TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rosa,Elenice Santos. Recutamento E Seleção De Pessoal: Quais As Vantagens Deste Processo Para Uma Organização

Pesquisas Acadêmicas: Rosa,Elenice Santos. Recutamento E Seleção De Pessoal: Quais As Vantagens Deste Processo Para Uma Organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  872 Visualizações

Página 1 de 7

Autor/relator: Cláudia Rejane Batista de C. Morais/Nathannael Eugenio Furtado Melo.

Interessado: Prof. Janna Érica Oliveira

Assunto: Avaliação psicológica a partir da Testagem com H-T-P, PALOGRAFO e QUATI

Sujeito Avaliado: N.E.F.M

Introdução

Este relatório trata-se da testagem psicológica realizada com o sujeito N.E.F.M, 24 anos, sexo masculino, estudante de ensino superior Curso Bacharel em Psicologia, a partir dos testes H-T-P, PALOGRÁFICO e QUATI, todos os testes de personalidade, sendo os dois primeiros teste projetivos e o ultimo de autorrelato. Esta testagem teve por objetivo aula pratica a ilustração de um caso real para os alunos do 6º período do Curso de Psicologia da Faculdade Santo Agostinho.

O teste H-T-P foi aplicado no dia 21 de Março de 2014, a aplicação do teste Palográfico ocorreu dia 01 de Abril e o QUATI dia 11 de Abril com o consentimento do sujeito descrito acima, a partir do consentimento informado. Assim, foi explicado (Rapport) ao testando os procedimentos para realização da testagem, e a sua finalidade o ambiente de testagem se caracterizou da seguinte forma: iluminação adequada, temperatura agradável, porém havendo barulho externo, promovendo considerável desconcentração do testando (dados considerados para avaliação da fidedignidade). O testando estava implicado na resolução do teste não demonstrando resistência para a realização do mesmo, porém não teve nenhuma reação ou demonstração com relação se acreditava ou não no funcionamento do teste, mesmo após o rapport ter sido concluído e no decorrer da testagem.

É necessário ressaltar que o presente relatório não pode ser considerado como avaliação psicológica propriamente dita, logo que faltam muitos dados para validar as hipóteses tais como, entrevistas, observações sistemáticas e outros instrumentos. Com isso certo, deixando este documento sem valor como avaliação psicológica do sujeito.

Sendo que foram feitos três tipos de testes e cada tipo com sua descrição o H-T-P Técnica Projetiva explorando como a pessoa experiência sua individualidade em relação aos outros e ao lar, estimula à projeção de elementos da personalidade e situações de conflito, o Palográfico é uma Técnica Projetiva técnica expressiva de avaliação da personalidade muito utilizada em processos de seleção de pessoal, psicodiagnóstico, consultorias, psicotécnicos, entre outros, apresenta dados de ritmo e qualidade de trabalho, fatigabilidade, inibição, depressão, temperamento, constituição tipológica, QUATI de autorrelato avalia a personalidade a partir de escolhas situacionais: atitudes conscientes e funções (psicológicas) inconscientes.

Logo esclarecido os aspectos mais relevantes, este documento se apresenta a seguir a partir da seguinte estrutura: desenvolvimento, onde se encontram a descrição da testagem e as observações gerais sobre a mesma. Conclusão, onde se apontará uma breve avaliação e hipóteses do funcionamento do sujeito a partir dos resultados dos testes.

Desenvolvimento

Datas de aplicação de cada teste:

21/03/14: aplicação dos testes H-T-P

01/04/14: aplicação do teste Palográfico

11/04/14: aplicação do teste QUATI

A primeira aplicação aconteceu com o teste H-T-P, por ser um teste mais extenso ocorreu em duas sessões, um para aplicação com um componente da dupla, na segunda sessão ocorreu à aplicação com o outro componente, e também por ser mais lúdico, promovendo uma maior implicação do testando na resolução da tarefa proposta.

O teste é composto por um caderno com perguntas (inquérito posterior) e três folhas em branco a4 para que o testando possa produzir seu material lúdico ( desenhos: casa, arvore e pessoa). Primeiramente estabeleceu-se o rapport para explicação de como deveria ocorrer a testagem e para explicação do objetivo do teste e possíveis esclarecimentos de duvidas que surgissem por parte do testando dessa forma solicitando-se para que o sujeito desenhasse uma casa, da melhor maneira que soubesse fazer enfatizando que pode ser a casa que quisesse, que ele levará o tempo que precisar e que não precisa ser um desenho perfeito, mas que seja feito da melhor maneira possível. Iniciou-se a testagem pelo primeiro desenho a ser feito, a casa, no decorrer do desenho ele estava o tempo todo calado não teve nenhuma expressão espontânea de riso ou conversa, demonstrava rigidez e seriedade, demonstrava presa para iniciar o mesmo pareceu entender perfeitamente o que deveria fazer, quando estava ainda dando as explicações, ao iniciar aplicou-se em fazer o solo depois à estrutura da casa, paredes, depois telhado, porta e janela, depois o sol com nuvens e por ultimo uma árvore sem detalhes, e procurou fazer rápido sem se preocupar com detalhes no momento que estava desenhando a casa, o testando parecia tranqüilo mais percebia que estava ansioso talvez por preocupar-se antes do inicio do teste, não tinha ainda a dupla para fazer com ele, no decorrer do inquérito posterior pôde-se perceber que o testando do meio para o fim com algumas perguntas ao responder, já estava sem querer responder as respostas diferentes porque dizia que eram perguntas iguais ou parecidas e dizia que já tinha respondido. De acordo com o manual do teste, foi sugerido que o testando possui um bom contato com a realidade, mostra ser uma pessoa equilibrada com ambiente, demonstra possíveis tendências infantis em algumas situações gerais dos desenhos, contudo vive em relutância para estabelecer contato social demonstrando timidez insegurança, retraimento, descontentamento, regressão na convivência psicossocial, indicou também características com um exibicionista, fixação no passado medo do futuro, demonstrou ansiedade e conflito relacionados com o detalhe em questão braços.

O segundo teste aplicado foi o Palográfico, por ter tempo cronometrado (máximo 15 minutos) e assim equilibrar o cansaço do testando. Explicou-se a estrutura do teste e entregou-se o material que consistia em uma folha de resposta, solicitou-se que o testando respondesse o cabeçalho. Após este momento, foram dadas as instruções rapport explicando como deveria acontecer a testagem e deu-se inicio à fase de treinamento que consistia em desenhar palos na horizontal até o comando que se deveria parar. Logo depois foi dado inicio a continuação da aplicação do teste que consistia em avaliar dando continuidade a desenhar palos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com