TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de visita a um a fábrica

Por:   •  6/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Curso

Ciências Contábeis

Professores

Eduardo Genaro Escate Lay

Eliomara da Costa Cruz

Disciplina

Contabilidade de Custos I ; Contabilidade Industrial

Turma: 01

Tipo de visita

Pesquisa de estudo para conhecer o funcionamento e as etapas de um processo produtivo baseado em Ordem de Produção.

Local

Empresa PST Eletrônica S/A Av. Açaí, 2045 - Distrito Industrial, Manaus - AM, 69075-020

Data

30/06

Duração: 04:00h

Objetivo

A visita teve como objetivo conhecer as etapas de produção de uma indústria a fim de entender como estão alocados os custos do produto.

Atividade 

Visita técnica à empresa PST Eletrônica S/A.

Objetivos:

Desempenhar uma vista técnica com intuito de adquirir aprendizagem prática da disciplina Contabilidade e Análise de Custos I e Contabilidade Industrial com os alunos do curso de Ciências Contábeis.

Conhecer por quais etapas percorre o produto final da empresa e desta forma implantar métodos que reduzam os gastos com a fabricação do mesmo.

Desenvolvimento:

Fomos recebidos por Jessica Sampaio Bevilaqua, analista de Desenvolvimento, Manoel Arcanjo, Gerente de Administração e Finanças e Jefferson, Gerente de Produção os quais explicaram-nos detalhadamente a função de cada mecanismo pertencente utilizado no desenvolvimento dos produtos. Manoel Arcanjo respondeu os questionamentos feitos pelo professor Genaro e seus alunos acerca da classificação dos Custos, bem como suas grandezas, e explicou o funcionamento da fábrica.

O gerente de produção revelou que a empresa utiliza tecnologias modernas de produção como working program, kanban, assim como uma média  de produção mensal de: 90.000 alarmes; 15.000 rastreadores; 50.000 sons automotivos. Possui aproximadamente 190 operários de produção. Existem inventários mensais cíclicos; indicadores de custo minuto, dias de atraso na entrega dos pedidos aos clientes. Há processos produtivos como injeção, chicotagem, montagem de placas, montagem final do produto.

Resultados Alcançados:

A visita nos possibilitou uma visão prática de onde, dentro da evolução do produto, estariam os custos de produção Conhecer e classificar da melhor maneira os custos de produção viabiliza o sustento da empresa no mercado competitivo, maximizando o volume de vendas e, consequentemente os resultados ao final do exercício.

Nome Professores/ Disciplinas Envolvidas

Eduardo Genaro Escate Lay – Contabilidade e Análise de Custos I.

Eliomara da Costa Cruz – Contabilidade Industrial.

Nro de alunos /Turmas beneficiados

 37 alunos participantes: Contabilidade Vespertino

Data de realização:

30/06

Relatório do processo de produção:

Como a empresa produz 4 produtos distintos há pontos em que os processos divergem, porém por se tratar de um item em comum (o chocolate) estes iniciam-se da mesma forma.

O processo começa com a extração de uma das matérias-primas (as frutas), que é feita na área de plantação a qual a empresa investe. Esta área possui 700m de frente e 2.000 de fundo, o que facilita e reduz os gastos que a bombons finos teria caso importasse o produto. Em seguida é feito o transporte, do local da retirada até a doca de recebimento e de lá levada até o setor de estoque onde fica armazenado itens que vão deste de as embalagens (feitas por artesões locais sobe encomenda), até materiais de consumo como o chocolate belga importado com a finalidade de originar um novo sabor aumentando ainda mais as opções para os fregueses.

A maior parte da das matérias-primas passam pela etapa de aquecimento onde são despejadas em uma caldeira para uma espécie de “banho-maria” (imagem 1), esta etapa é muito importante para a determinação de qual produto será feito, pois de acordo com o tempo que a poupa continua sendo aquecida ela pode transformar-se em geleia ou o recheio dos bombons (imagem 2). Pelo fato do doce sair em uma temperatura muito elevada, faz-se necessário seu despejo em bandejas (figura 3) e só após esse procedimento é possível que a fruta seja inserida na bala (no caso do bombom) ou embalada (no caso da geleia - imagem 4) enquanto há esse tempo de descanso da poupa o chocolate do bombom está em outro processo onde passa pelo tanque derretedor e este o transfere para a tempera até passar para o dosador que despeja a quantidade predeterminada em fôrmas que serão colocadas sobre a mesa vibratória para que o doce não contenha bolhas ar depois de pronto.

O produto é então redistribuído, pois despeja-se o excesso em um depósito de resíduos e o chocolate que ainda resta na fôrma é levado ao resfriador (imagem 5) a etapa seguinte trata-se de do recheio, onde serão unidos o chocolate à poupa, por a empresa trabalha com 14 sabores distintos há diferentes embalagens dependendo da fruta, a que se destaca é o cupuaçu por ter maior procura de mercado. A embalagem é feita de três formas que são: manualmente, no caso do bombom (imagem 6) – onde despejam os bombons em uma mesa e envolvem com o material de embalagem e etiquetam com um informativo que constam diversas informações como, validade, sabor, onde foi feito e etc; através de uma máquina embaladora, também para o bombom (imagem 7) -  a qual embala 30mil unidades ao dia em formato de cilindro; e através de uma máquina chamada de flowpack (imagem 8), destinada as barras para exportação – ela faz uso de um tipo específico de papel (determinado pelo órgão fiscalizador).

O processo final tem a ver com a missão da empresa que é oferecer chocolates e presentes com originalidade e requinte, visando isto a empresa dá grande destaque e atenção as embalagens artesanais (imagem 9), onde reaproveitam resíduos das próprias frutas que produziram e extraíram as poupas, além delas as marchetarias (imagem 10), as quais foram originas pelo artesão Marivaldo Gomes que através de um projeto qualificou mais mão de obra para esta finalidade; e também as embalagens importadas dos municípios (imagem 11). Com todas essas negociações financeiras a empresa acaba empregando diretamente seus 60 funcionários e além deles auxilia em mais 200 empregos indiretos.

Uma parte que vale a pena ser ressaltada apesar de não ser ligada diretamente a produção dos bombons é a preocupação que a empresa com os restos de frutas que são desprezados, pois é feita uma espécie de trituração dos mesmos para auxiliar a sustentabilidade. Desta forma pode-se perceber que se trata de uma empresa que preocupa-se com a cultura e com a preservação local.

  Registro Fotográfico:

 [pic 1]

Figura 1: Apresentação de base de rateio, por Manoel Arcanjo.

[pic 2]

Figura 2: Apresentação das despesas comuns, por Manoel Arcanjo.

[pic 3]

Figura 3: Apresentação do setor de almoxarifado, por Jefferson.

[pic 4]

Figura 4: Apresentação da área de soldagem de componentes nas placas, por Jefferson.

[pic 5]

Figura 5: Apresentação do setor de acabamento, por Jefferson.

Professor informante

Eduardo Genaro Escate Lay

[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (784.4 Kb)   docx (635.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com