TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia - Estruturas de Mercado

Por:   •  14/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 5

2º Lista de Economia:

1-2-Enumere as hipóteses para a estrutura de mercado de concorrência perfeita e explique cada uma delas.
Resp: a) Os produtos são homogêneos, isto é, são substitutos perfeitos entre si;

 tomate é tomate, impressora é impressora e assim por diante;
b) O número de produtores (vendedores) e o de compradores é muito grande, impossibilitando que qualquer um deles individualmente imponha preços no mercado.
c) O preço é determinado pelo mercado;
d) O lucro obtido é um “lucro normal”

e) Ambos os lados do mercado (produtores e consumidores) dispõem do mesmo nível de informações sobre o produto e o mercado, sem que nenhum deles possa levar vantagem sobre o outro com base em informações privilegiadas; esta hipótese também é conhecida como transparência do mercado;

f) A entrada e saída de firmas no mercado são livres, não havendo barreiras. Esta hipótese também é conhecida - como livre mobilidade. Isso permite que as firmas menos eficientes saiam do mercado e que nele ingressem firmas mais eficientes.

3- Porque a curva de demanda da firma é perfeitamente elástica ou horizontal?
Resp: Pois, é incapaz de alterar o preço do produto.
5- Qual a condição para a firma maximizar seu lucro?
Resp: Quando a receita marginal for igual ao custo marginal, ou seja, CMg = RMg.
7- A partir de que ponto a firma passa a ofertar.
Resp:
8- Porque uma empresa incorrendo em prejuízos optaria por continuar a produzir, em vez de encerrar suas atividades?
Resp: A firma ainda pode continuar operando por algum tempo, na expectativa de que o preço de mercado aumente.
9- Quando a firma de fato fecharia suas portas?
Resp: Quando o preço for menor que o custo variável médio (P < CVMe), a empresa deve encerrar suas atividades.
10- Determinado setor caracteriza-se por uma total competição (concorrência perfeita), de tal forma que cada empresa aufere lucro econômico normal. Se o preço de mercado caísse, nenhuma empresa poderia sobreviver. Falso ou verdadeiro? Explique sua resposta.
Resp: Falso.  Se o preço caísse abaixo do custo total médio, as empresas continuariam a produzir no curto prazo e cessariam a produção no longo prazo.  Se o preço caísse abaixo do custo variável médio, as empresas deixariam de produzir no curto prazo.  Logo, caso a redução no preço seja suficientemente pequena, ou seja, menor do que a diferença entre o preço e o custo variável médio, as empresas podem sobreviver.  Se a redução no preço for maior do que a diferença entre o preço e o custo variável médio mínimo, as empresas não sobreviverão.
11- Enumere as hipóteses da estrutura de monopólio.
Resp: a) O setor é constituído de uma única firma;

b) A firma produz um produto para o qual NÃO existe substituto próximo;

c) Tem o poder de determinar preço;

d) Aufere um “lucro extraordinário”, ou seja, acima do lucro normal;

e) Existem barreiras à entrada;

f) Existe concorrência entre os consumidores;

g) O monopolista concorre com dois fatores: outros bens e a renda do consumidor.
12-
Qual a condição de maximização de lucro numa situação de monopólio?

Resp: Deve em primeiro lugar determinar seus custos e as características da demanda de mercado. Dispondo de tal conhecimento, o monopolista precisa decidir o nível de produção que maximiza seu lucro para então conhecer o preço que deve cobrar.




13- Qual o tipo de lucro obtido pelo monopolista?
Resp: É o lucro que ganhou por uma empresa que é o único fornecedor de um produto ou serviço num determinado mercado.
14,15-
Quais as fontes do poder de monopólio?
Resp: O poder de monopólio de uma empresa depende da facilidade com que outras empresas são capazes de entrar na indústria. Existem várias formas de barreiras à entrada, tais como os direitos de exclusividade (por exemplo, patentes, direitos autorais e licenças) e as economias de escala – que são as formas mais comuns. Os direitos de exclusividade são direitos legais de propriedade para a produção ou distribuição de um bem ou serviço. As economias positivas de escala podem conduzir a “monopólios naturais”, pois possibilitam ao maior produtor cobrar preços mais baixos e, assim, expulsar os concorrentes do mercado. Na produção de alumínio, por exemplo, há indícios da existência de economias de escala na conversão da bauxita em alumina.
16- Explique a estrutura de mercado da concorrência monopolista.
 
Resp:
Nesta estrutura, cada empresa tem certo poder sobre a fixação de preços, embora bastante elástica, pois a existência de substitutos próximos permite aos consumidores alternativas para fugirem de aumentos de preços.
17- Explique a estrutura de mercado do oligopólio.
Resp: Esta estrutura de mercado caracteriza-se pela existência de um reduzido número de produtores onde cada um detém uma participação significativa no mercado, produzindo produtos que são substitutos próximos entre si. Em outras palavras, estes produtos têm alta elasticidade cruzada.
18- Explique como os dois caminhos principais que oligopólio segue para estabelecer preços.
Resp: Um grande obstáculo à prática de coalizão implícita para os preços é a dificuldade de as empresas concordarem (sem que conversem umas com as outras) a respeito de qual seria o preço a ser praticado. A coordenação fica particularmente difícil quando as condições de custo e demanda – e, da mesma maneira, o preço „correto‟ - apresentam mudanças. A sinalização de preço é uma forma de acordo implícito ou informal que às vezes possibilita que esse problema seja contornado.
19- Explique a estrutura de mercado do oligopólio competitivo.
Resp: Onde um pequeno número de empresas detém o domínio em um setor com um grande número de empresas.
20- Explique a estrutura de mercado do oligopólio diferenciado.
Resp: Quando há um pequeno número de empresas no setor.
22- Explique a estrutura de mercado de monopsônio.
Resp: É caracterizado pela existência de um único comprador e pela existência de um número grande de pequenos vendedores. Diante dessas circunstâncias, o monopsônio tende a exigir preços baixos aos vendedores.
23- Explique a estrutura de mercado oligopsônio.
Resp: É o mercado onde existem poucos compradores, que dominam o mercado, para muitos vendedores. Observamos esse tipo de mercado em um caso conhecido no Brasil: a indústria de suco de laranja, onde três ou quatro empresas absorvem a maior parte da produção de milhares de citricultores, pequenos, médios e grandes.


24- Explique o que é um cartel perfeito.
Resp: Os produtores concordam explicitamente em agir em conjunto na determinação de preços e níveis de produção. Nem todos os produtores de um setor necessitam fazer parte do cartel, e a maioria dos cartéis envolve apenas um subconjunto de produtores.
25- Explique monopólio bilateral.
Resp: Defrontam-se um monopolista e um monopsonista. Tipicamente, o monopolista deseja vender uma dada quantidade de produto por um preço, e o monopsonista pretende obter a mesma quantidade por um preço abaixo daquele pretendido pelo monopolista.
26- Explique a estabilidade de preços no oligopólio através do modelo de Sweezy.
Resp: Também conhecido como o modelo da demanda quebrada. Foi desenvolvido buscando explicar por que os preços dos oligopólios são relativamente estáveis, isto é, permanecem constantes por longos períodos de tempo, mesmo quando os custos mudam. O modelo supõe que cada oligopolista tem uma curva de demanda “quebrada”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (157.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com