TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Economia - Estruturas de Mercado

Por:   •  19/5/2019  •  Resenha  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

VASCONCELLOS, M.; GARCIA, M. Fundamentos da Economia. São Paulo: Saraiva, 2014. Cap.6

Estruturas de Mercado

Neste capitulo é discutido as varias formas e estruturas de mercado, estas formas e estruturas basicamente, dependem de três fatores: O número de empresas que compõe o mercado, o tipo de produto e se existe acesso ou não a novas empresas no mercado. No capítulo anterior foi comentado as variáveis que afetam a demanda e a oferta de bens e serviços, que supõe que sem interferências o mercado se auto regula e encontra seu equilíbrio, isso é basicamente uma estrutura específica de mercado, A de concorrência perfeita ou mercado competitivo.

Na concorrência perfeita existe um grande numero de empresas, que não afetam o preço de equilíbrio do mercado, Além disso, devido ao grande numero de empresas na estrutura de concorrência perfeita, não existe lucros econômicos ou extraordinários, isso porque se existisse, varias outras empresas entrariam no mercado e com a maior oferta, os preços caem e os lucros tendem a zero. Nessa estrutura de mercado também não é possível nenhuma empresa alterar os preços pois a sua variação não influenciará o preço de mercado.

Já o mercado monopolista é totalmente oposto a estrutura de concorrência perfeita. Nele existe apenas uma empresa que domina toda a oferta do mercado, e consequentemente os preços, portanto, não existem outras empresas ou concorrentes diretos e os consumidores se submetem aos preços estabelecidos pela empresa. A empresa controla os preços de equilíbrio de todo o mercado, se ela aumentar a oferta, o preço de mercado diminuirá, se reduzir a oferta, o preço aumentará. Para que existam monopólios, deve haver barreiras que impeçam a entrada de outras empresas no mercado, como por exemplo: quando empresas já estabelecidas conseguem manter um preço baixo de mercado, impedindo a concorrência de outras, as patentes de certas tecnologias, empresas estatais com o controle, ou empresas de matéria prima.

O oligopólio é um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Ele pode ser definido como um mercado em que há pequeno número de empresas, como a indústria automobilística, ou então em que há grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como na indústria de bebidas. No oligopólio, tanto as quantidades ofertadas como os preços são fixados entre as empresas por meio de conluios ou cartéis

A concorrência monopolística é uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados.

A concorrência perfeita no mercado de fatores corresponde ao mercado cuja oferta do fator de produção (por exemplo, mão de obra não especializada) é abundante, o que torna o preço desse fator constante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com