TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RETENÇÃO DE CONHECIMENTO: NOVOS DESAFIOS DO MERCADO NOS DIAS ATUAIS

Por:   •  5/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.743 Palavras (15 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO

O presente trabalho pretende demonstrar a importância da retenção de conhecimento por parte das empresas e as dificuldades inerentes ao desenvolvimento deste processo.

Para tanto, o trabalho contará com cinco capítulos apresentados da seguinte forma:

 Introdução: Onde será contextualizado o problema e apresentado os principais objetivos que do mesmo;

 Metodologia: Onde será apresentado o “problema” a ser respondido pelo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – no caso: “Como preservar o conhecimento na empresa?”, além da forma de pesquisa a ser utilizada;

 Estudo da Arte: Onde será apresentado um histórico dos pensadores no tema, além de um direcionamento de onde o trabalho quer agregar conhecimento no tema em questão;

 Métodos de minimização de perdas de conhecimento: Onde serão apresentados métodos já consagrados no mercado que podem ser utilizados para minimizar essas perdas. Basicamente serão apresentados quatro métodos: (i) Retenção de Talentos (tentativa de manter o funcionário na empresa), (ii) Disseminação de Conhecimento (manutenção todos os funcionários cientes do que ocorre na empresa e trocando informações constantemente), (iii) Padronização de processos (manutenção de todos os processos catalogados e padronizados) e (iv) Registro de ocorrência (criação de um registro de todas as ocorrências atípicas da empresa e suas soluções);

 Conclusão: Onde serão apresentadas as principais conclusões do trabalho, tem-se como principal ponto que o processo de retenção de talentos é um processo contínuo e que deve ser analisado como primordial para o desenvolvimento da empresa e manutenção da mesma em um posto de destaque.

PALAVRAS CHAVES

 Gestão;

 Padronização de Processos;

 Recursos Humanos;

 Retenção de Conhecimento.

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 3

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO 3

1.2 OBJETIVO 3

2. METODOLOGIA 4

3. ESTUDO DA ARTE 5

4. MÉTODOS DE MINIMIZAÇÃO DE PERDAS DE CONHECIMENTO 7

4.1 RETENÇÃO DE TALENTOS 7

4.2 DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO 12

4.3 PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS 13

4.4 REGISTRO DE OCORRÊNCIAS 14

5. CONCLUSÕES 15

BIBLIOGRAFIA 15

1. INTRODUÇÃO

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO

Hoje em dia, o mundo encontra-se na era da informação, com o advento da tecnologia qualquer assunto está à disposição.

Com uma simples procura no GOOGLE encontra-se milhões de resultados para qualquer busca. Exemplo: Ao procurar a palavra informação teremos mais de 182 milhões de respostas.

Por outro lado, a educação brasileira decai anualmente (MAOP, 2015), isso ocorre porque a facilidade de informação não se transforma em aumento do conhecimento.

Enquanto informação é apenas a transmissão de dados, o conhecimento é a habilidade de juntar as informações em “coisas” uteis, em diferencias.

Partindo-se desse cenário, e somando-se as variáveis do mundo corporativo atual como aumento da tecnologia e globalização das empresas, entende-se que o Conhecimento (junto com outros ativos intangíveis) é hoje o grande diferencial competitivo do mercado.

Mas, diferente das tecnologias e máquinas o conhecimento não pode ser comprado e armazenado no patrimônio da empresa, o conhecimento é inerente ao ser humano e só pode ser obtido por ele e através dele.

Nesse sentido, entender como reter os conhecimentos dentro da empresa, garantindo que a entrada e saída de funcionários não comprometerão os resultados da companhia, é a chave para a manutenção da empresa no mercado.

1.2 OBJETIVO

O objetivo desse trabalho é dar apoio as empresas nessa retenção, garantindo a menor perda de conhecimento possível em casos de perda de funcionários chave.

Entende-se por funcionários chaves, as pessoais com conhecimentos relevantes a necessidade da empresa.

Para a empresa conseguir a retenção desse talento, ele precisa de Estrutura. Nesse trabalho focaremos em alguns exemplos de medidas minimizadores de perdas que deverão constar na estruturação da empresa, como:

 Manutenção dos funcionários – Manter os funcionários na empresa;

 Repasse de conhecimento constante – Manter uma política de repasse de informação;

 Padronização de processos – Manter os processos padronizados e estruturados;

 Registro de ocorrência – Manter um registro das ocorrências atípicas que aconteceram e das soluções encontradas.

Espera-se que com a utilização dessas medidas a empresa conseguirá minimizar a sua perda de conhecimento e garantir a continuidade dos seus processos, independente da saída de funcionários chave.

A utilização da palavra “minimizar” vem do entendimento que é impossível evitar as perdas, é possível apenas diminuir o impacto das mesmas.

2. METODOLOGIA

A pesquisa será do tipo: Aplicada. Pretende-se responder a questão: “Como preservar o conhecimento na empresa?”, sendo esse um problema concreto do mundo corporativo.

Quanto ao meio utilizado será basicamente o Bibliográfico, já que serão utilizados artigos, teses e demais textos sobre assuntos similares aos pesquisados.

As técnicas de coleta serão: análise de conteúdo e internet. No caso de internet, principalmente páginas de artigos e sites de faculdades, onde é possível baixar dissertações e TCC sobre temas similares.

Apresenta-se abaixo, um resumo das atividades a serem realizadas:

 Analisar o Estudo da Arte;

 Pesquisar empresas com área de Gestão de Conhecimento estruturada;

 Desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com