TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Mapa de Fluxo de Valor

Por:   •  3/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS[pic 1]

Relatório da aula de fluxo contínuo

Nome:                        

Emerson Busnello                        

Ivan Passuelo Ferro

Julia Kanai

Karolina Miranda Gomes

IC934 – Tecnologia na Construção – Padronização e Industrialização

Prof.ª Dr.ª Patrícia Stella Pucharelli Fontanini

Campinas – 2017

RESUMO

Descrever o processo de implantação e as melhorias do fluxo contínuo (citar Tabela 1 e Figura 1 no texto).

Tabela 1 - Tempos obtidos nos experimentos de produção

[pic 2]

Fonte: Autoria própria (2017)

Figura 1 - Layout da peça produzida

[pic 3]

Fonte: Autoria própria (2017)

O mapeamento do fluxo de valor é uma poderosa ferramenta de comunicação e planejamento, para que as pessoas conheçam detalhadamente seus processos e fabricação e com ele, se estabelece uma linguagem comum entre os colaboradores iniciando, posteriormente, um processo de melhoria. 

Na aula realizada no dia 16/03/2017, executamos na prática um estudo de fluxo de valor com peças de lego, conforme e figura1, para entendermos melhor como  funciona.

Dividimos o processo de produção em quatro postos de trabalho. No primeiro posto foi feito apenas um processo de produção, no segundo foram dois processos, no terceiro três processos e no último três processos também, para a fabricação de um lote com quatro produtos.

No primeiro experimento, só podiamos passar para o próximo posto de trabalho se o mesmo completasse o processo de todo o lote (empurrado). Repetimos este procedimento três vezes e verificamos o tempo para fabricação completa do lote conforme a tabela 1.

No segundo experimento, como melhoria de fluxo, nos dois primeiros pontos realizamos em fluxo contínuo ou puxado, ou seja, no primeiro posto a cada finalização de um produto foi direcionado para o segundo posto e da mesma forma do segundo para o terceiro posto. Os demais postos permaneceram com o fluxo conforme o primeiro experimento (empurrado). Repetimos este procedimento três vezes e verificamos o tempo para fabricação completa do lote conforme a tabela 1.

Com esta modificação parcial de fluxo, pode-se constatar redução média de 26% no tempo total de produção dos quatro produtos.

No terceiro experimento, adotou-se o fluxo contínuo em todas as fases de produção. Assim, à medida que cada posto fabricava sua etapa ocorria a transferência para o ponto seguinte, até finalizar a fabricação das peças. Houve também a aproximação nivelada dos operadores (criação de célula), com o intuito de acelerar as operações e promover melhorias temporais.

Isso permitiu uma considerável diminuição de 66% do tempo em comparação à média do primeiro experimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (137.3 Kb)   docx (55 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com