TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo para estudo – prova oficial de comportamento organizacional

Artigo: Resumo para estudo – prova oficial de comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Artigo  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  1.007 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO PARA ESTUDO – PROVA OFICIAL DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Uma imagem que nos permite compreender a complexidade do comportamento humano é de uma iceberg.

Comportamento: o que os indivíduos exteriorizam, considerada uma parcela mínima da personalidade global.

Percepções e concepções: informações ou condicionantes de seus comportamentos, estão em águas mais profundas

EX: Comportamentos

Percepções

Concepções

Assim, enquanto administradores, ao desejarmos a modificação do comportamental, possivelmente pouco adianta trabalhar sobre o comportamento manifesto, pois ele é apenas uma conseqüência e não a causa. Devemos atuar sobre as concepções e percepções do indivíduo se quisermos que o comportamento da pessoa seja alterado.As percepções nada mais são do que as imagens, as descrições interiores, a nossa maneira de ver e interpretar o mundo que nos cerca e isso é muito semelhante para todos os indivíduos.Nossas percepções tem seus condicionantes, que nós chamamos de concepções onde estão incluídas a nossa escala de valores, as nossas necessidades e as nossas motivações.

Motivação vem de motivos que estão ligados simplesmente ao que você quer da vida , e seus motivos são pessoais.A Abordagem clássica ( Taylor) :a solução para a motivação humana era criar condições de pagar maior salário aqueles que produzem mais.- Para Maslow, o homem é motivado por necessidades organizadas numa hierarquia: necessidades fisiológicas, segurança, sociais, ego, autorealização. A teoria X caracteriza-se por ter um estilo autocrático que pretende que as pessoas fazerem exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam, do jeito similar que a Administração Científica de Taylor.Para a teoria X o homem é indolente e preguiçoso por natureza e não gosta de assumir responsabilidade e prefere ser dirigido. A teoria Y, desenvolve um estilo altamente democrático através do qual administrar é um processo de criar oportunidades e proporcionar orientação quanto a objetivos.

O mapa de campo é um modelo de compreensão da ares de comportamento organizacional. As organizações não operam no vácuo, mas são influenciadas pelo seu contexto.

Vejamos o modelo:

Aproveite para completar e assim estudar para entender melhor. Vamos lá?

Entender o mapa de campo é importante para poder ter uma visão sistêmica da organização.

O stress pode manifestar-se como uma reação instintiva de defesa e como resultado de uma avaliação psicológica. Dessa forma, a relação que a pessoa estabelece com o entorno é que vai modelar e graduar o que ela considera stressante. Assim, quando a pessoa avaliar que se encontra sob ameaça, ou em situação de perda, de perigo eminente, ou ainda, sente-se desafiado, o stress irá manifestar-se como reação de defesa,física ou psicológica, visando re-estabelecer a consonância e a integridade física do organismo. Na perspectiva de que o stress somente ocorre se for avaliado como tal, no que se refere à atividade gerencial, destacam-se, as significações de stress de profissionais que atuam na gerência intermediária por estarem constantemente sob a pressão e a cobrança das diretivas, das ordens que ecebem da alta direção. Assim, o gerente de nível intermediário deve acatar decisões que não lhe são próprias e, como gestor, deve fazer com que as ordens sejam cumpridas, com competência e nos prazos pré-estabelecidos. A centralidade de suas vidas está voltada para o trabalho, o investimento energético e a motivação, norteia-se nos valores corporativos em que o comprometimento e a fidelidade à organização prevalece sobre as demais dimensões presentes no cotidiano de cada um. Salienta-se, então, que a dimensão da vida pessoal fica em segundo plano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com