego para um grande número de empregados. Em segundo tem ainda o sistema defeituoso de administração que acaba por contribuir para que o empregado faça cera. E em terceiro o fato dos métodos serem ineficientes e empíricos, no qual o operário desperdiça grande parte do seu esforço.

Taylor também propõe que deve haver uma divisão de trabalho entre a gerencia e os trabalhadores, ele mostra através de exemplos que essa cooperação deve ser amistosa afim de dividir as responsabilidades do cotidiano, e obter o maior rendimento possível tanto dos homens quanto das maquinas nas oficinas. Com isso os trabalhadores obteriam melhores salários removendo todas as causas da ineficiência no trabalho.

Taylor ainda faz uma comparação entre a administração cientifica e o sistema de iniciativa e incentivo que era tido como o melhor na época, ele tenta mostrar através de uma serie de exemplos que a administração cientifica é superior. Para isso ele utiliza quatro princípios.

O primeiro chamado de princípio do planejamento consiste em desenvolver para cada elemento do trabalho individual uma ciência que substitua os métodos empíricos. Já o segundo que é o princípio da preparação dos trabalhadores, busca selecionar cientificamente depois treinar e ensinar o trabalhador que no passado escolhia seu próprio trabalho e treinava a si mesmo. O terceiro, princípio do controle consiste em controlar o trabalho para se certificar que o mesmo esteja sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos. O quarto, o princípio da execução consiste em distinguir as atribuições e responsabilidades para a execução do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com