TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVOLUÇÃO NA INTERAÇÃO DO CORPO HUMANO COM A TECNOLOGIA

Por:   •  6/9/2017  •  Artigo  •  2.793 Palavras (12 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

REVOLUÇÃO NA INTERAÇÃO DO CORPO HUMANO COM A TECNOLOGIA, E O DIFERENCIAL COMPETITIVO COM O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS

Ivo Pedro Gonzalez Junior

Fábio Madureira Garcia

RESUMO

O Principal objetivo deste artigo é demonstrar interação do corpo humano com a tecnologia, e o diferencial competitivo alcançado com o uso de novas tecnologias. É através de um equipamento conhecido como “lousa interativa”, recurso esse que permite a integração de diversas técnicas em um único instrumento, onde a principal característica é a interatividade com a tecnologia, com isso dinamizando o uso de sistemas informatizados, viabilizando um ganho em atratividade e produtividade. Por outro lado nos deparamos com uma das maiores barreiras encontradas hoje na aplicação de novas tecnologias, os altos valores. A base de estudo está focada inicialmente no projeto desenvolvido por Johnny Chung Lee, que consiste na utilização de controles do vídeo-game Nintendo Wii e de uma caneta com infravermelho, ligados a um a computador com Bluetooth e projetor multimídia, tornando possível a interação direta com o computador e software aplicativos, tornando a lousa um equipamento de interação, portátil, de fácil instalação e com um custo baixo. Trazendo mais produtividade e atratividade para reuniões, palestras, apresentações e salas de aula.

Palavras-chave: Lousa interativa, Interatividade, Novas Tecnologias, Redução de Custos e Vantagem Competitiva.

INTRODUÇÃO

Quando deparamos com os avanços tecnológicos dos últimos anos, Letras, livros, quadro de giz, TV, computador, internet, DVD, quadro digital, e mais uma enorme diversidade tecnológica, que inventadas em um passado não muito distante, ou até mesmo nos dias de hoje, na sociedade do conhecimento, vemos o quão rápido estão às mudanças no mundo.

No decorrer da história, as invenções vão surgindo e sendo assimiladas ou criticadas pela finalidade e utilidade. Mas, não é bem assim. Ao pararmos para analisar, um quadro verde com giz, o lápis e o papel, um livro, também são recursos tecnológicos, pois como qualquer outro ferramenta que auxilie a interação do ser humano com seu meio, todos os dispositivos citados acima são valiosos recursos tecnológicos de comunicação.

Diante disso nos deparamos com o enorme aumento da utilização de lousas interativas, e diversos seguimentos do mercado têm investido neste recurso tecnológico.

Como toda invenção e novos recursos tecnológicos, ao serem disponibilizadas para o mercado, as lousas interativas ainda tem um elevado custo, o que impede ou inviabiliza a utilização de tal ferramenta.

Pensando nesse desafio que a base principal desse estudo esta focada inicialmente no projeto desenvolvido por Johnny Chung Lee, que consiste na utilização de controles do vídeo-game Nintendo Wii e de uma caneta com infravermelho, ligados a um computador com Bluetooth e projetor multimídia, tal recurso recebe o nome de lousa interativa, e tem como aplicação básica o controle do ponteiro do mouse de um computador, onde projetada sobre uma superfície com auxilio de um projetor multimídia, e um controle Wii, e de softwares de controle educacionais, permitirá ao usuário escrever, manipular objetos interativos, realizar apresentações dinâmicas e desenhos.

ARQUITETURA, COMPONENTES E FUNCIONALIDADE

Esse estudo possui um impacto positivo para a sociedade, aumentando a oportunidade de integração a recursos tecnológicos que antes eram de difícil acesso devido aos elevados custos, passando a serem popularizados e viabilizados economicamente, possibilitando a inserção da tecnologia de última geração as, salas de aula, laboratórios, auditórios, entre outras possibilidades de aplicação, devido à simplificação do projeto, e por um custo bem inferior do que as telas interativas que estão hoje no mercado.

A lousa interativa proposta, funciona inicialmente com componentes simples, um projetor multimídia, convencional que projeta a imagem de software e apresentações em qualquer superfície, tais como paredes, quadros brancos, no chão ou teto, e que através de uma caneta emissora de infravermelho interage com um controle de vídeo game Nintendo Wii. A área de imagem projetada é mapeada permitindo a identificação e localização dos movimentos da caneta infravermelha. Tais movimentos são captado pelo controle Nintendo Wii, que conectado ao computador através do Bluetooth, passando a ser identificado e controlado por um software e traduzidos, indicando ao sistema operacional as intenções do usuário.

O que diferencia a lousa interativa de baixo custo da lousa interativa convencional comercializada é sua vantagem em ser portátil flexível e com um custo acessível.

Principais Componentes

A primeira visão que se tem é de que a lousa interativa é uma tecnologia complexa e difícil de utilizar. A proposta é justamente demonstrar a facilidade e simplicidade da lousa interativa de baixo custo. Na figura 1 vemos o principio do funcionamento da lousa interativa, que é composto inicialmente por um dispositivo emissor de infravermelho (1), produz um ponto de luz infravermelha que permite a detecção de sua posição ao ser “clicada” pelo usuário, tendo essa posição traduzida pelo Wiimote (2), que e devidamente posicionado, monitora a tela através de sua câmera infravermelha e envia dados via bluetooth para o computador (3), que por sua vez esta conectado ao computador e recebe os dados traduzidos pelo Wiimote e envia ao software de controle, onde é feito a devida calibração, e a partir disso, controla o ponteiro do mouse, movimentando de forma adequada na tela projetada (5).

Pode ser utilizado um projetor de multimídia (4) ou uma TV de 32” para a utilização da lousa interativa. A utilização do projetor multimídia da uma maior sensação de que esta se utilizando um quadro digital, onde estamos realmente riscando a tela.

Figura 1: Princípio de funcionamento da lousa interativa

[pic 2]

Receptor de sinal Wiimote 

A simulação de uma lousa interativa ocorre inicialmente pela utilização de um elemento já disponível no mercado o Wiimote, um controle remoto de vídeo game fabricado pela Nintendo, chamado Nintendo Wii. O controle é responsável pela captação dos movimentos realizado em frente ao quadro, TV ou projeção, através da câmera de infra vermelho existente no controle, e os movimentos são traduzidos pelo acelerômetro no interior do controle, dando as direções, de movimentação, conforme visto na Figura 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (333 Kb)   docx (378 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com