TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório parcial

Por:   •  12/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  1.844 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD

POLO – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

CURSO: GESTÃO FINANCEIRA

 

CRISTIANE VASCONCELOS 9680466890

FABIO ROBERTO NAUMENCO RA 9609502779

IVAN DANIEL DOS SANTOS RA 9422560711

PROJETO INTERDISCIPLINAR

MATEMÁTICA FINANCEIRA

CONTABILIDADE

TUTOR EaD

OSASCO/ SP 2015

ÍNDICE

APRESENTAÇÃO....................................................................................................................... 3

O MUNDO DA RECICLAGEM......................................................................................................4

CO-PRODUTOS: O QUE SÃO E COMO TRATÁ-LOS?....................................................................4

INSERÇÃO DE MÃO DE OBRA NA COLETA SELETIVA.......... .......................................................4

SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA E A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE EM PROJETOS SOCIAIS E AMBIENTAIS............................................................................................7

PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL EM CARAPICUÍBA...................................................................8

CONCLUSÕES FINAIS................................................................................................................9

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS.................................................................................................10

APRESENTAÇÃO:

Este trabalho trata sobre a formação de cooperativas de catadores de lixo do setor de reciclagem. Os chamados “empresários do lixo” vivem num grande paradoxo de modernidade, visto que, como cooperados, são seus próprios patrões e, ao mesmo tempo, encontram-se num ambiente de precariedade de condições de vida digna e de trabalho.

Tanto as cooperativas quanto a sociedade vêm tratando o cooperado com um agente de modernidade, pois enquanto seu trabalho gera uma sustentabilidade econômica para o meio ambiente, tornando-o ecologicamente perfeito, ao mesmo tempo o sistema trabalhista em que estes indivíduos estão assemelha-se a sistemas utilizados no passado, com péssimas condições.

O estudo realizado abrange os sujeitos envolvidos na problemática do lixo, analisando sua participação nos aspectos sociais, econômicos e ambientais.

O MUNDO DA RECICLAGEM

A preservação do meio ambiente com adoção de políticas de desenvolvimento sustentáveis deixou de ser modismo e transformou-se em uma necessidade universal de preservação da própria humanidade.

Seria muito difícil estudar o lixo sem relacioná-lo com uma proposta de desenvolvimento sustentável com ganhos ambientais e econômicos com a reciclagem.

Em tese, não há nada do lixo que não possa ser transformado em algo útil à humanidade, inclusive os materiais orgânicos, que podem ser reciclados como adubos ou como fonte de energia. Não obstante, a maior parte do lixo ainda agora não é reaproveitada, mas incinerada ou até aterrada nos chamados “lixões”, sendo estes dois métodos extremamente prejudiciais ao meio ambiente.

A falta de reaproveitamento integral do lixo parece estar ligada à falta de incentivo econômico. Temos como exemplo o reaproveitamento das latinhas de alumínio, que é muito lucrativo para as empresas fabricante. Já os demais tipos de lixo e resíduos apresentam um grande custo para o seu reaproveitamento e transformação em novos produtos. O que é uma pena, pois a preservação do meio ambiente deveria ser prioridade, independentemente do lucro ou do investimento.

CO-PRODUTOS: O QUE SÃO E COMO TRATÁ-LOS?

Co-produtos são materiais gerados secundariamente em operações industriais, conhecidos, também, como resíduos.

Para estes resíduos, foram desenvolvidas tecnologias que permitem transformá-los em matérias primas para produção de outros itens e produtos.

A gestão dos resíduos inclui medidas voltadas ao aumento da eficiência dos processos, de modo a reduzir sua geração e dar-lhes a destinação adequada, priorizando sua recuperação, reutilização ou reciclagem.

INSERÇÃO DE MÃO DE OBRA NA COLETA SELETIVA

A coleta do lixo para a separação dos materiais quem têm mercado para reciclagem é, inevitavelmente, a atividade da população de rua. Esta atividade é amplamente realizada e aumenta à medida que a falta de trabalho e as condições precárias de vida da maioria da população se intensificam. Pessoas que antes possuíam emprego regular e situação econômica um pouco mais estável, hoje são obrigados a

procurar atividades deste tipo, talvez por falta de empregos formais ou por falta de capacitação profissional.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2000 pelo IBGE, coleta-se no Brasil diariamente 125.281 toneladas de resíduos domiciliares e 52,8% dos municípios brasileiros descartam seus resíduos nos famosos “lixões”.

Estima-se que 1 a cada 1000 brasileiros seja catador e 3 em cada 10 catadores gostariam de continuar na cadeia produtiva da reciclagem mesmo que tivessem outra alternativa, pois têm orgulho de ser “catador”.

Tipos de catadores:

- Trecheiros: que vivem no trecho entre uma cidade e outra catando lata para comprar comida:

- Catadores do lixão: catam diurnamente especificamente no lixão do município onde residem:

-Catadores individuais: catam por si, preferindo trabalhar de forma independente, vasculhando a cidade em busca de materiais que possam ser vendidos como sucata.

- Catadores organizados: trabalham em grupos de auto gestão, ou seja, cooperativas, onde todos são donos do empreendimento, legalizados ou em fase de legalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com