TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Contabilidade de Custos de uma Empresa sem Fins Lucrativos

Por:   •  16/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  8.103 Palavras (33 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 33

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RELATÓRIO DE CUSTOS EDIFÍCIO CRISTAL IX

Talita Luiza de Melo Tenório

FORTALEZA

2018


Talita Luiza de Melo Tenório

RELATÓRIO DE CUSTOS EDIFÍCIO CRISTAL IX

Trabalho apresentado à disciplina de Análise de Custos, ministrada pela Profa. Naiula Monteiro.

FORTALEZA – CE

2018

SUMÁRIO

                                                                                        Pg.

1 INTRODUÇÃO................................................................................................... 4

2 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA................................................................... 5

2.1 Histórico............................................................................................................. 6

2.2 Perfil da empresa................................................................................................ 9

3 SISTEMA DE CUSTOS...................................................................................... 11

3.1 Descrição do sistema de custo............................................................................ 11

3.2 Estruturação........................................................................................................ 13

4 ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES DE CUSTOS.............................................. 20

4.1 Qualidade das informações................................................................................. 20

4.2 Recomendações / Sugestões................................................................................ 20

5 CONCLUSÕES..................................................................................................... 21

REFERÊNCIAS....................................................................................................... 22


1 INTRODUÇÃO

        A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, planejamento e controle das operações e de tomada de decisões. Ela coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Em seguida, a contabilidade de custos acumula, organiza, analisa e interpreta os dados operacionais, no sentido de produzir, para os diversos níveis de administração e de operação, relatórios com as informações de custos solicitadas.

Pode-se dizer que o sistema contábil é o mais importante sistema de informação quantitativa em quase todas as organizações, e deve fornecer informações para três importantes finalidades:

  1. Relatórios administrativos internos, para planejamento e controle de operações rotineiras.
  2. Relatórios administrativos internos, para tomada de decisões não-rotineiras e formulação de planos e políticas de maios importância.
  3. Relatórios externos aos acionistas, ao governo etc.

A contabilidade de custos serve a três objetivos principais, paralelos aos três supracitados. Os dois primeiros são os mesmos, o terceiro – custear produtos para avaliação de estoques e determinação de lucros – preenche simultaneamente as necessidades desse tipo de informação por parte da administração e das partes externas.

        Por esses motivos, o presente relatório tem por objetivo evidenciar de que forma a empresa pesquisada faz a sua contabilidade de custos, se está retendo os dados corretos e os utilizando da melhor maneira possível, gerando relatórios administrativos que servirão para o planejamento e controle de suas atividades.

        Para o desenvolvimento deste trabalho foi feito, primeiramente, a escolha da empresa a ser pesquisada, não houve critérios para essa seleção, podendo ser uma empresa de qualquer porte, formal ou informal, desde que fosse possível o acesso, pelo estudante, a empresa. A escolha do Edifício Cristal IX se deu pela facilidade ao acesso das suas contas, já que me encontro na situação de moradora. A partir da definição, foram feitas entrevistas com o responsável pelo controle e registro dos custos, para extrair informações sobre a empresa e sobre as informações de custos para só então ser feita a análise dessas informações.

        Este relatório contém, a identificação da empresa estudada, com breve histórico e perfil; a descrição da natureza das informações que a empresa coleta, como ela estrutura esses dados e informações; uma análise sobre a qualidade do sistema empregado e sugestões para a melhoria do sistema implantado na organização.


2 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

2.1 Histórico da empresa

O Edifício Cristal IX é um dos empreendimentos da Construtora Columbia, então para fins de contextualização histórica falarei um pouco da construtora. A Construtora Columbia foi fundada em 04 de agosto de 1981, na cidade de Fortaleza. A marca Cristal, que é a essência da história da Construtora Columbia, nasceu em 1987 com a entrega do Edifício Cristal I. Durante seu tempo no mercado cearense, a mesma lançou um total de doze empreendimentos. Segundo consta em seu site, a Construtora Columbia sempre buscou entregar mais do que prédios feitos de aço e concreto. Por isso, tem se dedicado a gerar qualidade de vida para seus clientes nos últimos 34 anos. A empresa sempre utiliza os mais modernos processos de construção e tecnologias de ponta para criar espaços únicos, onde famílias e amigos possam desfrutar momentos de felicidade. O resultado desse trabalho pode ser visto em grandes empreendimentos residenciais, em áreas nobres da cidade de Fortaleza, como a linha de condomínios Cristal.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com