TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Assedio Moral

Por:   •  18/9/2019  •  Resenha  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Resenha sobre o texto: “O assédio moral e o mundo do trabalho”

ZIMMERMANN, Silvia Maria; SANTOS, Cristina Dunka Rodrigues Dos; LIMA, Wilma Coral Mendes De. O assédio Moral e o Mundo do Trabalho. Agosto de 2002.

O texto apresentado aborda a temática do assédio moral no trabalho. No conteúdo a autora nos aponta o conceito do assédio moral, as condutas mais comuns que caracterizam tal assédio, o perfil da vítima, o perfil do assediador, as conseqüências do assédio moral - tanto para o empregado quanto para o empregador -, como a vítima e o empregador deve se posicionar diante do assédio e as ações preventivas da empresa.

É evidente a precarização das relações laborais existentes hoje. No texto podemos considerar claramente o conceito de assédio moral, que, segundo o dicionário Aurélio, significa “rebaixamento moral, vexame, afronta, ultraje. Ato ou efeito de humilhar (...)”. Ponderando que um chefe de personalidade exigente não pode ser visto como um agressor até que sua conduta se mostre abusiva. Sendo assim, as condutas que caracterizam o assédio moral nem sempre são de fácil comprovação, muitas das vezes vêem camufladas em brincadeiras ou sob a forma de insinuações humilhantes acerca de algumas situações, como por exemplo: - brincadeira de mau-gosto quando o empregado falta ao serviço por motivo de saúde, ou para acompanhar um familiar médico.

Definir o perfil da vítima é uma tarefa complexa, já que este está intimamente ligado ao ambiente de trabalho, a personalidade do agressor e à capacidade de resistência do próprio assediado. O perfil do assediador sugere aquele que exagera sua própria importância e que tem grande necessidade de ser admirado e aprovado. É aquele que critica todos que o cercam, mas não admite ser questionado. Muitas vezes a agressão parte do superior para o subordinado.

Quanto às conseqüências do assédio moral, tanto o assediado quanto as empresas sofrem perdas irreparáveis. Para o assediado as conseqüências dependerão muito de seu perfil psicológico, se ele (o assediado) conseguir absorver e lidar com essas situações adversas podendo postular outro ponto de trabalho, ponto para ele. Se não, poderá adquirir doenças psicológicas, como a depressão ou até uma doença física. Para a empresa, no entanto as perdas poderão ser significativas, poderá se instalar um clima desfavorável na empresa, gerando queda da produtividade, seguida pela redução da qualidade do serviço. Além de gerar prejuízos econômicos para o empregador que terá que arcar financeiramente com as conseqüências de sua conduta danosa.

Com tudo isso, a posição a ser tomada pela vítima de assédio deve ser primeiramente reunir todos os elementos que comprovem tal evento e apresentá-los junto aos setores responsáveis, como os recursos humanos, a CIPA, entre outros. Já a empresa deverá se preocupar em diagnosticar, avaliar e tomar providências reparadoras frente a possíveis ocorrências de assédios, além de arcar com o pagamento de indenização por danos morais e materiais à vítima, na forma da lei. Sendo assim, a empresa deverá deter de uma política de recursos humanos capaz de orientar e conscientizar os empregados de todos os níveis hierárquicos da empresa da possibilidade desse tipo de problema ser evitado, além de criar espaços de confiança para que as vítimas possam dar vazão às suas queixas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (78.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com