TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas do Simulado Avaliativo

Por:   •  30/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno - Bruno Vital de Sales

Fichamento - Funções do Administrador. Capítulo 06, tópico 6.1 a 6.3.

CARACTERÍSTICAS DA TEORIA NEOCLÁSSICA

  • Ênfase na prática da administração: Os neoclássicos desenvolvem conceitos de forma prática e instrumental, tendo como objetivo o comportamento administrativo. A teoria é valiosa apenas na prática.
  • Reafirmação relativa dos postulados clássicos: Eles absorveram alguns conceitos clássicos e ajustaram seu tamanho e reorganização de acordo com a situação do momento, dando-lhes uma configuração mais ampla e flexível.
  • Ênfase nos princípios gerais da Administração: O estudo da gestão baseia-se nos princípios gerais de como planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades organizacionais.
  • Ênfase nos objetivos e nos resultados: Enfatize as metas organizacionais e os resultados esperados como meio de avaliar o desempenho. O objetivo é que a organização busque alcançar os resultados esperados por meio de operações eficazes.
  • Ecletismo da Teoria Neoclássica: Além da psicologia, sociologia, matemática, física etc., o neoclassicismo é eclético, absorvendo outras teorias administrativas mais recentes.
  • Administração como técnica social: Vivemos em uma sociedade de organizações, onde as atividades sociais importantes são confiadas a organizações, como governo, empresas, comércio, universidades, hospitais etc., que têm de cooperar e de competir entre si. Cada organização utiliza outras organizações como agentes para a execução de suas próprias tarefas, envolvendo fornecedores de um lado e clientes e consumidores de outro.
  • Aspectos administrativos comuns às organizações: As organizações são órgãos sociais que visam à realização de uma tarefa social. O seu objetivo está fora dela e é uma contribuição para a sociedade. Todas elas exigem a reunião de recursos e pessoas que devem atuar em conjunto e uma determinada estrutura e de princípios de Administração adequados à “lógica da situação”. Toda organização deve ser analisada sob o ponto de vista da eficiência e da eficácia simultaneamente.

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO

  • Divisão do trabalho: Para ser eficiente, toda organização deve basear-se na divisão do trabalho, que nada mais é do que a maneira pela qual um processo complexo é decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem.
  • Especialização: Cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas. No sentido horizontal, a especialização dos órgãos que compõem a estrutura organizacional levou à departamentalização. 
  • Hierarquia: Nível institucional: Composto pelos dirigentes e diretores da organização. Envolve a administração da organização. Nível intermediário: É o nível do meio do campo composto de gerentes. Envolve os departamentos subordinados a cada diretoria. Nível operacional: composto dos supervisores que administram a execução das tarefas e operações da empresa.

Daí o princípio da hierarquia ou princípio escalar: Em toda organização formal existe uma hierarquia que divide a organização em camadas ou níveis de autoridade. Quanto maior a organização, maior tende a ser o número de níveis hierárquicos de sua estrutura formal e a cadeia escalar.

  • Autoridade: Autoridade é alocada em posições da organização e não em pessoas: o administrador tem autoridade em função da posição que ocupa.

Autoridade é aceita pelos subordinados: os subordinados aceitam a autoridade dos superiores porque acreditam que eles têm o direito legítimo, transmitido pela organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com