TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Parcial

Por:   •  22/5/2018  •  Ensaio  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSE DOS CAMPOS

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia

PROINTER III

RELATÓRIO FINAL

                        Tutor Eletrônico:

                              Tutor de Presencial:

São José dos Campos

                                                            2018        

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Comercial do Centro de Educação da Universidade Anhanguera, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia - PROINTER III.

                                Tutor Eletrônico:

                                Tutor Presencial:

São Jose dos Campos

2018


1         INTRODUÇÃO

Objetiva-se apresentar um ensaio acadêmico a respeito do comportamento do consumidor online quanto ao lançamento de um novo produto de higiene pessoal, ecologicamente sustentável e a relação deste com preço e distribuição do produto.  

As questões ambientais têm sido discutidas em todos os segmentos, buscam-se soluções sustentáveis para os principais problemas que ameaçam a sobrevivência da humanidade. Com as empresas, muitas vezes apontadas como grandes destruidoras do meio ambiente, as preocupações de caráter ambiental, principalmente com os processos industriais de produção e seus produtos, têm provocado reestruturações organizacionais nos setores produtivos, a fim de atender às exigências de um novo padrão de produção, dito sustentável, tornando-se este fator diferenciador na competitividade empresarial.

As empresas cada vez mais vêm estudando o mercado para analisar as necessidades dos consumidores, de modo a desenvolver produtos e serviços mais adequados. Entender como o consumidor é motivado a comprar, quais fatores o influenciam e como é construído esse processo de decisão de compra, levando em conta os aspectos considerados importantes por ele ou atributos que agregam mais valor ao produto, são fatores extremamente relevantes para satisfazer as necessidades do consumidor, (Kotler, 2000).

Compreender o comportamento do consumidor é de suma importância para as empresas de qualquer porte, pois é por meio dessa compreensão que se pode determinar para quem seu produto ou serviço serão comercializados e por que os consumidores estão comprando. Para assim adequar melhor seu produto ou serviço a esses consumidores.

2         ENSAIO ACADÊMICO

        Para (KOTLER, 2009), marketing verde é a estratégia de marketing voltada ao processo de venda de produtos e serviços que são baseados nos seus benefícios ao meio ambiente. E ainda que, o marketing ecológico consiste, na prática de todas aquelas atividades inerentes ao marketing, porém, incorporando a preocupação ambiental e contribuindo para a conscientização ambiental por parte do mercado consumidor.

        No marketing verde, os consumidores desejam encontrar a qualidade ambiental nos produtos e serviços que adquirem. Percebemos assim, que nenhum esforço por parte das empresas tem sentido, se os consumidores insistirem em continuar consumindo determinados bens que agridam a natureza, sendo assim entender o comportamento de consumo passa a ser fundamental para direcionar campanhas tanto educativas quanto para incremento de consumo.

        De acordo com Resende (2008, p.17),

“As empresas estão tendo de reagir às mudanças nas necessidades dos clientes, às novas regulamentações e a um novo espírito do tempo que reflete a crescente preocupação com os impactos socioambientais dos negócios”.

        Diante disso é possível perceber que as empresas começaram a reconhecer que a resposta à questão ambiental é algo pelo qual clientes, investidores e outros interessados se interessam e que pode proporcionar oportunidades para inovação e vantagem competitiva.

        Segundo Kotler (2000) o consumidor quando precisa de determinado produto de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, tem seu primeiro contato com o vendedor que irá expor suas respectivas ofertas. Cabe ao cliente, que tem em mãos uma aplicação específica para o produto, expor suas funções e aplicações específicas para o que tem em mente.

        A legislação ambiental, a pressão de grupos ambientalistas e o surgimento de consumidores querendo qualidade de vida, condicionaram o mercado e criaram ambiente propício para o desenvolvimento do marketing ambiental. O marketing ambiental surge mais como uma resposta que empresas e outras entidades dão à sociedade que lhes cobra responsabilidade ambiental pelo processo de produção.

        Nesse sentido, afirma Kotler (2000, p.350), “as empresas que não conseguem desenvolver novos produtos estão se colocando em grande risco”.

Há oito etapas envolvidas no processo de desenvolvimento de novos produtos: geração de idéias, seleção de idéias, desenvolvimento e teste de conceito, desenvolvimento da estratégia de marketing, analise do negocio, desenvolvimento do produto, teste de mercado e comercialização. O objetivo de cada etapa é determinar se a idéia deve ser abandonada ou se deve prosseguir para a etapa seguinte. (KOTLER, 2000, p.380)

        Para o autor a distribuição dos riscos dos negócios entre vários produtos, a garantia de sua permanência no mercado, substituindo produtos em declínio e que perderam o poder competitivo, a expansão dos resultados do negócio por meio de inovações, a obtenção de vantagens por meio superior em termos tecnológicos e atributos considerados de valor pelo consumidor, para a permanência de inovações no mercado.·.

2.1        Consumo de produtos ecologicamente corretos.

        Segundo Kotler (2000), o comportamento do consumidor está relacionado aos valores culturais, religião, regiões geográficas, percepções, preferências, comportamentos familiares e outras instituições. Estes fatores são determinantes para suas necessidades e escolhas. As classes sociais, também, estão inseridas neste contexto, pois, não somente são determinadas pela renda, mas também, pelo modo de comportamento semelhante entre pessoas de mesma classe social, como na escolha de vestuários, padrões de linguagem, grau de instrução, preferências de atividades e lazer, por produtos e marcas de diversos segmentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com