TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

René Descartes e a Filosofia Moderna

Por:   •  1/12/2020  •  Resenha  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

René Descartes e a Filosofia Moderna

1. Quem foi René Descartes

René Descartes - mais conhecido somente como Descartes - foi um importante matemático e filósofo. Nascido em 1596 na França, e falecendo no ano de 1650, aos 53 anos de idade.

Uma de suas frases mais conhecidas é a “Penso, logo existo.” Ele preocupava-se principalmente com a clareza das coisas, lançando, dessa forma, as bases do método científico moderno.

Descartes foi o fundador do “pensando cartesiano” (geometria analítica), dando origem, posteriormente, à Filosofia Moderna. Autor de grandes obras, tendo como sua mais importante “O Discurso do Método”, no qual os colegas abordarão mais adiante.

2. Principais Ideias de Descartes

A essência da filosofia moderna para Descartes era o conhecimento científico. Ele defendia que a ciência poderia explicar certos acontecimentos, quando outros filósofos procuravam alternativas especulativas para explicar esses fatos, o que para Descartes era visto como não muito confiável, pois esse método era muito subjetivo. Outro ponto que Descartes exalta, é separar o Certo do Errado e o Bem do Mal. Ele mostra que nossas vontades devem ser guiadas pela razão e não pelas paixões, devido a maior clareza da razão comparada com outros fatores.

Descartes mostra que a liberdade é a maior virtude do ser humano, mas que ela deve ser usada com bom uso, sempre levando a razão como pilar, pois é a razão que pode mostrar o caminho certo. As paixões não são descartadas para ele, mas elas devem ser controladas, fazendo com que o ser humano nunca fique alienado a algo que acredita e assim possa agir de má fé.

A obra “o Discurso do Método” de Descarte esta dividida em várias partes onde podemos identificar na primeira parte, inumerosas observações sobre a ciência, onde ele descreve como foi o seu aprendizado na escola e nos livros que leu e também faz algumas críticas do que aprendeu e como aprendeu, por que ele decidiu largar o estudo e buscar conhecimento no mundo viajando e conhecendo pessoas.

Na parte dois ele traz argumentos para diferenciar a verdade e o falso, onde ele faz uma reflexão entre o simples raciocinar de um homem a respeito das opiniões das pessoas e do mundo, ele considera que somos programados desde criação por diversas pessoas, o que de certa forma faz com que tenhamos uma visão diferente do mundo. Descarte tinha dúvida de tudo que lhe foi ensinado.

Já na terceira parte Descarte vai reformular seu pensamento descartando ideias e crenças primitivas. Na quarta parte ele tenta fundamentar a existência de Deus e da alma humana, através dos fundamentos da metafísica. Em um trecho de sua obro Descarte diz o seguinte: “Julguei necessário fazer o contrário (do que fiz em relação a moral) e rejeitar, como absolutamente falso, tudo o que pudesse ser objeto da menor dúvida, a fim de verificar se, depois disso, não me restava, em minha certeza, alguma coisa totalmente indubitável”. Muitas vezes nos deixamos enganar, e não conseguimos identificamos como as coisas realmente são, mais como aparentam ser, ele também descreve que a alma é o que permite a pessoa ser e pensar e é totalmente distinta do corpo, em outras palavras ele que nos dizer que mesmo que o corpo deixasse de existir a alma continuaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com