TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de visita técnica

Por:   •  15/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  1.073 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO:

Administração Pública

DISCIPLINA:

EAD369 - Gestão de Operações e Logística I

PROF.

Wellington Tavares

Valor:

5,0 pontos

DATA:

22/06/2015

Correção

Tutores presenciais

- A atividade deve ser feita individualmente.

- Para responder às questões pode-se basear na visita a um Armazém ou Almoxarifado e também na Unidade 4 do fascículo do PNAP de “Gestão de Operações e Logística I” e em pesquisas complementares na internet ou livros sobre o assunto.

- Após completar o exercício, postar no Moodle no espaço disponível para esta atividade até às 23:55h do dia 22/06/15.

Aluno(a): Francielle Rayane Rosa Julião

Matrícula: 13.1.7675

Relatório de Visita Técnica – Estoque e Armazenamento

Organização Visitada: Central de Concreto

Cidade: Ipatinga

Data da Visita: 16 de junho de 2015.

Responsável pelo estoque: Bruno Nunes Melo

Aluno(a): Francielle Rayane Rosa Julião


1. Descreva os tipos de estoque existentes na organização (de matéria prima, material em processo, produto acabado, peças de reposição, etc.), identificando que tipo de produtos os constitui.

Matéria prima: Agregados: Cimento, Brita 1, Brita 0, Pó de pedra médio, Areia natural,

                         Aditivos e adições com fibra de nylon e fibra de polipropileno.

Peças para:

Caminhões betoneira - mangueiras hidráulicas, pneus.

Bomba de concreto - anéis o´ring, tubulação móvel e fixa, mangueiras hidráulicas, pneus.

Pá carregadeira - Pneus, rodas.

Central de concreto – Mangueiras hidráulicas, correias, motor reserva.

Oficina / manutenção – parafusos, oleo hidráulico, graxa, ferramentas.

2. Quais são os custos de manutenção dos estoques da Organização? (tipos de custos, não valores)

Para a manutenção dos estoques de matérias primas a empresa visitada utiliza Método do Custo Médio ponderado que tem por base o cálculo do preço de todas as entradas no estoque do item x divididas pelo número de itens do item x que estão no estoque. Assim, obtém-se a seguinte fórmula para cálculo do Custo Médio Ponderado:

[pic 3]

Esse método permite um equilíbrio da análise feita, pois equaliza as flutuações de preços. Por ser uma estratégia simples e fácil de ser implantada e ainda por ser amplamente utilizada nas organizações, a empresa visitada optou por utilizá-la.

Em relação ao custo de armazenagem de peças para equipamentos e oficina o método utilizado é o custo variável representado por gastos com a manutenção dos equipamentos, materiais operacionais e a obsolescência e deterioração de equipamentos de informática.

Os custos com folha de pagamento dos funcionários são utilizados pelo método dos Custos fixos que são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura.

3. Identifique as principais funções ou atividades desempenhadas pelo setor de compras da organização.

Na empresa visitada as atividades desenvolvidas no setor de compras é feita pela gerência de suprimentos situada na matriz que se baseia no Estoque de Segurança (ES) em razão das incertezas do tempo de entrega de produtos como os insumos para a produção de concreto, como é o caso do cimento, os aditivos que vêm de cidades com distância mínima de 200 km. Outros produtos como peças de reposição e manutenção dos equipamentos obedecem o mesmo processo.

Já em relação às matérias primas de fornecedores mais próximos pôde-se perceber a utilização do método just in time (JIT), buscando maximizar os recursos, reduzir o nível de estoque e possibilitando uma boa gestão dos estoques com quantidade suficiente para manter a produção em movimento sem interrupções. No caso das matérias-primas, estas são adquiridas pela gerência da filial através da oferta de menor preço e melhor desempenho na produção do concreto.

4. Como são escolhidos os fornecedores da organização?

Na escolha dos fornecedores da empresa visitada, as gerências da filial e de suprimentos optaram ainda pelo método JIT que pressupõe uma forte parceria com os fornecedores, que devem têm acesso a informações da necessidade de suprimento da empresa a todo o momento e têm condições de atender essas necessidades em tempo real. Isso ocorra sem muito risco pois os fornecedores estão localizados geograficamente bem próximos da organização. A propósito a central de concreto visitada fica no mesmo ambiente da pedreira, que um fornecedor potencial para a sua produção o que propicia a agilidade na entrega dos itens solicitados.

5. Como se dão o planejamento e controle de estoque? É utilizado algum dos métodos estudados (Custo Médio Ponderado, PEPS ou UEPS)?

Segundo os responsáveis pelos estoques dos principais produtos da central de concreto visitada que são as matérias primas, o planejamento e o controle de estoque se dão pela previsão de produção diária ou até mesmo semanal. Todas as baias, devidamente dimensionadas para receber e acondicionar as britas e areias, bem como os silos de cimento e tambores de aditivos são abastecidos de acordo com a produção a ser realizada. Pôde-se perceber com as descrições que o método utilizado é o Custo Médio Ponderado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (512.6 Kb)   docx (382.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com