TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede de Colaboração Governamental

Por:   •  15/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

Rede de colaboração governamental- ANAC- InovANAC- InovaGov

A ANAC é membro da Rede de inovação no Setor Público, dessa forma participa ativamente das atividades da rede. Atividades de desafios mobilizadores e de formação para Inovação e Cultura da Inovação.

A Rede Federal de inovação no Setor Público (InovaGov) corresponde a uma parceria entre o setor público, setor privado, academia e terceiro setor.  O objetivo da rede é por meio das parcerias realizadas, incentivar a inovação no setor público, realizar métodos analíticos sobre tal tema e auxilio em diversos projetos de inovação.

A rede surgiu em 2016, atualmente é composta por sete instituições do terceiro setor, 63 instituições públicas, quinze instituições privadas e conta com a participação de 300 servidores públicos e profissionais.

Os órgãos públicos que desejam se integrar à rede devem consultar o Acordo de Cooperação Técnica e o Regulamento. Organizações civis, Empresas privadas e organizações acadêmicas devem solicitar integração por meio de formulário específico.

Desafio da rede de colaboração

Por mais que seja perceptível o aumento da atuação da rede, de acordo com levantamento conduzido pelo Inova. Compartilhamento de informações/conhecimento (89,7%), compartilhamento de metodologias, ferramentas e boas práticas (72,4%), apoio/ colaboração de outros órgãos (58,6%) e aproveitamento do capital intelectual, (44,8%), ainda é visível que existe uma cultura de resistências à adoção da inovação, os órgãos têm problemas em liberar informações, formas de atuar. Essas dificuldades são geradas por medo de eventuais erros gerarem críticas e também por acreditar que o dever do Estado não deve ser compartilhado com outros atores.

Outros laboratórios e ideias inovadoras

Ao longo dos anos os laboratórios de inovação estão se espalhando ao redor do mundo, existe uma listagem com diversos laboratórios, eu escolhi três laboratórios para apresentar para vocês.

  • LabHacker: Esse laboratório é responsável por estimular o desenvolvimento de ações e ferramentas que ampliem a participação social no processo legislativo.ações como interações em audiências, edição colaborativa de projetos de lei e debates temáticos.
  • Operação Serenata de Amor: Projeto aberto que usa ciência de dados, mesmas tecnologias utilizadas por gigantes como Google, Facebook e Netflix, tem a finalidade de fiscalizar gastos públicos e compartilhar as informações de forma acessível a qualquer pessoa. Como se dá essa compartilhação por meio da ROSIE uma inteligência artificial capaz de analisar os gastos reembolsas pela cota para da atividade parlamentar, de deputados federal e senadores, dessa forma identificando suspeitas e incentivando a população a questioná-los.
  •  Me representa: Surgiu em 2016, entre parcerias entre coletivos e organizações que promovem a igualdade de gênero, o respeito à diversidade sexual, e de identidade de gênero.  Tem como objetivo diminuir a distância entre a população e a classe política brasileira.

SLIDE

InovaANAC  ANAC  InovaGov

ANAC Membro da Rede de Inovação no Setor Público.

InovaGoV- Corresponde a uma parceria entre setor público, privado, acadêmico e terceiro setor.

Objetivos: Incentivo a inovação no setor público, auxilio em projetos e métodos analíticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com