TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio sobre introducao a admnistracao

Por:   •  31/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

Observa-se que o planejamento como uma função administrativa é cada vez mais necessário para situações de incerteza, de imprevisibilidade e de instabilidade. O processo de planejamento envolve discussão das seguintes etapas na sua formulação, implantação e acompanhamento:  reconhecimento inicial da organização e o meio em que a empresa atua,  identificação da estrutura valorativa dos dirigentes,  sensibilização, diagnóstico estratégico, entre outras que serão vistas na próxima aula.

O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções (organização, direção e controle).

Lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los de forma eficiente e eficaz.

    Sabe-se que o Brasil atualmente encontra-se em crise econômica o que afeta diretamente as empresas em vários setores. O administrador por sua vez, tem a função de dirimir essa crise em sua empresa, usando mecanismos estratégicos.

    Portanto, é necessário sair da zona de conforto, reinventar-se, agir estrategicamente e buscar os meios certos para lidar com os momentos difíceis. Em geral, as organizações começam com os cortes por custos que, diretamente, não atinjam a sua logística. Mas é preciso ter planos a curto, a médio e em longo prazo, pois as consequências dos cortes podem ser mais danosas do que inicialmente se imaginava. Caso o empresário não esteja seguro, o administrador tem a tarefa de colocar em pratica o que aprendeu com as teorias da administração, equilibrando a condução dos negócios e as relações interpessoais. O grande problema é que não dá para parar o mundo, organizar-se e voltar a seguir o fluxo. Tudo acontece paralelamente. Atingirá o objetivo aquele que possuir alicerce emocional suficiente para tomar as decisões mais acertadas para cada momento e, principalmente, quem manter a tranquilidade.

       Seja qual o ramo da empresa afetada, as teorias de Maximiano são as mesmas: Planejamento, organização, direção e controle. Mais como aplicar essa quatro teorias na empresa?

  1. PLANEJAMENTO : Dependendo do nível da empresa :
  1. Nível Institucional    -> Planejamento Estratégico
  2. Nível Intermediário  -> Planejamento Tático
  3. Nível Operacional      - > Planejamento Operacional

     O mercado esta instável, o que norte o administrador nesse momento e uma bússola denominada “Planejamento Estratégico”. A tendência, portanto, é de flutuações constantes em todos os setores, no Brasil. Mesmo assim, é possível desenvolver mecanismos que minimizem situações extremas, dessas que dão margem a decisões no escuro. O planejamento estratégico existe para isso.

    Para dar esse salto organizacional, e trabalhar com um pouco mais de previsibilidade, a empresa precisa se sentir um time, discutir internamente suas limitações e ter clareza de seu potencial, estudar o mercado para definir qual será o seu jogo e jogar em busca da superação constante. Quem  é o “líder” nesse time? .

     O administrador coloca em campo os funcionários “Planejamento Tático”, precisa se abrir, sem deixar de se proteger das ameaças naturais de um mercado competitivo, em que os próprios colaboradores podem ser seus futuros competidores. Por outro lado, não pode desperdiçar as potencialidades individuais, que precisam ser usadas a favor do projeto que comanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com