TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

...............................................................................................................................

PROCESSOS GERENCIAIS - PCPC

SUZIANE FERNANDA MAURO – RA 228492015

PORTIFÓLIO 01

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

SUZIANE FERNANDA MAURO

PORTIFÓLIO 01

Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerenciais da Faculdade ENIAC para a disciplina  Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.

Prof.  Silvia Ap. R. Ferreira.

Guarulhos

2016

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

01 – A) Nossa carreira desenvolvem nosso caráter, pelo trabalho fonte de vida, produção de riqueza, é também fonte de desigualdades sociais. O trabalho pode significar, também uma forma de ascender socialmente.

B – O sentido que o trabalho tem na realidade atual não é o mesmo de outras épocas passadas. Porque na época passada representava uma atividade indigna, reservada aos escravos. Na era moderna, o trabalho teve o seu significado transformado, passou de atividades desprezada á condição de expressão da própria humanidade, fonte de produtividade e riqueza, o trabalho passou a ser interpretado como um valor social.

2 – No Brasil, a nova divisão internacional do trabalho, correspondem ao teor ideológica das forças neoliberais identificadas, sobretudo, com a redução da atividade econômica do Estado, com a privatização de empresas estatais, a abertura comercial, a desregulamentação financeira e do mercado de trabalho.

3 – A subdivisão do trabalho de cada especalidade produtiva em operações limitadas, o que conduz ao aumento da produtividade e á alienação do trabalhador.

4 – A principal atitude do empregador deve ser a orientação, por meio de palestras a todos os funcionários, informando constantemente seus empregados a reconhecer o problema. Recomendá-se, inclusive, á análise de exemplos da jurispludência. È recomendável tomar os seguintes cuidados no ambiente de trabalho:

- Evitar críticas públicas ao trabaho alheio;

- Evitar boatos e fofocas;

- Evitar ampla divulgação de fatos vexatórios;

- Orientar e instruir funcionários com clareza e precisão a cerca de suas funções e hierarquia dentro da empresa;

- Elaborar e adotar um código de ética;

- Evitar humilhações ou brincadeiras que possam ter duplo ou ser  mal entendido.

 Por fim, a empresa é responsável por manter um clima de cordialidade, amizade solidaridade entre os trabalhadores.

5 – Sim. Com o conflito no ambiente de trabalho ou aplicação de penalidade ao trabalhador pode configurar assédio, com qualquer conduta abusiva,(gesto, palavra, comportamento,etc..) que atende, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.

6 – As principais caracteristicas do comportamento do assediador, são: conduta degradante, reiteração e sistematização da conduta, conciência do agente, necessidade de dano psiquico – emocional, finalidade e conduta.

Os sujeitos do assédio moral são aqueles que atuam direta ou indiretamente em uma relação de subordinação, ou até mesmo em relação de hierarquia, vivenciando assim uma situação degradante, humilhante, de perseguição, afetando diretamente suas relações laborais. Tais atitudes foram agrupadas em quatro grupos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (53.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com