TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Taylor E Fayol Dias Atuais

Dissertações: Administração De Taylor E Fayol Dias Atuais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 2

Mercado de Refrigerantes – Principais Características

Os refrigerantes são bebidas industrializadas, não-alcoólicas, carbonatadas e com adição de aromas. Produzidos a partir da mistura da água com concentrados aromatizados e açúcar ou adoçante, podem ser encontrados nos sabores cola, guaraná, laranja, limão, uva, framboesa, canela, entre outros. Tais produtos são de baixo valor agregado e não são considerados itens de primeira necessidade.

No Brasil, os refrigerantes mais vendidos são os de sabor cola (50,9%), seguido do guaraná (24,5%). Os demais sabores juntos representam 24,6% na preferência dos consumidores; e os refrigerantes diet e light, cerca de 8,5% do total. O guaraná, por suas propriedades energéticas, é um produto muito popular, principalmente entre o público de faixa etária mais jovem.

O processo de produção de refrigerantes utiliza como principais matérias-primas o concentrado (de Coca, guaraná etc.), a água, o açúcar e o gás carbônico. Todos esses insumos são produzidos nacionalmente por fornecedores locais. A água sofre um tratamento para obtenção das condições de pureza necessárias, mediante a eliminação dos sais minerais e a filtragem das impurezas. Após esse processo, é misturada ao açúcar já previamente tratado – no caso de refrigerantes diet, aos adoçantes artificiais – formando um xarope, que passa por um processo de filtragem a quente e esfriamento, para, então, receber o concentrado e os sabores. O gás carbônico é injetado na mistura para produzir a carbonatação. Imediatamente após a carbonatação, a mistura é engarrafada.

Além desses insumos, para a distribuição do produto aos consumidores incorrem ainda os custos de empacotamento, que abrangem os gastos com as garrafas de vidro, garrafas PET, latas de alumínio e de aço, filme plástico (embalado a vácuo e esticado), rótulos de papel, lacres de plástico, rolhas metálicas e papelão.

Panorama Internacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com