TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Situação Problema

Por:   •  22/11/2018  •  Resenha  •  8.778 Palavras (36 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 36

Situação Problema

Selecione uma empresa socialmente responsável e sustentável que pode ser a empresa onde trabalha ou outra de sua escolha ou do grupo e responda as seguintes questões:

  1. Identifique as ações/estratégias para ser uma empresa socialmente responsável.

A relação da Natura com o meio ambiente se dá a partir do desenvolvimento de matéria-prima vinda da flora nacional. Ao longo dos anos ela foi desenvolvendo e se envolvendo em ações sustentáveis. Em 1974 ela inovou em ingredientes naturais em suas composições.

Em 1983, a Natura inovou lançando os refis de produtos que gastam 54% menos de massa, deixando de colocar no mercado milhares de toneladas de embalagens, marcando a preocupação e o compromisso da empresa com o uso racional dos recursos naturais na economia da matéria prima e minimizando o descarte de embalagens e a produção de lixo de difícil degradação. Com uma gestão visionária, num contexto onde as questões ambientais ainda começavam a ser colocada à discussão, a empresa já criava mecanismos capazes de gerar benefícios para todas as partes envolvidas incluídas o meio ambiente. O uso dos refis representava diminuição dos custos para a empresa, apresentação de um produto com a mesma qualidade ao consumidor, enquanto promovia economia de recursos naturais e preservação ambiental.

Em 1995 lança o programa Cre para ver em parceria com a Abrinq com o intuito de melhorar a educação no país. Inovou em 1999 ao fazer parceria com a comunidade do Médio Juruá como escolhida para fornecer andiroba para a linha de produção.

Em 2002 nasce a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) que visa a substituição de sacolas plásticas por papel reciclado. Ganhou o certificado ISO 14001 que visa garantir um sistema de gestão ambiental efetivo. O movimento natura e a Diretoria de Sustentabilidade é criada em 2005. Em 2006 encerra os testes com animais. Passa utilizar álcool orgânico que possui características que não altera a qualidade dos produtos e contribui para o ciclo de produção sustentável substituindo o álcool tradicional, e óleo 100% vegetal em 2007 e utilizar PET na produção das embalagens.

A parceria com o Instituto Ethos surge em 2008 e 2009, quando adere ao programa de Defensores do Clima. Inauguram em 2010 as atividades do Instituto Natura, que visa contribuir para o desenvolvimento da educação no Brasil, tanto dentro como fora da escola (dentro deste Instituto existem os seguintes projetos: Trilhas de leituras, Projeto Chapada, Comunidade da Aprendizagem e Conviva educação) Programa Acolher e Projeto Oroboro.

Em 2011 ocorre a implantação do Programa Amazônia. Em 2012 ocorre a inauguração do Núcleo de Inovação Natura Amazônica em Manaus e foi lançado o Programa Acolher Comunidades.

A natura faz o trabalho de coletar as embalagens para reciclagens. Na questão da água, mantém pesquisas com equipes de profissionais com o objetivo de reduzir a quantidade de água utilizada na produção dos cosméticos da organização. Em quatro anos ela reduziu em 7,4% suas emissões de CO2. É uma empresa de empreendedorismo sustentável preocupada com o mundo e com o cidadão.

A natura é uma empresa que procura melhorar a qualidade de vida das pessoas, visando melhorar as práticas de gestão responsável. Com diversas contribuições para o bem estar do próximo ela considera os acionistas e investidores como indivíduos que contribuem com sua visão e apoiam a atuação da empresa. Com seus fornecedores ela aborda temas relacionados a responsabilidade social com o objetivo de incentivá-los a aderir ao compromisso perante a sociedade. Com os colaboradores ela visa desenvolver projetos que visam à prática de ações sociais, bem como o exercício da cidadania entre os colaboradores com intuito de levar a inclusão social (Vilela, PUCRS).

Em uma pesquisa feita pela Corporate Knights – publicação especializada do Canadá mostra a natura como empresa de responsabilidade social que aparece no ranking das empresas mais sustentáveis do mundo, na 44ª posição. Ressalta-se que, para a empresa entrar no ranking é preciso levar em conta 12 critérios, que são: ''produtividade energética, emissões de carbono, uso da água, produção de lixo, capacidade de inovação, tributos pagos, relação entre salário do principal executivo e dos trabalhadores de base, fundo de pensão, desempenho de segurança, taxa de rotatividade dos empregados, diversidade das lideranças e a existência de uma relação entre pagamento dos executivos e a performance sustentável da companhia'' (G1, Economia, 2015).

.

.

Já em “Gestão e Organização”, a administração integrada dos aspectos financeiro, social, ambiental e cultural estará ainda mais incorporada à cultura organizacional e permeará todos os processos da empresa, estimulando a geração de práticas de vanguarda, fonte de inspiração e referência de comportamento empresarial. Por meio de seu comportamento, seus posicionamentos e suas propostas, a Natura quer dialogar com a sociedade e contribuir para o seu desenvolvimento, valorizando sua diversidade. Nossa certificação “B Corp” faz parte da escolha dos melhores parâmetros mundiais que nos ajudem a evoluir e desafiar nossa estratégia de sustentabilidade.

  1. Aponte os ganhos (resultados) ambientais e sociais da empresa.

  1. Aponte, caso haja, as dificuldades/limitações para se tornar uma empresa socialmente responsável.
  2. Quais são as práticas de boa governança corporativa, com base no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa — IBGC que a empresa utiliza? Cite e explique.
  3. A empresa utiliza a certificação ISO 26000, AS 8000 ou outra forma de mostrar o desempenho geral para continuar a operar de forma eficaz e obter a sustentabilidade? Explique.
  4. A empresa desenvolve e/ou financia algum programa social? Comente.
  5. Atua em parceria com Organizações não governamentais (ONGs), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) ou outro tipo de organização sem fins lucrativos (fundações, associações)? Explique.
  6. Quais ações/programas ou estratégias para promover uma cultura interna de sustentabilidade junto aos funcionários? Explique.
  7. Qual(is) a(s) dimensão(ões) da responsabilidades social/sustentabilidade que a empresa prioriza? Explique.
  8. Sugestões para a empresa alcançar ou buscar a melhoria da responsabilidade social para os próximos cinco anos.

Procedimentos para elaboração do TD

1. O trabalho deverá ser digitado e desenvolvido segundo as regras da ABNT (Fonte: Times New Roman ou Arial, fonte 12, espaço 1,5, mas o estudo do caso, se for acima de 10 páginas, pode ser em espaço simples).

Mínimo de duas páginas, sem incluir capa e anexos, caso haja.

2. Descrição do trabalho.

- Capa (não esquecer de colocar o nome completo da disciplina e dos participantes).

- Estudo de caso (a empresa escolhida): o estudo de caso deverá ser colocado no formato completo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.6 Kb)   pdf (333.5 Kb)   docx (319.1 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com