TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E TERCEIRO SETOR

Por:   •  12/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.413 Palavras (10 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 10

GUIA DIDÁTICO DO(A) ESTUDANTE

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E TERCEIRO SETOR

ESPECIALISTA RESPONSÁVEL:

HUGO JÚNIOR BRANDIÃO

Mestre em Administração Pública pela UFSC

e-mail: hugo@npd.ufes.br

VITÓRIA/ES

AGOSTO /2008


Prezado(a) estudante de Administração,

É com satisfação que apresento a disciplina Seminário Temático Presencial V – RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E TERCEIRO SETOR. Eu, Hugo Júnior Brandião, junto com as tutoras e os orientadores dos Cre@ads, sou o especialista responsável por levar até você o conteúdo e as reflexões a respeito do que é a Responsabilidade Social Corporativa, da atuação das Organizações Sociais que constituem o Terceiro Setor, elementos importantes na condução dos negócios empresariais atuais e nas diversas articulações dos componentes de nossa realidade.

Espero que você possa perceber a atuação das organizações empresariais no mundo atual, bem como as ações importantes das organizações sociais, tornando-se uma pessoa crítica e ativa na múltipla realidade que o envolve, permitindo sua intervenção no seu campo profissional e de participação na transformação da sociedade.


1. PLANO DA DISCIPLINA:

Informações Básicas:

Disciplina: Seminário Temático Presencial V – Responsabilidade Social Corporativa e Terceiro Setor

Código: EAD-05745

Carga Horária: 90 horas/aula

Créditos: 6

Especialista: Hugo Júnior Brandião

e-mail: hugo@npd.ufes.br

Ementa: A responsabilidade sócio-ambiental como valor estratégico para as empresas; projeção do valor para os clientes e demais partes interessadas; conceito e realidade das redes sociais: ênfase para as redes de compromisso social; apresentação de Atividades Temáticas referentes ao Módulo 1 – ano 3.

Objetivo Geral:

  • Possibilitar a compreensão do fenômeno da RSC a partir de sua contextualização histórica, seus indicadores e elementos constitutivos, bem como apresentar aspectos conceituais da gestão social e sua aplicação às organizações do Terceiro Setor.

Objetivos específicos:

  • Permitir aos alunos o entendimento do marco conceitual que orienta as práticas administrativas contemporâneas em organizações tradicionais e organizações voltadas para objetivos não lucrativos;
  • Possibilitar a compreensão da necessidade de tecnologias administrativas apropriadas às realidades organizacionais alternativas, em contextos voltados para objetivos distintos dos objetivos econômicos tradicionais;
  • Possibilitar o debate acadêmico sobre a ética empresarial e a responsabilidade social das organizações econômicas.

Conteúdo Programático:

  • Unidade 1 – Fundamentos da Gestão Social
  • Unidade 2 – Contexto Contemporâneo das Organizações Sociais
  • Unidade 3 – Terceiro Setor
  • Unidade 4 – Responsabilidade Social Corporativa

2. AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM:

A avaliação de aprendizagem será composta de três níveis, a saber:

  1. Nível I - Desenvolvimento das Atividades de Aprendizagem (50% do valor total da nota nível I). Ao final de cada unidade, será proposta 1 (uma) questão que deverá ser respondida e entregue aos orientadores presenciais, conforme prazo determinado na plataforma Moodle e no guia didático. A avaliação, neste nível, também abrange o acompanhamento do percurso do aluno (50% do valor total da nota nível I), avaliado pelo orientador presencial, de acordo com os seguintes critérios: foi pontual e assíduo nas atividades didáticas marcadas? Participou ativamente das atividades nos momentos de orientações? Participou e contribuiu significativamente das atividades dispostas na Plataforma Moodle? Demonstrou compreensão sobre o conteúdo estudado?

  1. Nível II - Prova presencial escrita
  1. Nível III - Seminário Temático

Tendo em vista facilitar o trabalho dos alunos no Seminário Temático V, estão sendo disponibilizadas três opções de trabalho final possíveis de serem feitas para obter a nota de nível III. Escolha entre uma delas e mãos à obra!

1ª opção: Faça uma investigação (espécie de estudo de caso) de uma Organização Não-Governamental (ONG) de seu município, verificando a ocorrência – ou não – das características apontadas por Alberto Guerreiro Ramos em seu conceito de isonomia (vide fascículo e referências complementares disponíveis no Moodle). Para isso, entreviste os dirigentes, colaboradores e, se possível, parte do público atendido pela

instituição que você escolheu. Nesta opção, você deverá incluir em seu estudo alguns tópicos, como os seguintes:

  1. histórico do ‘enclave’ (organização do terceiro setor de natureza isonômica) abordado;
  2. objetivos da organização;
  3. modo de funcionamento;
  4. desenho da estrutura;
  5. número de componentes;
  6. dificuldades encontradas;
  7. áreas que deveriam ser melhoradas (se possível, com a indicação de soluções para os problemas);
  8. aproximação (ou não) da realidade observada às características conceituais utilizadas para a análise (à guisa de considerações finais).

2ª opção: Verifique se alguma das pequenas e médias empresas de seu município desenvolve atuações que representem Responsabilidade Social Corporativa – RSC., através de entrevistas com gestores e trabalhadores. Escolha 5 (cinco) indicadores e ações encontrados e os compare com os indicadores do Instituto Ethos (vide fascículo e site do Instituto Ethos – http://www.ethos.org.br), descrevendo se há ou não a ocorrência da RSC na organização escolhida para análise. Faça uma apreciação crítica do que foi encontrado na pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (207.8 Kb)   docx (71.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com