TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recutamento e seleção

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1- Relatório

Recrutamento e Seleção vêm sendo realizado há muito tempo nas organizações. A área de Recursos Humanos atua como STAFF ou consultoria interna junto o departamento para desenha o perfil de uma vaga. As empresas estão cada vez mais em buscar de profissionais qualificados para atuarem em atividades especificas. Em 1983, Chaviento efetuou a definição de Recrutamento e Seleção de candidatos de maneira simples, segundo ele trata-se, `` Escolha do homem certo para o cargo certo´´.  

Recrutamento é o sistema de informações que visa atrair candidatos qualificados dos quais serão futuros funcionários da organização. Segundo Ribeiro (2005, p. 52), “recrutamento trata-se de um trabalho de pesquisa junto às fontes capazes de oferecer à organização um número suficiente de pessoas”.

A Seleção é a escolha de funcionários com objetivos de manter ou aumentar a produtividade. De acordo com Orlickas (2001, p. 22), a seleção tem o objetivo de pesquisar, suprir e identificar profissionais qualificados que colaborem para a superação do resultado, como o aprimoramento e a realização pessoal. A seleção é parte de um sistema mais amplo, na maioria das empresas subordinado a área de recursos humanos, sempre com foco na atração dos melhores profissionais do mercado.

 O Recrutamento e Seleção começam quando surge necessidade de preenchimento de uma vaga ou mais, o setor responsável recebe o perfil e a qualificação necessária para o preenchimento.

As formas de recrutamento dentro da empresa podem ser tanto internos, externos e mistos:

Recrutamento externo: Consiste em buscar de fora da empresa, através de anúncios na internet em jornais, revistas ou indicação de algum funcionário. Chiavenato (2006, p. 116) introduz “sangue novo” na organização, talentos, habilidade e expectativas. Aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos e destrezas. Renova a cultura organizacional e a enriquece com novas aspirações.

                                                                                                                                                                 

                                                                                                                                     

Recrutamento Interno: Consiste buscar candidatos dentro da empresa, através de anúncios em cartazes espalhados em lugares de maior circulação pelos funcionários, jornal eletrônico, e-mail dos colaboradores. Segundo Bohlander, Scott e Sherman (2005, p. 76) relatam que o preenchimento de determinada vaga por alguém de dentro da empresa dependerá da disponibilidade do pessoal, das políticas da gestão de pessoas e dos requisitos a serem preenchidos.

Recrutamento Misto: Consiste em buscar candidatos tanto externo e interno, ou seja, dentro ou fora da empresa.

. Segundo Araujo (2006, p. 34) existe três possibilidades de proceder ao recrutamento e seleção de forma mista que são: “Começando pelo recrutamento externo, passando para o recrutamento interno, chegando à seleção; começando pelo recrutamento interno, passando para o recrutamento externo, chegando à seleção; começando pelos recrutamentos interno e externo, simultaneamente, chegando à seleção”.

A maneira como o recrutamento e seleção vêm evoluindo facilita o trabalho de gestão de pessoas, mais também os candidatos que não se limita em procura empregos somente em anúncios em jornais, revistas ou por indicações os candidatos externos e internos possuem o auxilio da internet essa evolução tecnológico diminuem distancia entre as pessoas encurto tempo.

Existir vantagens e desvantagens em todos os processos de recrutamento, no plano externo, plano interno e misto devendo ser adotado o que mais adequa a necessidade cultural a ética deve estar em conjunto no processo da organização.

Histórico da Empresa

Interfile Business Process Outsourcing, fundada em 1991, terceirizando a guarda de documentos para um grande banco internacional, rapidamente outras empresas de diferentes segmentos procuraram a Interfile para guarda as caixas de arquivos, em 1996 foi criado um serviço de gestão individual que passou a ser deu principal foco. Hoje em dia é umas das empresas mais preparada para liderar seu segmento.

Empresa: Interfile Business Process Outsourcing

Localização: Avenida Paulo Ayres, 40 – Parque pinheiros – Taboão da Serra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com