TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISÃO TEÓRICA Administração Geral

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 8

2 REVISÃO TEÓRICA

2.2 Administração Geral

Segundo Caravantes (2005, p.385): administração “é o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais”.

A Gestão é/ou Administração pode ser entendida e definida como uma série de situações realizadas por meio de vários recursos como as ferramentas  tecnológicas, financeiros, materiais, humanos, sociais entre outros, com o objetivo de chegar a um determinado propósito, tendo como a finalidade a execução de processos básicos no planejamento, direção, organização, e controle, independente da atividade social da organização.

“Administração é como a arte de conseguir que as coisas sejam feitas por meio das pessoas”. Follet apud Caravantes (2005, p.385),

2.3 Planejamento e execução de ferramentas no Recursos Humanos                              

No cenário atual econômico brasileiro e mundial e o desenfreado crescimento dos níveis de exigências da sociedade, vem motivando empresas a avaliarem suas metas, posturas em relação ao ambiente na briga pelo crescimento e sobrevivência no qual se encontram. Contudo, as instituições e organizações buscam melhorar sua qualidade de seus produtos e serviços buscando a satisfação de seus clientes externos e melhor relacionamento com seu público interno que esta ligada diretamente ao processo.

Consequentemente, estudos constantes e pesquisas acadêmicas e cientificas envolvendo temáticas relacionadas à gestão e/ou administração de pessoas nas organizações ganha espaço e grande importância nas áreas de estratégicas e qualidade de pessoas.

Segundo Gubman (2004), a visão atual sobre a estratégia e o planejamento de Recursos Humanos  é apresentada como a área dê conta da atração, provimento e retenção de pessoas; do alinhamento, mensuração e remuneração alinhada com o desempenho  da organização e dos empregados; e controle de investimentos de pessoas conforme as demandas internas e externas da organização.

Para o Recursos Humanos desenvolverem trabalhos que gerem expectativas, é necessário avaliar e criar situações que amplie a possibilidade do pessoal conhecer no negócio e propiciar condições para participar do planejamento estratégico da organização. Contudo, os gestores em geral, deverão investir na gestão das pessoas, com treinamentos, capacitações, segurança do trabalho, salários e muito mais, mantendo supervisão com suporte da área de Recursos Humanos e os administradores “Gestores”.

O Planejamento de Recursos Humanos atua na gestão de planejamento e desenvolve trabalhos para garantir que a empresa e/ou organização possui a quantidade correta de mão-de-obra, sendo capaz de concluir tarefas necessárias para a execução e realização dos objetivos organizacionais. A importância do Recursos Humanos no papel estratégico das organizações é fundamental  no meio empresarial,  destacada-se nas pesquisas acadêmicas e cientificas.

Atualmente, tem-se discutido as estratégias de aperfeiçoamento de forma geral para as situações estratégicas, pois estratégias bem definidas fazem com que as organizações tenham vantagens competitivas:

Pessoas não fazem somente parte da vida produtiva das organizações. Elas constituem o princípio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos, inovam, criam, recriam contextos e situações que podem levar a organização a se posicionar de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada com clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral (DAVEL & VERGARA, 2001, p.31).

As organizações buscam adaptar-se aos ambientes cujas mudanças têm ocorrido de forma agressiva e com uma velocidade inexplicável. No contexto atual, político, econômico, tecnológico e social em que prevalece um ambiente de incertezas e mudanças, além da competição no mundo dos negócios, as organizações e/ou empresas, vem constantemente  buscado esforços para alcançarem a excelência organizacional.

Empresas bem-sucedidas serão aquelas capazes de transformar estratégia e ação

rapidamente, de gerenciar de maneira inteligente e eficiente, de maximizar o compromisso e a colaboração do funcionário e de criar condições para uma mudança consistente (ULRICH, 2000, p. 39).

2.2 Planejamento estratégico em Recursos Humanos: Ferramenta eficaz para  auxilio aos gestores.

O planejamento estratégico em Recursos Humanos é importante para qualquer organização obtenha um grande sucesso e alcance seus objetivos para manter-se competitiva no mercado, fatores indispensáveis são a elaboração de uma estratégia organizacional. Isso esta no contexto da presença dos administradores e gestores de Recursos Humanos é fundamental, pois esta área é que contribui para o alcance dos objetivos corporativos e busca atender às necessidades dos colaboradores.

O planejamento estratégico em Recursos Humanos é elaborado para que através dessa ação a empresa poderá garantir as ações voltadas para a gestão com a estratégia de negócio da organização, consequentemente, com o alcance dos resultados.  Não possui um tempo certo para a elaboração de um planejamento estratégico de Recursos Humanos, pois, depende de cada organização. As organizações mais atualizadas e preocupadas em obter crescimento desenvolve o quanto antes o planejamento e é colocado em pratica para um melhor aproveitamento do pessoal e dos serviços prestados por eles. O período gasto na estruturação planejamento estratégico também irá variar de acordo com o nível de conhecimentos e  metodologias usadas pelo gestor. Segundo informações encontradas, as organizações fazem a elaboração desses trabalhos “planos e/ou projetos” no quarto trimestre de cada ano, pois devem sempre observar os dados contidos nas ferramentas digitais como banco de dados para as tomadas de decisões. É de suma importância destacar que mesmo os planejamentos plurianuais devem ser revistos periodicamente sendo de escolha do gestor para verificar seus objetivos, para que possam ser adequados junto às variações do mercado e à conjuntura da própria organização. No processo de planejamento estratégico temos as ferramentas que são fundamentais para tomada de decisões, mais devem sempre estar presentes o gestor geral, diretoria e gestor de Recursos Humanos com todos os demais profissionais, assim formando uma equipe multidisciplinar com ato nível de desempenho no quesito planejamento.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (147.4 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com