TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: Teorias da Globalização

Por:   •  11/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  2.055 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA

IANNI, Octavio.; Teorias da Globalização. 9° Edição Rio de Janeiro 2001.

1 CREDENCIAIS DOS AUTORES

       Octavio Ianni formou-se em Ciências Sociais na faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USB, em 1954, logo após a formatura integrou-se o corpo de assistentes da faculdade, na cadeira de Sociologia I, da qual Florestan Fernandes era o Titular. Foi um pensador devotado á compreensão das diferenças sociais, das injustiças a elas associadas e dos meios de superá-las, participou da chamada escola de Sociologia Paulista, que traçou um panorama novo sobre o preconceito racial no Brasil.

        Suas principais obras são: Cor e Mobilidade Social em Florianópolis, (1960, em Colaboração), Homem e Sociedade (1961), Metamorfose do Escravo (1962); Industrialização e desenvolvimento Social no Brasil (1963);         Política e Revolução Social no Brasil (1965), Estado e Capitalismo no Brasil.

2 Resumo da Obra

        O tema é Teoria das Globalizações. Octavio Ianni desafia as ciências sociais, para o autor as ciências sociais sempre estiveram acostumadas a debater os limites entre Sociedade e Estado, havendo uma sociedade em cada Estado. Porem a sociedade Global não é uma sociedade em cada estado, a sociedade Global não é uma mera extensão da sociedade nacional. A sociedade nacional já estudada sob todos os aspectos continua a ser básica evidente e indispensável mesmo no âmbito internacional. Já a sociedade global contrapõe o autor a uma nova realidade original desconhecidas em suas múltiplas facetas e ainda carente de interpretações.

        Octavio Ianni ressalta que a sociedade nacional não da conta, nem empírica nem metodologicamente, nem histórica, nem teoricamente de toda a realidade na qual inserem indivíduos e classes, nações e nacionalidades culturais e civilazação.    

       O autor ressalta que a ciência deve progredir na mesma velocidade que o mundo avança. Porem as ciências sociais não sabe como lidar com essa nova realidade ou não evolui na mesma velocidade, falta criar e estabelecer um novo paradigma. A questão crucial para o autor é que não temos parâmetros para compreender a sociedade global, pois é uma realidade distinta. O autor coloca o problema, mas não propõe a solução. O fato é que o caminho esta aberto para as ciências sociais progredirem em busca da realidade que é a sociedade global surgindo na esteira da globalização. A compreensão do mundo atual apresenta muitos desafios para as ciências sociais que deve ser analisadas sobre outra ótica.

       Ianni sugere o recurso às teorias Marxistas e Weberianas para compreender esta nova realidade a sociedade global com teorias existentes. Para Ianni as ciências sociais têm que se desenvolver de forma mais rápida para poder abarcar e explicar as novas realidades, que estamos vivendo e que é coerente.

3 CONCLUSÃO DO RESENHISTA

        Através da leitura da obra de Octavio Ianni compreendemos os estudos sistêmicos e históricos que revelam claramente o empenho das ciências sociais no sentido de interpretar a realidade social, fatos coletivos , povos e nações , revelando formas de autoconhecimento mais ou menos sensíveis e minuciosos, destacando as condições e perspectivas de uns e outros situados e volantes nas configurações e nos movimentos da sociedade global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com