TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Comitê Olímpico

Por:   •  2/4/2015  •  Resenha  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

Anhanguera Educacional

Administração

Gestão do Conhecimento

SOLUÇÕES CRIATIVAS E INOVADORAS PARA MELHORAR O DESEMPENHO DO ATLETISMO NO BRASIL

Professora: Rosana Aparecida Dal Evedove

Passo Fundo, 09 de abril de 2014

Introdução

       A escolha foi em 2 de outubro de 2009 durante a 121ª Sessão do Comitê Olimpico Internacional que deu-se a confirmação de que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, seriam no Brasil.

       Desde então, este anúncio, tem se tornado assunto frequente na vida dos brasileiros.

       Levando-se em conta que o maior evento esportivo do planeta, acontecerá na América do Sul, pela primeira vez e na cidade do Rio de Janeiro, assim iniciou-se uma longa caminhada de expectativas tanto como surgimento de grandes oportunidades como empregos e estágios, bem como o desafio de toda a infraestrutura necessária para sediar um evento desta magnitude.

       Além da estrutura física, o Brasil terá que preparar atletas para que consiga obter o maior número de medalhas.

       O Comitê Olímpico Brasileiro, preocupado em atingir metas e mostrar o seu potencial, propôs, a descoberta de soluções criativas e inovadoras para melhorar a gestão das equipes ligadas a modalidade esportiva mais nobre do torneiro: O Atletismo, que estão um tanto desmotivados.

       O Atletismo nasceu com o homem. Nossos ancestrais eram obrigados a correr, saltar e lançar objetos para garantir sua sobrevivência e o bem-estar de sua família. Isto explica porque ao criarem as primeiras competições esportivas, foram provas atléticas. É comemorado em 9 de outubro o Dia do Atletismo, sendo chamado de “esporte base”.

Desenvolvimento

        Dada a importância dos Jogos Olímpicos e em especial o Atletismo, cabe urgentemente criar um ambiente propicio para que todas as pessoas envolvidas pela modalidade sejam conscientizadas, motivadas e  para que unam forças e se desapeguem de divergências que eventualmente possam existir entre equipes e modalidades.

       Vem em mente um local, onde aconteceriam encontros para troca de experiências, acompanhamento e treinamento para que os esportistas motivem-se. Seria uma espécie de base de luta.

       Este local poderia ser o Centro de Atletismo, recentemente localizado na cidade de São Bernardo dos Campos, SP. Desta forma será também um local importante para a inclusão social.

       Convidar pessoas que já participaram das competições, mas que estão afastadas por diferentes motivos, para colaborarem espontaneamente com suas experiências e para exporem ideias que talvez não tivesse oportunidade de colocarem em prática outrora, mas que permanecem latentes neles.

       Acreditamos que desta forma poderemos dar oportunidade a todos de exporem o seu conhecimento tácito para explícito conforme as palavras do filosofo Michael Polanyi: “Sabemos mais do que podemos dizer”.

Considerações Finais

       Os pontos analisados foram de que a motivação é muito importante para o desempenho dos atletas e que a valorização dos técnicos é de suma importância para que eles possam sentir segurança em transmitir o conhecimento tácito que possuem em conhecimento explícito.

A elaboração deste relatório contribuiu para ver na prática como podemos modificar uma situação que esteja ruim em boa, quando todos os envolvidos estão motivados a mudar esta situação, tudo ficara diferente, a olimpíada ficara mais ainda em uma família brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com