TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO DE PORTO VELHO

Por:   •  20/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.018 Palavras (9 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 9

Francisco A. do Nascimento Sousa

Thiago de Lima Barreto

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO DE PORTO VELHO

PORTO VELHO/RO

2012

Francisco A. do Nascimento Sousa

Thiago de Lima Barreto

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO DE PORTO VELHO

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina Ética e Responsabilidade Social do curso de Graduação em Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

Orientador: Prof. MSc. Marcos César dos Santos

PORTO VELHO/RO

2012

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO................................................................................................04
  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA............................................................................05
  2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA.................................................................05
  3. JUSTIFICATIVA..............................................................................................05
  4. OBJETIVOS.....................................................................................................05
  1. GERAL.......................................................................................................06
  2. ESPECÍFICOS............................................................................................06
  1. REFERENCIAL TEÓRICO.............................................................................06
  2. METODOLOGIA.............................................................................................06
  3. CRONOGRAMA..............................................................................................08
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................09

ANEXO A – DOCUMENTO DE AUTORIZAÇÃO DA EMPRESA, ETC

ANEXO B – QUESTIONÁRIOS DE PESQUISA.

1.   INTRODUÇÃO  

        

        A Aeronáutica Brasileira, mais conhecida como Força Aérea Brasileira, caracteriza-se como uma organização pública de natureza militar. É subordinada diretamente ao Ministério da Defesa, fazendo parte do Poder Executivo.

         Possui como atribuições e responsabilidades a defesa aérea nacional, principalmente das regiões de fronteira, e o controle do espaço aéreo civil e militar.

        Basicamente, a Força Aérea Brasileira se divide em duas frentes: a primeira, mais militarizada, destina-se a prover e manter as aeronaves militares com o intuito de impedir e combater a entrada de aeronaves não autorizadas no país, principalmente aquelas utilizadas no trafico internacional de drogas. A segunda frente destina-se ao controle do espaço aéreo civil e militar, atuando tanto em torres de controle de aeroportos como em equipamentos como radares de rota, equipamentos meteorológicos e de comunicação terra-ar.

        A organização do controle do espaço aéreo brasileiro tem como gerenciador o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), situado na cidade do Rio de Janeiro, a quem cabe a confecção de todas as normas e padronizações, adequando o controle do espaço aéreo brasileiro de acordo com as normas internacionais exigidas.

        Como órgãos auxiliares do DECEA, temos os Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Trafego Aéreo: Cindacta I (Brasília), Cindacta II (Curitiba), Cindacta III (Recife) e Cindacta IV (Manaus).

        Cada Cindacta é responsável por dezenas de Destacamentos, situados principalmente nos aeroportos das grandes capitais, mas também em locais longínquos como São Gabriel da Cachoeira (Amazonas) e Santa Maria (Rio Grande do Sul).

        Esses destacamentos são chamados órgãos de execução e sua função é oferecer diretamente à sociedade serviços tais como: serviço de informações aeronáuticas (AIS) responsável pelo recebimento dos planos de vôo civis e militares; serviços meteorológicos de temperatura, umidade, direção e velocidade do vento, etc., serviços de busca e salvamento (SALVAERO) atuando na busca de aeronaves; controle das aeronaves em solo, decolagem e aterrissagem. Esses serviços são prestados 24 horas por dia, 365 dias no ano, pois são imprescindíveis para a segurança dos passageiros, da tripulação e também da sociedade.

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA:

         

        O enfoque desta pesquisa centra-se no estudo da prestação dos serviços do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Porto Velho para a sociedade.

1.2  FORMULAÇÃO DO PROBLEMA:

Como seria no caso de paralisação total de seus serviços?

Até que ponto a interrupção total nos serviços afetaria a sociedade no seu direito de ir e vir?

Até que ponto a segurança da sociedade estaria ameaçada pela negligência de seus profissionais na prestação de um serviço inadequado?  

1.3 JUSTIFICATIVA:

        

        Temos visto nos últimos meses, através dos meios de comunicação, inúmeras greves na área de segurança pública, onde policiais militares das forças auxiliares deflagram greves aterrorizando a população com a falta de segurança pública nas ruas.

        Em estados como Ceará, Maranhão, Piauí, Bahia e Rio de Janeiro, a insegurança generalizada impediu que membros da sociedade tivessem garantido o seu direito de ir e vir. Nesses locais a Força Nacional de Segurança e o Exercito foram chamados para garantir a lei e a ordem e fizeram por dias a função da polícia.

        Fazendo uma singela comparação, e se a Força Aérea Brasileira, em desacordo com o que preceitua a Constituição Federal, também decidisse parar em apenas alguns desses destacamentos de controle do espaço aéreo. Quem os substituiria? O Brasil estaria pronto para enfrentar uma crise desta magnitude? E os transtornos gerados à sociedade que também teria o seu direito de ir e vir tolhido?

1.4 OBJETIVOS:

                

                O objetivo desse trabalho é demonstrar a importância dos serviços de controle do espaço aéreo de Porto velho à sociedade, garantindo-lhe o seu direito de ir e vir com segurança, bem como a falta de ética de seus profissionais no caso de rompimento de qualquer um de seus serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com