TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REsenha Custos Logisticos

Por:   •  15/7/2019  •  Resenha  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

Como evidenciado no artigo, o estudo da Logística é importante pelos seus custos, gerando oportunidades em otimizá-los e aperfeiçoando o processo logístico.

Anteriormente, a Logística era conhecida como uma atividade para prestar apoio, o que vem sendo modificado nos dias atuais para uma atividade estratégica, como comprovado em vários estudos, mostrando que movimenta porcentagens relevantes do PIB em diversos continentes e países.

O artigo conceitua Custos Logísticos desde a Logística de Abastecimento, passando pela Logística de Planta, até chegar à Logística de Distribuição.

O presente estudo, inicialmente, mostra ter grande relevância, pois pretende ordenar informações sobre custos logísticos para ajudar a tomada de decisões gerenciais. No entanto, autores do artigo em questão informam que, por questões práticas, existe uma dificuldade na associação de custos nas cadeias de abastecimento, produção e distribuição. Além disso, os autores enfatizam que a literatura para o estudo sobre custos logísticos é escassa, pois muitas vezes são setorizadas.

De maneira resumida, os autores descreve que a Logística Integrada deveria minimizar os custos totais e alcançar um nível desejado de serviço ao cliente.

Entretanto, foram mostrados exemplos no presente artigo que existem diversas situações em que os resultados são específicos para cada situação exposta.

O autor estabeleceu um framework da seguinte maneira: (1) embalagens e dispositivos de movimentação; (2) manuseio e movimentação de materiais no suporte às fábricas; (3) armazenagem e (4) transporte. Também montou uma matriz entre elementos e operações físicas e cadeias logísticas, incluindo vários macroprocessos.

Mas o interesse principal do autor é utilizar a matriz para uma visão da Logística Integrada, e não estudar cada elemento de forma destacada. Deve-se reconhecer os efeitos dos trade-offs tentando otimizar o custo total logístico de acordo com cada cliente ou empresa.

Conforme conclusão do autor do artigo, para se medir a eficiência em Logística é necessário saber os processos e fluxos logísticos e identificar e mensurar os custos logísticos associados a cada um.

O autor sugere que seja utilizada a estratégia apresentada por ele neste artigo para ajudar os gerentes nas tomadas de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com