TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação oficial

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Qual é o objetivo da Redação Oficial?

  1. Na versão atualizada do Manual de Redação, que norteia, também, a redação empresarial, o que é preconizado como características do texto? E o que essas características objetivam?

  1. Reflexão (comente com suas palavras): A escrita é fundamental no cotidiano das repartições públicas e outras organizações que se constituem com base em estatutos, regimentos e outras normativas. Essas instituições assentam suas ações de deliberações, relatos, registros, solicitações e informações por meio da escrita (ZANOTTO, 2002).
  1. Reflexão (comente com suas palavras): Ressalta-se que os textos oficiais, igualmente aos textos empresariais, sendo uma forma de comunicação escrita, “[...] leva consigo a imagem da empresa para a formação de conceito, daí a sua importância também quanto à forma e ao conteúdo” (CESCA, p. 13, 2006).
  1. Sobre o resultado da pesquisa, o que foi constatado sobre os profissionais de secretariado?
  1. Reflexão (comente com suas palavras): Os entrevistados foram unânimes na compreensão de uma padronização voltada aos aspectos meramente estéticos, desconsiderando as regras extensivas às formas de tratamento, estilo do texto e atributos como concisão e clareza do conteúdo. Essa constatação revela carências técnicas para as práticas redacionais exigidas no cotidiano desses sujeitos.
  1. Sobre o questionário aplicado aos servidores que ocupam postos secretariais, qual foi o resultado obtido com as três perguntas? Em sua opinião, qual é o reflexo disso para qualquer instituição?
  1. Como os entrevistados se comunicam internamente, segundo a pesquisa?
  1. De acordo com o artigo, a padronização objetiva apenas deixar os textos esteticamente bonitos?
  1.  Reflexão (comente com suas palavras): Pressupõe-se que a existência de um Manual de Redação da Presidência da República, como base de referência para uso nas organizações públicas, com ênfase para os órgãos federais, ocorre não apenas como mero objeto de consulta, mas de sinalização de um compromisso do Estado em buscar um modelo de uniformidade na comunicação que possa proporcionar um formato a ser compreendido por qualquer cidadão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com